Como saber se o site de compras é seguro?

A internet trouxe inúmeras facilidades para o dia a dia de todos, tornando tudo mais prático, rápido e acessível. Com o setor de compras não é diferente, visto que o e-commerce ganha cada vez mais adeptos, tanto criadores como usuários. Muitos são os seus atrativos: melhor preço, disponibilidade de produto e comodidade. Porém, algumas pessoas ainda têm receio por não saberem como identificar um site de compras seguro.

A cada dia, novas páginas virtuais são criadas, muitas delas apenas para aplicar golpes. Por isso, cuidados devem ser tomados para evitar inconvenientes, como produtos não recebidos e vulnerabilidade dos dados do cartão usado para pagamento.

Neste texto você vai conferir as nossas dicas de como saber se o site é seguro para, assim, poder aproveitar os benefícios da compra online. Acompanhe e faça boa leitura da íntegra do conteúdo!

Pesquise sobre as marcas

Um site com boa reputação tem marca registrada, pois zela por sua exclusividade e segurança, além de buscar a fidelização de seus clientes. No entanto, essas não são preocupações de páginas fraudulentas. Portanto, uma forma de se resguardar na hora de realizar uma compra online é pesquisar sobre elas.

Para isso, uma simples verificação em um site de busca não é suficiente, pois sites falsos podem ter um nome muito semelhante ao de uma marca registrada, justamente para efetivar o golpe.

Uma forma eficiente de constatar a legalidade é por meio do site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Nele se consegue consultar e analisar com maior riqueza de detalhes, considerando o nome completo, a logo, processos específicos, entre outros.

Entenda os prazos de entrega

Uma das principais comodidades de comprar pela internet é receber o produto em casa. Porém, se os prazos não forem bem definidos e cumpridos pelo site de compras, pode causar vários transtornos para os consumidores.

Todos os dados disponibilizados pelo fornecedor devem ser verdadeiros, inclusive as informações de frete, geralmente contabilizadas em dias úteis, com valores variando de acordo com a região. Isso precisa figurar de forma clara e acessível na página, portanto é fundamental procurar pela política de entrega do site e avaliar se o prazo estipulado atende às suas necessidades.

Muitas lojas online mantêm contato sobre a situação da compra via e-mail, o que representa uma grande vantagem para o monitoramento e acompanhamento do produto. Caso a loja escolhida não disponha dessa ferramenta, é importante salvar as informações fornecidas e seguir o andamento do protocolo do pedido.

Procure por referências do site

Antes de escolher um site para realizar uma compra, procure por referências, verifique o que dizem os compradores e veja os comentários sobre as experiências deles com a página. Para isso, existem portais de avaliação e reclamação de consumidores, como o Reclame Aqui, e também comentários nas redes sociais, caso a loja disponha desse recurso.

Outra forma de obter referências é a partir de certificações de segurança. Diversas organizações de internet analisam os pontos positivos e negativos do e-commerce, além de emitir uma constatação de acordo com essa análise, garantindo sua autenticidade e proteção.

Geralmente, o selo dessas certificações é apresentado no fim da página, mas sites fraudulentos também podem inserir os ícones. Para verificar a veracidade deles é simples: basta clicar em cima da imagem. Se o certificado for verdadeiro, vai direcionar ao endereço eletrônico da instituição certificadora com credencial válida.

Desconfie de preços muito baixos

As lojas fazem promoções, e isso é normal. No entanto, existe um tipo de “acordo” no mercado para manter a competitividade igualada: nenhum estabelecimento está apto a vender produtos com preços exageradamente baixos, o que configuraria deslealdade na concorrência.

Portanto, desconfie de propagandas oferecendo produtos que geralmente custam caro, como televisões e smartphones, por exemplo, a um preço absurdo. É claro que se a promoção vier de um site conhecido e de boa reputação, não há o que temer.

Cheque os indicadores de um site de compras seguro

Veja a seguir, algumas recomendações para proteção de seus dados.

CNPJ da empresa

Toda loja online deve dispor do Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ) para realizar operações por meios legais. Para se certificar de que o site de compras é seguro, busque pelo registro da empresa. Sem esse documento a loja não pode emitir nota fiscal do produto que está à venda, sendo um grande indicativo de falsificação.

Se o site não apresentar CNPJ, desconfie! A loja pode não existir ou ser ilegal. É viável consultar também se há alguma pendência jurídica no Serasa e a situação cadastral da empresa na Receita Federal.

Site no navegador

Não seja curioso e atraído por baixos preços de anúncios via e-mail ou que aparecem espontaneamente na sua página. Prefira sempre digitar o site no navegador, com atenção para não errar.

Ao acessá-lo, certifique-se de que não foi redirecionado para outra página e confira se o endereço exibido no navegador é o mesmo que você deseja acessar. Muitos criminosos virtuais se aproveitam desse descuido e clonam sites conhecidos para aplicar golpes.

