Marcas sustentáveis: qual a importância delas ao comprar?

Por que as marcas sustentáveis são importantes? Nos últimos anos, produtos que contêm selos ambientais passaram a ser mais valorizados pelos consumidores brasileiros e a tendência, apoiada por aproximadamente 95% do mercado, é que essa questão se torne ainda mais importante com o passar do tempo.

No Brasil, 47% dos consumidores procuram pelos selos de sustentabilidade em seus produtos favoritos e 81% dos entrevistados consideram que a presença desse logo na embalagem é muito relevante para a sua decisão de compra.

Afinal, que marcas são essas e como elas podem impactar o seu dia a dia? Neste artigo, apresentamos as principais empresas que valorizam a política sustentável do segmento de materiais para escritório. Confira!

BIC

Com suas atividades iniciadas em 1945, a BIC sempre se destacou no mercado como uma marca sustentável, que busca adequar os seus negócios a luta em favor do meio ambiente. Foi com essa mentalidade que surgiu o programa BIC de Desenvolvimento Sustentável, que tem como objetivo incorporar todos os aspectos do negócio, da fabricação dos produtos até o seu impacto social, nessa missão.

A produção da BIC é feita de forma responsável, economizando uma média de 24% no consumo de água, 85% de energia e 13% no uso de lixo não reciclado. Além disso, os produtos são fabricados apenas com a matéria-prima necessária, evitam desperdício, são acessíveis e têm uma longa vida útil.

Todos os novos produtos BIC devem cumprir os padrões e regulamentos de sustentabilidade antes de serem distribuídos. A empresa também se empenha para garantir que as suas instalações funcionem sempre de forma ambientalmente responsável e com baixo impacto nas operações de fabricação, transporte, vendas e suporte.

A BIC é uma daquelas empresas que se orgulha dos seus esforços ambientais e, por isso, atua para reduzir excessos em todas as suas frentes. Seja na otimização do uso de recursos, de resíduos ou na redução das emissões de gases de efeito estufa.

Faber Castell

Fundada em 1761, a Faber Castell é uma das maiores empresas de material de escritório de todo o mundo. Atualizada sobre as preocupações ambientais do mercado, ela começou a trabalhar o segmento da sustentabilidade e, hoje, conta com iniciativas super bacanas de preservação.

A Faber Castell faz o cultivo de aproximadamente 20 metros cúbicos de madeira por hora, o que corresponde a 1 carga de caminhão. Na prática, isso significa que a empresa é quem cultiva a madeira necessária para a produção de alguns dos seus principais produtos disponíveis no mercado.

Por ano, a gigante das papelarias produz mais de 2,3 bilhões de lápis de madeira de cultivo sustentável, o EcoLápis. Para isso, são usadas apenas madeiras vindas de florestas gerenciadas de forma sustentável.

Não para por aí! Em março de 2014, a Faber Castell foi certificada como uma empresa neutra na emissão de carbono. Além disso, ela ainda conta com diversos projetos florestais sustentáveis espalhados em países da América Latina, como Brasil e Colômbia.

HP

Criada em 1939, a HP é uma das maiores empresas de tecnologia da informação multifuncional do mundo. Seus produtos estão presentes em escritórios dos mais variados segmentos e, nos últimos anos, a marca também tem se destacado no mercado quando o assunto é sustentabilidade.

Em 2006, a HP Brasil criou o Programa de Sustentabilidade Ambiental e, desde então, reinventa a forma com que seus produtos são fabricados e reinseridos no mercado. Foram desenvolvidas várias práticas e políticas específicas para que o catálogo da marca, que inclui impressoras multifuncionais, respeitasse o meio ambiente em todo o seu ciclo de vida.

Esse programa foi tão importante que posicionou a HP Brasil como empresa líder no comprometimento com a sustentabilidade. Assim, a marca reforça a importância de desenvolver práticas e tecnologias que contribuam para um futuro mais sustentável, como a baixa emissão de carbono e estímulo de um consumo mais consciente.

Além disso, a HP foi eleita, pela 5ª vez, como uma das melhores empresas do setor pelo Guia Exame de Sustentabilidade e premiada duas vezes consecutivas como destaque na categoria Gestão de Resíduos.

Elgin

Com mais de 66 anos de história, a Elgin é uma marca preocupada em oferecer sempre os melhores produtos aos seus consumidores. Seu catálogo varia entre itens de refrigeração, iluminação, telefonia e materiais de escritório de modo geral.

A Elgin já é uma empresa reconhecida no mercado por sua qualidade, credibilidade e esforço por inovação. Quando o assunto é preservação ambiental, a empresa trabalha com atributos sustentáveis que ajudam a reduzir a emissão de poluentes, além de estimular o baixo consumo de energia.

Essa preocupação com a sustentabilidade não está apenas na qualidade dos produtos, mas em todas as suas etapas de produção: dos serviços de pós-venda até as assistências técnicas autorizadas que estão espalhadas pelo Brasil.

3M

3M é um grupo multinacional americano que oferece tecnologia diversificada para vários segmentos do mercado e já conta com um grande destaque corporativo no cenário brasileiro. Assim como as demais empresas listadas, a marca trabalha com um importante programa de sustentabilidade.

Para a 3M, os três pilares essenciais da sustentabilidade são o sucesso econômico, a proteção ambiental e a responsabilidade social. Para alcançar esse equilíbrio, a empresa desenvolve tecnologias que a ajudam a enfrentar desafios globais, como a escassez de matérias-primas e o desenvolvimento de pessoas.

Além disso, o programa de sustentabilidade da 3M ainda trabalha com iniciativas para reduzir, em até, 57% da emissão de gases de efeito estufa, diminuir o uso de água em todas as etapas de produção e a liberação de poluentes no meio ambiente.

Bem bacana, não é? Quando falamos na compra de materiais para ambientes corporativos, é crucial optar por produtos de qualidade, que garantam o bom funcionamento do escritório, sempre considerando o custo-benefício. Contudo, quando é possível aliar essas características com o esforço de marcas sustentáveis, o retorno a longo prazo é ainda melhor.

Agora, que você já conhece as principais marcas sustentáveis e sua relevância no mercado de materiais de escritório, que tal descobrir um pouco mais sobre o assunto? Confira nosso post sobre o que é e quais as vantagens do consumo sustentável!

Na loja Port você conta com diversos produtos de informática, papelaria, material escolar e muito mais. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu