Confira 7 dicas de como limpar aparelhos eletrônicos!

Com a popularização dos recursos tecnológicos, estamos muito habituados a usar uma série de equipamentos diferentes nos escritórios, mas raramente paramos para pensar na quantidade de sujeira que acumulam. Assim, é sempre bom se informar sobre como limpar aparelhos eletrônicos corretamente.

Computadores, celulares, impressoras e outros itens podem reter fungos ou bactérias se não forem higienizados. Dessa forma, o desempenho das ferramentas fica comprometido, uma vez que o acúmulo de elementos indesejados pode danificar suas partes internas.

Mas saiba que não basta contar com produtos comuns ao realizar a limpeza, pois tais aparelhos são delicados. Quer saber como fazer uma limpeza profunda e ágil em suas máquinas? Confira as 7 dicas que preparamos, além da frequência e dos cuidados com a limpeza!

Como limpar os aparelhos eletrônicos?

1. Não use produtos abrasivos

Produtos de limpeza comuns são compostos por álcool, alvejantes e outras substâncias que promovem a remoção caprichada da sujeira. Trata-se de opções válidas para muitas superfícies, exceto para limpar equipamentos eletrônicos.

Como os aparelhos são manuseados frequentemente e permanecem em contato constante com a pele, ficam engordurados com facilidade. Embora seja excelente para desengordurar, o álcool é muito agressivo para as peças delicadas desses equipamentos. Portanto, o produto pode provocar manchas ou ressecar suas estruturas, causando rachaduras e quebras.

No mais, tanto o álcool quanto outros aditivos químicos têm o poder de penetrar o plástico, podendo danificar suas partes internas: os displays de computadores e notebooks, o visor das impressoras e até mesmo o toque de telas touchscreen.

2. Aplique produtos à base de água

Considerando que os produtos com álcool e alvejantes são muito fortes, prefira limpar aparelhos eletrônicos com água ou algum item que tenha esse elemento como base de sua composição.

O ideal é retirar as partículas de poeira com um pano seco. Manchas mais insistentes de sujeira e gordura podem ser removidas usando um pano umedecido com água (ou produtos equivalentes). Com cautela e movimentos constantes, é possível eliminar grande parte das marcas.

3. Tenha álcool isopropílico em mãos

Um produto específico que é liberado (e inclusive recomendado) para limpar aparelhos eletrônicos é o álcool isopropílico. Depois de remover a sujeira mais grossa com um pano seco, aplique o líquido para retirar gorduras e manchas maiores facilmente.

Vale lembrar que tal tipo de álcool não é o comumente usado em nossas casas — que, como falamos, pode estragar seu aparelho. Você pode encontrar o álcool isopropílico em lojas especializadas e deve utilizá-lo de acordo com as instruções do fabricante.

4. Utilize tecidos específicos

A melhor opção para limpar aparelhos eletrônicos, especialmente os que têm telas sensíveis, é com panos feitos em microfibra. Esse tecido é delicado e sintético, além de contar com uma fibra superfina e lisa, que não causa arranhões.

Os panos grossos, que geralmente são adotados em limpezas, e o papel toalha (muito utilizado por algumas pessoas) não são capazes de garantir uma higienização eficiente. Eles podem agredir a superfície, causar riscos, soltar fiapos e deixar restos nos equipamentos.

Enquanto não tiver um pano de microfibra à mão, recorra ao papel higiênico suave como opção temporária. Trata-se de uma alternativa melhor do que o papel toalha.

5. Não coloque produtos diretamente nos aparelhos

Mesmo os líquidos formulados especialmente para equipamentos eletrônicos, a exemplo do álcool isopropílico, nunca devem ser aplicados diretamente nas superfícies das máquinas. Caso essa recomendação não seja respeitada, há o risco de causar danos nos aparelhos.

O indicado é usar os produtos para umedecer as flanelas de microfibra — tanto que, na maior parte das vezes, esses itens já vêm acompanhados de lenços ou toalhas do tipo.

6. Aposte no truque da fita adesiva para retirar a sujeita

Os teclados de notebooks e computadores merecem uma atenção extra. Passar um pano seco para retirar o pó não é suficiente: além da gordura que fica colada nas teclas, migalhas e outras poeiras se escondem nos espaços ou frestas entre as teclas e não são removidas com o passar do tecido (mesmo que esteja úmido).

Para resolver o problema, basta usar uma fita adesiva. Fixe-a na horizontal, ao longo das teclas, e puxe-a suavemente depois de alguns segundos. Repita o procedimento quantas vezes forem necessárias para retirar toda a sujeira.

Se você desejar um equipamento mais especializado, já existem no mercado miniaspiradores de pó capazes de cumprir justamente a função de retirar os detritos que ficam entre os vãos de aparelhos como o teclado.

7. Manuseie os equipamentos com cuidado durante a limpeza

Por mais difícil que seja remover uma mancha, tenha sempre em mente que equipamentos eletrônicos são frágeis e você pode causar estragos ao aplicar qualquer tipo de pressão sobre eles. Portanto, seja paciente e faça movimentos contínuos e circulares até conseguir eliminar a sujeira.

Lembre-se de que qualquer tipo de ferramenta usada para tal fim — escovas, tecidos etc. — deve ser extremamente suave, uma vez que os danos podem ser irreparáveis e inclusive colaborar para encurtar a vida útil do aparelho.

Outro ponto importante é que todo o processo de limpeza deve ser realizado com esses equipamentos completamente desligados. Esse aviso é válido sobretudo para máquinas que costumam esquentar muito. Logo, para que o calor não altere a ação dos produtos, espere até que os aparelhos voltem à temperatura normal.

Quais cuidados devem ser tomados durante a limpeza?

No cotidiano de qualquer organização ou casa e nas atividades que habitualmente são desenvolvidas, estamos rodeados por diversos aparelhos eletrônicos com distintas finalidades. Esses objetos são capazes de acumular muita sujeira, não é simples de realizar a limpeza e ainda podem ser uma fonte de acúmulo de germes.

Nesse sentido, realizar corretamente a limpeza dos aparelhos eletrônicos pode ser mais rápido se você souber como efetuar, escolhendo as técnicas e os itens adequados para cada tipo de higienização. Não se esqueça que a falta de conhecimento pode ocasionar não só a péssima higienização desses equipamentos, como também provocar um estrago e, consequentemente, problemas em seu funcionamento.

Não se esqueça de desligar o aparelho eletrônico corretamente. Isso, além de evitar danos ao bem por conta dos produtos utilizados durante a limpeza, é uma forma de preservar a sua segurança, já que não correrá risco de ser exposto a correntes elétricas ao longo do procedimento, o que pode causar choques.

Partindo dessas indicações, é essencial adotar cuidados específicos conforme o tipo de aparelho. Confira!

Telas

Para realizar a limpeza da tela dos notebooks, computadores, telefones e televisores, é fundamental preferir a utilização de panos de microfibras, visto que evitam arranhões e restos de pelos. É possível, ainda, a utilização de detergente neutro para efetuar a limpeza, desde que em quantidades reduzidas e apenas se o produto não apresentar agentes abrasivos.

Cabos

Conexões e cabos dos diferentes aparelhos eletrônicos juntam muito pó e, por essa razão, precisam ser limpos diariamente. As tomadas que estiverem amareladas precisam ser higienizadas com um produto especial e, em seguida, a umidade deve ser retirada com um pano seco para evitar resíduos.

Teclados

O primeiro método na hora de realizar a limpeza do teclado é virá-lo, sacudindo suavemente para que a sujeira acumulada caia. Logo em seguida, é possível efetuar a higienização da superfície das teclas usando algodão umedecido com limpa-vidros. Para fazer a limpeza nos espaços entre a fila de teclas, use cotonetes com o mesmo produto. E, para proporcionar a remoção de todo o pó e sujeira acumulados debaixo das teclas, melhor opção é o spray de ar comprimido, que pode se achado em lojas especializadas.

 Telefone

Tanto os telefones fixos como os smartphones podem ser higienizados com algodão ligeiramente umedecidos com álcool para tirar qualquer tipo de mancha. Limpar principalmente os locais auriculares e microfone para proporcionar uma eficiente desinfecção.

Controles remotos

Os controles remotos consistem em um dos objetos que mais juntam bactérias e sujeira e também um dos mais esquecidos no momento da limpeza. Na maioria das situações é suficiente a higienização com um limpador não agressivo, aplicando com pano suave. Entretanto, indica-se a limpeza interna a cada período de tempo, retirando as pilhas e limpando o local com pano e detergente neutro. Você pode limpar os botões com álcool e cotonetes.

Então, com esses cuidados você garante e durabilidade dos seus aparelhos tecnológicos e elimina qualquer tipo de germe que possa prejudicar sua saúde.

Com que frequência a limpeza deve ser feita?

Por fim, agora que você conhece boas práticas para limpar aparelhos eletrônicos, garanta que a higienização seja regular. Em um escritório, esses itens são manuseados por, pelo menos, oito horas e cinco dias da semana, portanto faça uma limpeza semanal ou a cada 15 dias em todos os dispositivos. A saúde dos colaboradores e equipamentos, que são ativos da sua empresa, agradecerá!

Logo, como vimos, com medidas rápidas e acessíveis, fica fácil limpar aparelhos eletrônicos e assegurar a manutenção dessa limpeza. Seguindo nossas dicas, você cuida da longevidade de suas ferramentas e proporciona um ambiente de trabalho mais saudável, organizado e equilibrado a todos!

Gostou do nosso post? Então, aproveite para compartilhar este artigo em suas redes sociais para que seus amigos conheçam essas dicas! 

PORT

Na loja PORT você conta com diversos produtos para papelaria, informática e escritorio. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo da culinária contemporânea é crucial o uso de boas panelas para elevar a experiência gastronômica a níveis superiores.

No mundo da culinária, é fundamental zelar pela qualidade das ferramentas utilizadas para alcançar o sucesso de qualquer receita. Os

Agora é hora de entrar no emocionante mundo da culinária contemporânea! Esse ano a Tramontina destaca com orgulho os 7

Deixe um comentário

Fechar Menu