Segurança da conexão

Além de conferir se a loja cumpre com as entregas e prazos, também é importante estar em uma conexão segura. Isso evita pagamento de boletos falsos e confirma a segurança de dados pessoais e de pagamento (cartão).

Alguns indicadores podem garantir isso. Um dos mais conhecidos é o cadeado verde que aparece no navegador. Trata-se de uma certificação de segurança, conhecida como Secure Socket Layer (SSL). Ela assegura que todas as informações são criptografadas, ou seja, salvas de forma que ninguém consegue usá-las.

Outra importante ferramenta é o protocolo de segurança exibido no browser. Se o link começa com https, que significa Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro, o site é confiável e seus dados estão seguros, pois também são criptografados. Cuidado com sites que começam com http, embora similares, são suspeitos.

Por isso, antes de fornecer seus dados, tanto pessoais como de pagamento, cheque essas dicas de segurança e mantenha-os protegidos.

Formas de pagamento

Muitas pessoas acreditam que sites emissores de boletos são confiáveis, pois o perigo estaria, supostamente, apenas em usar o cartão de crédito. Esta informação não procede: fazer pagamento por boleto também é bastante perigoso.

O grande problema do boleto consiste no fato de que, após a finalização do pagamento, não existe maneira eficaz de reembolso caso o produto não seja entregue ou chegue com determinado problema. Portanto, desconfie de portais que só realizam pagamento via boleto.

Caso pense em pagar usando cartão de crédito, saiba que, para realizar uma compra online, você não precisa informar a senha do cartão. Pode ter certeza de que sites que pedem a senha são fraudulentos.

Conheça os riscos de comprar em sites mal-intencionados

Basicamente, os perigos de fazer compras em sites não confiáveis podem ser divididos em duas categorias. Veja a seguir.

Cartões de crédito ou conta bancária

O maior perigo que você corre ao fazer uma compra online é de ter os seus cartões clonados ou os dados roubados. Mas afinal de contas, como isso é possível? A técnica mais usada para roubar dados de cartões e de contas bancárias usadas pelos criminosos é chamada de phishing.

O phishing consiste em uma estratégia de fraude que geralmente acontece quando sites ou contas de e-mail se passam por empresas famosas. Os criminosos usam os nomes dessas marcas com boa reputação no mercado para oferecer promoções absurdas, levando pessoas mais ingênuas a uma página clandestina que imita o layout verdadeiro.

Se a vítima de fato concluir a compra no site falso, os criminosos ganham acesso a todos os seus dados bancários e podem utilizar seus cartões para realizar várias outras transações bancárias. Muitas pessoas já perderam o dinheiro que tinham na poupança dessa forma ou se endividaram porque os criminosos fizeram negócios altos se valendo dos cartões.

Fraude na entrega de produtos

Outra tática bem comum pelos criminosos é a de não entregar as mercadorias compradas. Nesse cenário, a vítima efetua o pagamento mas não recebe o produto.

Há também casos em que o site vende um produto como novo e original, mas as pessoas recebem em suas casas algo usado, danificado ou falsificado. Você certamente já deve ter ouvido falar de situações nas quais se compra um celular pela internet e o item entregue é um tijolo dentro de uma caixa.

Muitos acham graça da situação e até mesmo desdenham, dizendo que isso é quase impossível de acontecer. Não se engane! Embora a internet hoje em dia seja um lugar bem mais seguro para se realizar compras, as fraudes ainda ocorrem.

Afinal de contas, como saber se o site é seguro? Siga as dicas do post! Depois você pode usufruir dos benefícios do e-commerce sem medo. Apesar da importância delas, porém, na hora de escolher uma loja online mantenha a atenção e o cuidado ao fornecer seus dados. Além disso, fique atento aos meios de acesso, como computadores compartilhados.

Vale ressaltar que empresas idôneas também podem passar por contratempos, como atraso na entrega, que devem ser relevados se existir um bom contato com o cliente durante o processo de compra. Abra o olho com relação aos canais de comunicação que o site o oferece.

E aí, gostou das dicas? Está procurando por um site seguro para realizar as suas compras? Então aproveite a visita, entre em contato conosco e saiba mais sobre o funcionamento do nosso trabalho!

Na loja Port você conta com diversos produtos de informática, papelaria, material escolar e muito mais. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Este post tem 4 comentários

  1. Marcos Donato

    Muito complexos parabéns tirei muitas dúvidas .

    1. PORT

      Olá Marcos,
      Ficamos felizes em saber que contribuímos para o seu conhecimento!

  2. Osvaldo Luiz de O.Morais

    Bom dia ! Agradeço pelas dicas,pois não sabia como indentificar os bandidos da internet. Tirei dúvidas que tinha a respeito. Obrigado Osvaldo

    1. PORT

      Olá Osvaldo,
      Todo cuidado é válido, a internet veio para somar mas precisamos ficar atentos.
      Foi muito bom saber que conseguimos passar informações úteis para seu conhecimento 🙂

Deixe um comentário

Fechar Menu