Consumo lógico: qual a importância do marketing na compra?

Por que decidimos comprar um determinado produto de uma marca? Diariamente, somos bombardeados com informações sobre itens e ofertas em diferentes mídias. Enquanto isso, nosso cérebro armazena e filtra esses dados, nos levando a fazer escolhas e aquisições posteriormente.

Todo esse complexo percurso é explicado pelo consumo lógico, um estudo de marketing que procura decifrar o que os clientes pensam.

Quer saber mais sobre a importância do marketing em uma compra? Continue a leitura e entenda!

Como o marketing afeta o processo de compra?

Um dos objetivos do marketing é analisar o comportamento do consumidor e desvendar informações sobre seus desejos, necessidades e dores.

Ao entender melhor o que um cliente potencial está pensando e estudar suas reações diante de marcas e produtos, profissionais do setor planejam ações e escolhem os melhores métodos para conquistar e persuadir consumidores a fechar um negócio.

Logo, o marketing é fundamental para estabelecer preços, produtos e serviços e conceber promoções e campanhas de divulgação para encantar clientes, funcionando como a base de um processo de compra.

O que é neuromarketing?

Nesse contexto, o neuromarketing surge para fortalecer o estudo do consumo lógico. Trata-se da ideia de usar princípios científicos do estudo do cérebro humano e medir o impacto que campanhas de marketing têm sobre as pessoas.

Ou seja, neuromarketing não é uma nova forma de publicidade, mas sim uma técnica que intensifica os estudos nesse campo, ajudando profissionais a descobrir quais fatores são decisivos para uma compra, como:

  • branding;
  • design de produto;
  • uso das cores;
  • ações de entretenimento;
  • experiência online e offline (layout de lojas físicas e websites).

O neuromarketing utiliza vários instrumentos para mensurar o comportamento e as respostas do usuário. Medir a movimentação do olhar (eye tracking), expressões faciais, respiração e batimentos cardíacos são alguns exemplos de técnicas aplicadas para explicar por que fazemos determinadas escolhas de consumo — muitas de forma inconsciente, fruto do trabalho do cérebro.

O que é a jornada de cliente e qual sua relevância?

Uma vez que sabemos mais sobre consumo lógico e como uma série de fatores inconscientes afetam a decisão de compra, uma ferramenta de marketing interessante que empresas devem usar para potencializar suas conversões é o mapeamento da jornada do cliente.

A jornada do cliente fala sobre o caminho completo que um consumidor percorre desde que entrou em contato com uma marca pela primeira vez até o momento em que fechou negócio — incluindo também as etapas de pós-venda.

Assim, imagine que uma pessoa está pensando em comprar um notebook e começa a fazer pesquisas sobre o tema, pois está na dúvida se troca seu computador desktop por esse outro modelo.

Analisar as etapas dessa jornada auxilia empresas a compreender o que o cliente necessita e quais são suas incertezas em cada estágio. Desse modo, ela cria estratégias de marketing para orientar o usuário e direcionar conteúdo ao longo do caminho, levando-o a tomar uma decisão de compra.

Nesse sentido, uma vez mapeada essa rota, é fundamental que as estratégias escolhidas sejam efetivas e que todos os pontos de contato entre o usuário e a empresa sejam otimizados.

Para isso, vale a pena investir em melhorias no atendimento ao cliente, navegabilidade do site ou treinamento da equipe, por exemplo, para que o processo de compra seja agradável e acessível. Afinal, o foco é proporcionar uma experiência de qualidade para o consumidor, para que essa jornada se cumpra de maneira rápida e eficiente.

Saber mais sobre o consumo lógico é uma forma inteligente de maximizar suas ações de marketing e torná-las mais certeiras. Com o apoio de conceitos como o neuromarketing e a jornada do cliente, você entende a fundo seu público-alvo e os pontos essenciais para que a experiência de contato entre um consumidor e sua empresa seja memorável!

Se você gostou deste texto sobre consumo lógico, não deixe de seguir nossas páginas nas nossas redes sociais — InstagramFacebook e LinkedIn — e acompanhar por lá outros posts e novidades!

Quer o melhor fornecedor para sua empresa? No site da PORT você encontra os melhores materiais de escritório, informática e papelaria. Entre e confira!

 

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu