Planejamento financeiro empresarial: esclarecemos 7 mitos

Alguns mitos são responsáveis por atrapalharem, ou até mesmo, arruinarem um planejamento financeiro empresarial. Pensando nisso, para evitar estes erros, preparamos uma lista importante com dicas e informações para você se guiar melhor sobre o assunto.

Quer conferir? Então, leia até o final e tome nota de tudo! Vamos lá!

Qual a importância de fazer um planejamento financeiro empresarial?

A empresa que se planeja financeiramente tende a evitar imprevistos e a conquistar, mais facilmente, seus objetivos e metas. Afinal, sem capital ou, pelo menos, sem a gestão dele, fica difícil de sustentar qualquer negócio, independentemente do segmento.

Sendo assim, planejar a utilização dos recursos disponíveis é essencial para garantir não só o prolongamento da vida de uma empresa, mas o seu contínuo e duradouro sucesso. Da mesma forma que com as finanças domésticas, uma organização também precisa definir gastos e prioridades.

Como montar um planejamento financeiro empresarial?

Para elaborar seu planejamento, basta definir seu orçamento e as previsões para o período trabalhado. Claro que alguns pilares, que veremos mais à frente, são essenciais nesse processo, mas as ferramentas utilizadas podem ser as mais simples e sem grandes investimentos. Uma planilha de Excel, por exemplo, já pode ser suficiente para sua gestão.

Há também sistemas e softwares especializados nisso, se preferir também. Independentemente do formato optado, o importante é controlar o que entra e sai dos recursos da empresa, sempre com base no orçamento planejado.

Para ajudar você sobre como montar seu planejamento financeiro empresarial, separamos uma lista dos principais pilares que você deve levar em consideração. Confira!

  • precificação (imprescindível você sabe calcular o preço de venda final de seu produto);
  • custos e despesas (produção, manutenção, compras, logísticas, estoques etc.);
  • preço da concorrência (é sempre importante acompanhar o mercado. De nada adianta se planejar financeiramente, se não conseguir ser competitivo);
  • organização (um dos pilares mais importantes de um planejamento financeiro. Sem controle, você não consegue entender sua posição e nem se projetar para o futuro).

Quais os 7 mitos mais comuns no planejamento financeiro empresarial?

1. Nem toda empresa precisa fazer um planejamento

O primeiro mito de nossa lista é mais comum do que se imagina, em especial, em empresas de pequeno porte. Tem muito empreendedor por aí que acha que um planejamento financeiro empresarial é estratégia só de grandes corporações que tenham movimentações grandes.

Porém, pensar assim é um erro que, inclusive, pode ser “fatal” e ajudar a empresa a fechar as portas. Independentemente do tamanho, qualquer negócio precisa estipular metas, controlar gastos e promover ganhos. Portanto, é imprescindível gerir com cuidado todas essas movimentações.

2. Planejamento financeiro não se muda

Outro grande mito sobre planejamento financeiro empresarial é achar que, depois de feito, ele não pode ser mais alterado. Certamente isso seria perfeito, porém, na prática, nem sempre é possível. Afinal, uma série de fatores internos e externos podem influenciar e alterar os cenários do negócio.

Por exemplo, uma crise econômica no país é capaz de mudar os rumos da empresa ou, até mesmo, a conquista de um grande cliente que demanda a aquisição de novos sistemas, equipamentos, materiais etc.

3. Planejamento financeiro é a mesma coisa que investimento

Erro gravíssimo, porém, muito comum. O planejamento financeiro empresarial não se trata de um investimento. Na verdade, uma coisa pode até estar ligada a outra, mas de modo algum são iguais. Quer um exemplo para ficar mais claro?

Imagine que um escritório realize seu escopo para o ano, porém, na metade dele, necessite comprar novos computadores e impressoras, que não estavam previstos. Não há dúvidas que a compra dos equipamentos é um investimento para a empresa. No entanto, o planejamento financeiro inicial não contava com ela.

Sendo assim, mesmo que a aquisição seja um grande investimento, podemos dizer que houve uma falha no planejamento financeiro ao não considerar essa necessidade dentro do orçamento.

4. O planejamento financeiro deve ser feito apenas pelo gestor

Outro mito sobre um planejamento financeiro empresarial é achar que somente o gestor deve cuidar do assunto e tomar as decisões sozinho. Certamente, a decisão final deve ser dele, mas para alcançar os objetivos traçados é imprescindível envolver outras pessoas e setores da empresa.

A área de compras, por exemplo, é fundamental para se criar um planejamento financeiro eficiente. Afinal, é ela que tem mais conhecimento sobre as necessidades, as demandas, os gastos e os fornecedores ideais.

5. Não incluir previsões e erros

Se todo planejamento financeiro empresarial fosse perfeito, nenhum gestor teria preocupações. Um erro muito comum é não considerar possíveis erros, mudanças ou falhas durante o orçamento.

Por isso, é essencial incluir previsões, pois, como exemplificamos mais acima, empecilhos e surpresas podem aparecer a qualquer momento — isso é normal em qualquer negócio! O problema é que o susto é bem maior quando não se espera tal acontecimento e quando a empresa não está preparada para solucioná-lo.

6. Ter vários fornecedores é uma boa saída

Muitos profissionais de compras carregam essa ideia de que contar com diversos fornecedores é uma boa estratégia. Porém, esse é mais um mito que pode atrapalhar o seu planejamento financeiro empresarial.

Imagine na facilidade de contar um fornecedor completo, que disponibilize boa parte dos equipamentos e materiais que todo escritório precisa? Desde uma impressora multifuncional a blocos de anotações, por exemplo. Isso ajuda a economizar com frete, facilita as negociações, descontos prazos e, consequentemente, favorece seu planejamento financeiro.

7. Comprar pela internet oferece riscos

Por fim, o último mito de nossa lista é o velho medo de realizar as compras de sua empresa pela internet. Sinceramente, não utilizar as ferramentas tecnológicas em plena era digital é se render ao atraso. Comprar online é sinônimo de rapidez e economia, tanto de tempo quanto de recursos. Ou seja, o uso da tecnologia é fundamental para um planejamento financeiro eficiente e inteligente.

Enfim, esses foram alguns mitos que ainda prejudicam o planejamento financeiro empresarial de muitos negócios. Vale reforçar que, hoje em dia, contamos com uma grande aliada que é a tecnologia. Essas ferramentas nos ajudam desde o controle dos gastos e vendas até a realização de compras dos materiais mais necessários.

Gostou? Conhece algum outro mito que toda empresa tropeça na hora de fazer seu planejamento financeiro? Então, conte para nós e deixe seu comentário!

Quer o melhor fornecedor para sua empresa? No site da PORT você encontra os melhores materiais de escritório, informática e papelaria. Entre e confira!

 

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu