Quais os benefícios de usar softwares originais na sua empresa?

Graças à internet, é possível encontrar com alguma facilidade cópias ilegais de diversos conteúdos, o que inclui filmes, imagens e softwares para computador. Explorando essa brecha, e com o intuito de economizar, muitas empresas de diversos portes equipam seus equipamentos com essas cópias não autorizadas.

Mas essa escolha pode trazer prejuízos, reforçando a necessidade de investir em softwares originais. Por isso, destacamos neste texto os motivos pelos quais você não deve abrir mão da segurança garantida por programas com as licenças de funcionamento em dia. Boa leitura.

Qual a finalidade de um software?

Os softwares existem em contraposição aos hardwares, que são os componentes físicos de um computador. Softwares podem ser compreendidos como a parte intangível que faz um computador funcionar perfeitamente ou cumprir determinada função (editar textos ou vídeos, por exemplo). Ou seja, em uma comparação bastante simplória, o software seria a mente de um computador, enquanto o hardware cumpriria o papel de um corpo.

Para serem instalados em um computador, os softwares demandam uma licença de funcionamento. E existem vários de permissão. Entre as mais comuns está a dos softwares proprietários, que têm proteção de propriedade intelectual e precisam de uma licença contratada para serem instalados, seja por um período ou de forma vitalícia.

Em contraposição às licenças proprietárias existem os softwares gratuitos, que podem ser copiados e distribuídos sem restrições. Há ainda os softwares de licença livre, que podem não só ser distribuídos como também modificados.

Quais as vantagens de comprar originais?

Quem precisa de softwares proprietários não deve abrir mão de que eles sejam originais. Para entender a razão listamos abaixo algumas vantagens de comprar apenas cópias legítimas.

Suporte técnico

Quem não usa um software original não tem a quem recorrer em caso de problemas. Imagina ter dificuldades com programas essenciais para as atividades da sua empresa e não poder contar com suporte, já que eles não foram comprados de forma legal?

Segurança

Toda empresa precisa se preocupar com a segurança dos dados armazenados em seus computadores, já que se eles forem expostos podem revelar informações sensíveis. Esse é mais um motivo para não abrir mão de programas originais.

Softwares de origem desconhecida podem trazer junto programas maliciosos ou brechas de segurança que deixarão sua empresa suscetível a tal exposição.

Atualizações

A ausência de atualizações é outro aspecto que pode comprometer a segurança dos equipamentos de informática da sua empresa. Nos softwares originais, devidamente licenciados, sempre que necessário são fornecidas atualizações que visam cobrir falhas, melhorar o desempenho ou incluir novas funcionalidades no programa.

Questões legais

Utilizar softwares que não sejam originais é crime, já que viola o direito de propriedade intelectual da empresa desenvolvedora do programa. Além de uma mancha na reputação do seu negócio, tal escolha pode gerar problemas na justiça, o que inclui multas pesadas devido a essa violação.

Desempenho

Um software original também melhora a produtividade. Muitos softwares irregulares prejudicam o funcionamento da máquina, fazendo com que ela pare de funcionar, tomando horas preciosas de trabalho até que uma solução para o problema seja encontrada.

Como deu para perceber ao longo desse texto, o custo de softwares originais não devem ser vistos como uma despesa, e sim como um investimento que trará inúmeros retornos positivos para a sua empresa. Portanto, não menospreze a importância de tal cuidado na hora de equipar seus dispositivos de informática.

Este conteúdo foi útil para você? Então, que tal seguir a gente nas redes sociais? Estamos esperando por você no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

PORT

Na loja PORT você conta com diversos produtos para papelaria, informática e escritorio. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu