Qual é o novo perfil do profissional de compras em uma empresa?

Cada vez em posições mais estratégicas, o profissional de compras das empresas precisa buscar capacitação constante para conseguir desempenhar suas atribuições de maneira não apenas satisfatória, mas que também supere as expectativas. O setor, diretamente ligado a questões de logística e custos, fica em evidência em pequenas, médias e grandes empresas, colocando o profissional em posição de destaque.

As funções vão muito além de simplesmente elencar demandas, fazer cotações e faturar pedidos. O novo perfil do profissional de compras é diferente: o colaborador precisa ser antenado, estratégico, bem capacitado, com ótimo networking, pronto para superar desafios, com conhecimentos matemáticos e de outras línguas e, principalmente, focado em conseguir resultados.

Se você quer desenvolver uma carreira na área, não deixe de conferir os tópicos abaixo! Vamos explicar tudo sobre a profissão, perspectivas para o futuro e, ainda, como você pode se qualificar para obter desempenhos fora da curva. Confira!

Quais são as competências a serem desenvolvidas?

Inglês fluente

Ser fluente em Inglês é essencial para o profissional de compras bem preparado para os desafios do futuro. Se você já está inserido no mercado e quer crescer na carreira, ou se busca uma vaga para iniciar no setor, precisa focar no aprendizado do idioma. É um requisito ser fluente e capaz não somente de acompanhar as tendências como também de fazer negociações com fornecedores estrangeiros.

Bom relacionamento

Outra competência que precisa ser desenvolvida é a do bom relacionamento. Não somente com colegas de trabalho, gestores ou liderados, mas principalmente com os fornecedores. Conseguir negociar preços e prazos é um diferencial necessário — e tal habilidade está diretamente atrelada ao bom relacionamento.

Visão estratégica

Profissionais com visão estratégica vão além das atribuições corriqueiras e conseguem propor melhorias, identificar gargalos e criar soluções. O novo perfil do profissional de compras é assim.

O colaborador precisa conhecer os demais setores da empresa para conseguir antecipar demandas, prever dificuldades, adiantar-se na tomada de decisões, e, principalmente, identificar oportunidades e aproveitá-las conforme o objetivo da empresa. A visão estratégica diferencia o bom do ótimo profissional.

Quais são as principais mudanças geradas com a tecnologia?

A tecnologia transforma a forma com que as empresas se organizam e com que o pessoal desenvolve seu trabalho. Novas ferramentas surgem a todo momento com o intuito de otimizar tarefas, automatizar processos, reduzir retrabalho, gerar dados e relatórios automaticamente e facilitar a tomada de decisão.

Entretanto, nesse cenário, desafios também são gerados, porque é preciso estar sempre antenado. Buscar atualizações constantemente, estudar, conhecer as ferramentas — não apenas ter habilidade com a tecnologia, mas é necessário saber tirar dela o melhor proveito. Com relação ao setor de compras, existem inúmeros softwares e sistemas importantes que são requisitos básicos para a atuação do profissional.

Com a automatização, até mesmo os menores dos erros são facilmente identificados, de forma que é preciso manter o foco nos resultados e acompanhar de perto todas as tarefas com afinco, redobrando a atenção.

Que tipo de cursos são necessários para qualificação?

Para se qualificar e atuar no mercado, é importante buscar conhecimento acadêmico. Entre as opções de curso para o profissional que busca reconhecimento na área, estão Administração, Logística, Engenharia, Supply Chain, gestão de compras, entre outros.

As exigências do mercado

Além das habilidades já detalhadas no texto, o mercado exige um profissional de compras ético, com análise integrada, boa capacidade de comunicação e muito organizado.

Ética

A ética é a principal exigência do mercado. É necessário que o profissional de compras não tente tirar vantagem na negociação. Ser claro, firme, direto e honesto é imprescindível. Por isso, toda conversa com fornecedores deve ser permeada pelos valores éticos, para que a parceria seja benéfica para ambos os lados.

Análise integrada

É importante que o profissional de compras não se posicione apenas como cliente durante as negociações, mas demonstre que compartilha das mesmas dores e desafios que o fornecedor. Para isso, precisa ter uma análise integrada de todas as etapas e os processos de sua empresa. Dessa forma, cria empatia, identifica oportunidades e estabelece uma comunicação mais humanizada, que certamente leva a melhores negociações.

Boa capacidade de comunicação

A boa capacidade de comunicação é essencial para o profissional de compras, que precisa ter habilidades para negociar — e a boa negociação passa pela comunicação eficiente. Conseguir dialogar com clareza, defendendo os interesses e objetivos da empresa, é necessário.

Além disso, é importante garantir que o acordo de compra seja firmado da melhor maneira possível, de forma que a persuasão é um diferencial. Apresentar as vantagens da negociação para o fornecedor de maneira convincente resulta em melhores preços, o que é sempre o objetivo de quem atua na área.

Organização

Muito mais do que habilidade com números, a organização é primordial para o desempenho de qualquer função, mas, no setor de compras, é ainda mais importante. Um profissional desorganizado comete erros que custam muito caro.

É essencial que o colaborador saiba exatamente o que precisa comprar, como comprar e de quem comprar. Também é importante manter em mente as necessidades dos demais setores da empresa, de forma a conseguir gerenciar todas as compras dentro dos prazos requisitados.

Além disso, manter em arquivos orçamentos e condições negociadas também é essencial para facilitar fechamentos de balanços, prestações de contas ou mesmo para evidenciar o bom trabalho que vem sendo desempenhado. Conforme mostramos ao longo do texto, o desempenho do profissional de compras é vital para o sucesso de uma empresa.

Negociar prazos e valores com fornecedores não é uma tarefa simples, mas é possível se capacitar para passar por cima dos desafios e obter resultados que superem as expectativas. Cada vez mais estratégica, a posição vem ganhando mais destaque, o que torna o colaborador ainda mais valorizado pelo mercado, mesmo em tempos de crise.

Vale destacar que cresce a inclusão e a acessibilidade nas empresas. Um profissional qualificado também pode ser um profissional PCD, sendo que há cada vez mais vagas para pessoas com algum nível de deficiência. Deficiência visual, uso de cadeira de rodas ou algum tipo de limitação motora não são impeditivos para o profissional, ainda mais com a ampliação da adoção do trabalho remoto.

Agora que você já sabe qual é o novo perfil do profissional de compras em uma empresa, que tal conhecer a fundo a importância do consultor de vendas e de que maneira ambos podem atuar juntos para garantirem a melhor tomada de decisões para a área?

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