A importância do consultor de vendas para as compras de empresas

As empresas devem encontrar alternativas para conquistarem os clientes. Em um cenário bastante competitivo, adotar práticas que chamem a atenção do público-alvo de forma positiva é fundamental para gerar bons resultados. Nesse sentido, o consultor de vendas assume um papel muito importante.

Um dos motivos é que esse profissional tem a experiência necessária para analisar como o consumidor se comporta e as principais tendências do mercado. Isso é imprescindível para fazer ofertas que tornem os produtos e os serviços de uma companhia mais atraentes que os da concorrência.

Neste post vamos abordar o trabalho do consultor, as diferenças entre as vendas comuns e as consultivas, as vantagens de contar com o apoio desse profissional e a necessidade da organização dispor de uma equipe qualificada na hora das compras. Confira!

Veja como é feita uma consultoria de vendas

O consultor deve, inicialmente, fazer um diagnóstico da situação atual da empresa. Ou seja, verificar como funciona o departamento de vendas e o relacionamento com os clientes. Além disso, precisa analisar os produtos ou serviços oferecidos e as formas utilizadas pela marca para atrair os consumidores.

Depois dessas atividades, o profissional terá condições de elaborar estratégias voltadas para a expansão das vendas de determinados itens, como os equipamentos eletrônicos. Para esse trabalho apresentar um bom desempenho é necessário a participação dos gestores e o envolvimento dos funcionários.

Se o consultor de vendas não tiver uma boa interação com os clientes, não será capaz de convencê-los a adotar novas práticas para aumentar o número de consumidores e o ticket médio — fatores essenciais para a lucratividade de qualquer negócio.

Uma organização não é obrigada a seguir todas as orientações de uma consultoria. Por outro lado, deve analisar, com muito carinho, todas as ideias apresentadas, pois fazer apenas o famoso “feijão com arroz” já não é mais suficiente para conquistar e manter o público-alvo fiel.

Conheça as diferenças entre a venda consultiva e a tradicional

A venda consultiva se destaca por ter uma abordagem voltada para criar uma maior afinidade com o cliente. Isto é, o principal objetivo é educá-lo e convencê-lo de que foi apresentado um serviço ou produto ideal para resolver uma demanda específica.

Não há um foco em fechar a venda de forma rápida, logo na primeira ligação. A intenção é identificar as necessidades do consumidor. Assim, fica mais fácil propor soluções e construir uma relação de confiança com o público-alvo, o que permite criar um ambiente mais propício para a fidelização.

Na venda tradicional, a meta é fazer com que a aquisição de uma mercadoria ou serviço seja feita o mais rápido possível. Dependendo da postura do vendedor, é mais fácil irritar o cliente do que fazê-lo comprar, por exemplo, materiais de escritório.

O consumidor somente dará atenção a uma oferta, caso ela proporcione alguma utilidade no dia a dia. O vendedor comum não tem essa preocupação porque valoriza mais o resultado financeiro da empresa do que a satisfação do freguês.

Essa mentalidade não leva a corporação a lugar nenhum. Se uma empresa deseja, por exemplo, vender impressoras para outras organizações, deve ter um amplo conhecimento do mercado e uma postura que respeite os clientes.

Entenda as vantagens de ter um consultor de vendas na hora das compras

Antes de contar com uma estratégia eficiente para expandir o faturamento, uma companhia deve apostar em uma consultoria para melhorar a relação com os fornecedores. Uma das razões é que essa medida possibilita a adoção de uma política de preços que cativa os consumidores.

Além disso, ela favorece o lançamento de promoções que podem aumentar as vendas quando não há uma grande demanda por determinadas mercadorias. O consultor também é indispensável para verificar com os fornecedores quais as principais tendências do mercado. Assim, uma empresa pode, por exemplo, oferecer uma modalidade de mochila escolar de forma exclusiva.

Ao optar por um produto de boa qualidade e sendo o único vendedor, uma companhia cria um diferencial muito interessante para expandir a carteira de consumidores e alcançar uma posição de prestígio no mercado.

O trabalho de uma consultoria possibilita pesquisar a quantidade de fornecedores disponíveis de maneira mais ampla. Por falta de conhecimento ou inexperiência, uma empresa não avalia todos os que podem oferecer itens relevantes para a venda de produtos ou serviços.

Dependendo da situação, é possível encontrar um fornecedor com um preço mais competitivo e prazo menor de entrega. Hoje, as companhias precisam ter um gerenciamento de estoque bastante eficiente. Do contrário, terão dificuldades de atender o público-alvo de maneira satisfatória.

Conte com profissionais qualificados para fazer aquisições corretamente

O consultor de vendas também ajuda a empresa a contratar profissionais mais qualificados para realizar a avaliação dos fornecedores e das necessidades dos clientes. À medida que os colaboradores têm uma relação mais próxima com a consultoria, maiores são as chances deles assimilarem o que está sendo ensinado.

Isso porque o objetivo de uma consultoria de vendas é fazer com que um empreendimento caminhe com as próprias pernas para aperfeiçoar a gestão dos fornecedores, pois ele entende que nenhuma companhia deve ficar dependente do trabalho de um consultor. O ideal é que os funcionários estejam qualificados para compreender a demanda, fazer orçamentos para compras on-line e gerenciar os estoques corretamente.

Uma organização não consegue sobreviver no mundo corporativo sem que tenha uma política de compras direcionada, a fim de adquirir itens relevantes para o bom funcionamento do negócio. Por esse motivo, a consultoria é imprescindível para desenvolver uma maior maturidade na gestão dos fornecedores por meio da avaliação periódica dos serviços disponibilizados.

Com regras bem estabelecidas para mensurar a qualidade dos itens fornecidos, uma empresa pode contar com o trabalho da própria equipe para acompanhar as atividades dos parceiros do negócio.

Se uma companhia está insegura sobre a conquista de novos clientes e na construção de bons relacionamentos com os fornecedores, investir em um consultor de vendas é uma ótima alternativa. Esse profissional tem a expertise necessária para analisar o mercado com profundidade e rapidez, o que favorece o dinamismo das empresas.

Para os que desejam adquirir mercadorias de qualidade e com preço competitivo, a dica é entrar em contato, agora mesmo, com a PORT. Estamos à disposição para prestar um atendimento de alto nível!

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