Entenda a importância da manutenção preventiva em uma empresa

É melhor prevenir do que remediar! Essa expressão pode ser antiga, mas sempre fará sentido. No mundo corporativo não é diferente. Realizar uma manutenção preventiva no ambiente de trabalho é fundamental para manter a produtividade desejada e economizar com consertos, obras ou mesmo novas compras.

Mas por onde começar a evitar certos gastos e desperdícios devido à falta de manutenção? Confira este post que explicaremos melhor.

Por que fazer uma manutenção preventiva na empresa?

Muita gente considera desnecessário ou custoso realizar uma manutenção preventiva se nem sempre os equipamentos apresentam problemas. Esse pensamento é mais comum do que se imagina, mas é justamente isso que pode gerar uma grande dor de cabeça depois.

Pense em uma situação aparentemente simples: em um escritório pequeno, uma lâmpada pisca e sempre queima, quase todo mês. A única atitude tomada, até agora, foi trocá-la e aguardar um momento com mais tempo para ver o problema é mais complexo. Certo dia, tudo se apaga e você perde o dia inteiro procurando algum profissional para consertar. Pode não ser nada demais, mas também pode ser um curto circuito, não é mesmo?

Para proteger equipamentos caros, evitar perder dias de trabalhos, obras e, até mesmo, para garantir a sua segurança e a de seus colegas, é imprescindível zelar pelo bom funcionamento do ambiente e manter a manutenção dos equipamentos em dia.

Como fazer uma manutenção preventiva na empresa?

Há vários pontos importantes que você deve levar em consideração na hora de realizar uma manutenção preventiva na sua empresa. Por exemplo: se o prédio é antigo, se há algum risco visível, se os equipamentos são operados adequadamente, entre outros.

O essencial é conseguir enxergar o que apresenta as maiores necessidades e agir antes que algo aconteça. Abaixo, separamos uma lista:

  • confira a situação da rede elétrica, telefônica e hidráulica do escritório;
  • avalie riscos de materiais inflamáveis;
  • mantenha a limpeza dos ambientes e equipamentos;
  • renove peças de equipamentos, conforme solicitado pelos fabricantes (desde toners de impressoras ao filtro do ar-condicionado, por exemplo);
  • oriente e capacite seus colaboradores quanto ao manuseio e uso dos aparelhos.

Veja também: Qual a importância de um bom relacionamento com fornecedores?

Como a manutenção preventiva impacta nos resultados?

Já pensou parar a impressora multifuncional da empresa ou os notebooks por causa de um problema grave da rede elétrica? Ou um simples vazamento no banheiro impossibilitar a entrada de pessoas no escritório? Os motivos podem ser infinitos e só descobrimos isso quando acontece. Porém, se estiver com a manutenção preventiva em dia, as chances de algum imprevisto acontecer reduzem significativamente.

Além de manter a produtividade das tarefas e do funcionamento do ambiente, essa ação evita riscos financeiros e contra a segurança e a saúde das pessoas que trabalham ali. Não dá para esperar acontecer!

Quando fazer uma manutenção preventiva?

Não podemos precisar um período exato para realizar as manutenções preventivas. Isso precisa estar de acordo com suas necessidades, orçamento e forma de trabalho. Por exemplo, um escritório de arquitetura demanda muito mais de alguns equipamentos, como scanner ou impressora, do que um consultório médico. Por isso, para esses equipamentos a necessidade de prevenção é maior no primeiro caso.

No segundo, a resistência das cadeiras, das macas e de outros móveis talvez seja a prioridade. Tudo varia de acordo com uma série de fatores, como o volume de trabalho, o valor do equipamento e os cuidados no manuseio, por exemplo. O importante é perceber os possíveis riscos antes de acontecerem.

Essas são algumas dicas sobre manutenção preventiva nas empresas. Mas a principal é: não espere. Sempre que possível, agende um horário com profissionais e faça uma revisão geral nos pontos mais importantes. Zele pela segurança e pelo bom funcionamento do seu escritório!

Quer o melhor fornecedor para sua empresa? No site da PORT você encontra os melhores materiais de escritório, informática e papelaria. Entre e confira!

Comprar artigos para escritório

Na loja Port você conta com diversos produtos para escritório. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu