Gestão por resultados: saiba como colocar em prática!

A gestão por resultados é uma das principais alavancas para micro e pequenas empresas. Afinal, ao mirarmos objetivos e metas, somos continuamente forçados a encontrar as soluções e a promover as melhorias necessárias para o sucesso do negócio.

O problema é que, como tradicionalmente estamos acostumados a focar nos processos, muitos gerentes e proprietários deixam essa metodologia em segundo plano e não colhem os benefícios de seu uso no dia a dia.

Então, para que você possa mudar e trazer o conceito para sua empresa, elaboramos este guia com as principais informações sobre gestão por resultados. Não deixe de conferir!

O que é gestão por resultados?

Trata-se de um modelo que dá maior peso ao alcance de objetivos e metas do que a outros fatores. Assim, as partes do negócio passam a estar condicionadas ao alcance dos fins da empresa.

O modelo é diferente de uma gestão por competências ou de uma gestão por processos. Na primeira, focamos no desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais e na segunda, no caminho e nas etapas para gerar valor.

Nesse sentido, uma gestão por resultados reorienta essas duas outras metodologias. Isto é, a partir dela, os processos e as competências são avaliados conforme a capacidade de aproximar a empresa de resultados predeterminados.

Como colocar a gestão por resultados em prática?

Para que você consiga concretizar esse conceito na sua empresa, separamos 5 dicas a seguir. O ideal é usá-las em conjunto, como se fossem os pilares de um sistema.

Fixe objetivos e metas

Defina claramente em que ponto você pretende chegar com o negócio e quais são as etapas para concretizar esse fim. A ideia é ser claro quantitativa e qualitativamente. Pensar em qualquer resultado gera metas e objetivos genéricos. Por exemplo, reduzir custos é uma expressão tão ampla que pode ser atendida com R$1,00 ou R$10.000,00 de diminuição — o melhor seria reduzir os custos em 10%.

Defina indicadores

Selecione números que possam esclarecer se os resultados foram produzidos em períodos mensais, trimestrais, anuais etc. Por exemplo, se o objetivo é reduzir os gastos em 10%, podemos acompanhar os custos fixos e os custos variáveis.

Monitore os processos

Acompanhe o fluxo de trabalho de perto para entender o que contribui e o que não contribui para os resultados da empresa. Normalmente, isso é feito com o auxílio dos indicadores, de modo que, ao constatar um desempenho aquém do esperado, o gerente procura a raiz do problema e realiza mudanças.

Avalie o desempenho

Defina também metas realistas para colaboradores e equipes. Posteriormente, verifique quem de fato atendeu às expectativas e procure identificar a raiz do problema em caso de resultados insuficientes.

Receba feedbacks

Consulte os colaboradores sobre o que poderia contribuir para a melhoria dos resultados da empresa, especialmente quando as equipes ou os processos são mal avaliados. Isso porque, em muitos casos, o feedback de baixo para cima fornece conhecimentos valiosos para aprimorar as práticas internas.

Qual é a importância de gerir por resultados?

Ter clareza sobre o que se pretende concretizar é um dos principais atributos das empresas de sucesso. Sem isso, não há uma referência para julgar as práticas internas e possibilitar a identificação das deficiências do negócio.

Por isso, o modelo contribui para questões-chave, como a melhoria dos produtos e serviços, a diminuição do retrabalho e a economia de recursos. Isto é, ao identificarmos as deficiências e as ineficiências, podemos ajustar as condutas para ter um melhor desempenho nesses indicadores.

Então, agora que você já sabe o que é gestão por resultados, aplique as dicas apresentadas imediatamente para dar um direcionamento mais adequado para sua empresa.

Gostou do conteúdo? Então, siga nossas redes sociais para se manter atualizado com os melhores materiais sobre gestão empresarial. Estamos no FacebookLinkedIn e Instagram sempre com muitas novidades!

Quer o melhor fornecedor para sua empresa? No site da PORT você encontra os melhores materiais de escritório, informática e papelaria. Entre e confira!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu