Compra de toner: quais fatores devem ser considerados?

Sim, a compra de toners é uma parte importante para seu planejamento de custos. O termo “toner” refere-se ao pó plástico e seco usado por impressoras a laser. Ao contrário das impressoras de jato de tinta (que pulverizam tinta líquida na página), o toner é transferido para o papel e passa por um processo de aquecimento que derrete o plástico na folha.

Como o toner não é um líquido, ele não apresenta o “sangramento” que a tinta pode causar se o papel ficar úmido após a impressão.

Ao comprar cartuchos de toner para a sua impressora, copiadora ou dispositivo multifuncional, você pode se deparar com termos com os quais não estava familiarizado e, assim, ter dúvidas sobre o tipo de toner que você deve comprar. Este guia de compra facilitará suas decisões. Confira!

Tipos de toner

Existem vários termos para descrever os tipos de toner, mas eles geralmente se enquadram em 3 categorias. A seguir, veja explicações de cada tipo!

Colorido ou Monocromático

No passado, o mercado de impressoras a laser coloridas consistia em dispositivos grandes e caros destinados ao uso corporativo e em grupos de trabalho.

Atualmente, a impressora a laser doméstica ou de pequeno escritório pode imprimir em cores ou em preto e branco (monocromático) com custos baixos o suficiente para rivalizar com o custo do toner de substituição. Cada toner (ciano, magenta, amarelo e preto) se funde no papel um de cada vez ou todos de uma vez.

O uso de óleo no processo de fusão dá ao toner colorido uma aparência brilhante em sua forma final.

Toner OEM

Um toner OEM (Original Equipment Manufacturer), também chamado genuíno ou original, é um toner que foi fabricado pela empresa ou por uma fábrica autorizada. Toners originais devem ser escolhidos por preservar a vida útil do seu equipamento.

São peças de qualidade e com a garantia da marca oficial. Assim, você poderá aproveitar 100% da qualidade de impressão e manter o rendimento esperado.

Toner MICR

O toner MICR (Magnetic Ink Character Recognition) é um tipo especializado que pode ser magnetizado por uma máquina de leitura e depois impresso com precisão total. São mais utilizados por instituições bancárias para fabricação de cheques.

Guia para compra de toners

Encontre o modelo original

A maneira mais fácil de encontrar o toner correto é pelo número de peça do fabricante (às vezes impresso no cartucho ou na própria impressora). Se o número da peça não estiver disponível, pesquise pelo seu modelo de impressora em um distribuidor oficial.

Avalie o rendimento

Com o rendimento do toner, você poderá calcular o custo por página. Isso é importante para quem realiza diversas impressões por dia.

Alguns cartuchos de toner estão disponíveis com opções de maior rendimento. Se houver um disponível, o toner de maior durabilidade custará menos por cópia, economizando tempo e dinheiro.

Não esqueça de pedir todas as cores

Geralmente, as impressoras a laser coloridas usam uma unidade de toner diferente para cada cor. Se uma acabar, você pode pedir as outras cores para tê-las à mão quando precisar.

Pense no longo prazo

Em um dia corrido no trabalho, uma das piores surpresas é descobrir que sua impressora está sem tinta. Toners têm uma vida útil muito longa (caso não sejam expostos a calor ou umidade excessivos e sejam mantidos na embalagem original). Por isso, é uma ótima ideia ter um estoque de segurança.

Considere o custo do frete

Comprar pela internet é sempre a melhor opção para quem prioriza custos. Porém, muitos sites têm um frete alto (até acima do preço do produto). Principalmente para peças de reposição, fretes caros são inviáveis.

A saída é encontrar grandes lojas que oferecem diversos toners com frete grátis para todo o Brasil.

Foque sua necessidade

Para otimizar custos, é importante considerar o tipo de trabalho que você está imprimindo e a qualidade necessária para obter o melhor valor do seu toner. Por exemplo, se você estiver imprimindo um grande volume de trabalhos em preto, não faz sentido investir em um cartucho colorido (que é mais caro).

Toners coloridos são usados em trabalhos que exigem uma qualidade alta (panfletos, fotografias, folders etc.). Você terá um acabamento mais profissional e brilhante.

Dicas de utilização

Depois de receber o novo toner, há alguns outros pontos que você deve conhecer.

Verifique o toner antigo antes de descartá-lo. Em alguns modelos, toner e tambor parecem ser uma unidade, no entanto, o toner é, na verdade, uma peça separada. Tenha certeza de descartar o mesmo item que você comprou. Instale com cuidado, nunca force o cartucho na máquina.

Se a qualidade de impressão for importante, use um papel especial. Isso é frequentemente negligenciado e pode melhorar muito sua qualidade de impressão.

Ative o recurso “Economia de Toner” em sua impressora. A maioria das impressoras a laser conta com esse botão, que pode reduzir automaticamente a quantidade de toner que está sendo usada, mantendo, ao mesmo tempo, uma saída de qualidade razoável.

Por fim, reduza a resolução de saída. Em resoluções mais baixas, menos partículas de toner são usadas para criar a imagem. Como resultado, o impresso pode não ser tão escuro quanto em resoluções mais altas. Se a impressora estiver configurada para usar uma resolução de 600 ou 1200 DPI, tente alterá-la para usar 300 DPI.

Não somente você usará menos toner, mas sua impressora imprimirá mais rapidamente.

Lembre-se de que, à medida que o cartucho de toner se desgasta, pode ser necessário aumentar a densidade da cópia para uma saída aceitável.

Benefícios para sua empresa

Um bom planejamento de custos é o acúmulo de pequenas práticas. Com todas as demandas no trabalho, principalmente em equipes enxutas, é comum desconsiderar pequenos fatores que farão a diferença no longo prazo, como a compra de toner.

No entanto, um negócio sustentável é aquele que pensa em cada aspecto como responsável pelo sucesso do todo. Economia de papel e energia, manutenção de equipamentos, além da compra dos suprimentos, são exemplos para se considerar.

Os ganhos desse cuidado com os custos poderão ser reinvestidos em partes cruciais do negócio. Criar uma cultura de otimização de custos é um dos melhores investimentos para sua empresa.

Agora que você já escolheu o seu toner, descubra dicas importantes para trocar seu cartucho antigo!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo da culinária contemporânea é crucial o uso de boas panelas para elevar a experiência gastronômica a níveis superiores.

No mundo da culinária, é fundamental zelar pela qualidade das ferramentas utilizadas para alcançar o sucesso de qualquer receita. Os

Agora é hora de entrar no emocionante mundo da culinária contemporânea! Esse ano a Tramontina destaca com orgulho os 7

Deixe um comentário

Fechar Menu