Saiba como fazer a otimização dos custos e despesas nas empresas

No cenário atual da economia, torna-se cada vez mais imprescindível buscar por alternativas que tenham impacto direto na otimização de custos e despesas. As margens comerciais são cada vez menores e o número de concorrentes disputando a mesma fatia de mercado aumenta constantemente.

Então, é preciso planejar as ações da empresa e implantar iniciativas que suportem o alcance desse objetivo. Confira aqui algumas dicas de como conseguir aprimorar sua gestão de gastos!

Entenda a diferença entre custos e despesas

Algumas pessoas ainda têm muita dificuldade para diferenciar custos de despesas, mas os conceitos são bem simples.

Custos são todos aqueles valores que as empresas gastam na rotina de operações com itens e serviços necessários para que sua ação empreendedora possa ocorrer. Estão relacionados às atividades fins do negócio. As matérias-primas e demais insumos de produção ou comercialização, bem como os salários e encargos dos colaboradores diretamente ligados à ação da empresa, estão incluídos na conta de custos.

Já despesas são aqueles valores correntes que a empresa gasta desenvolvendo processos que suportam a atividade fim. São importantes para o funcionamento da empresa já que impulsionam o negócio. Entre eles, estão a remuneração de funcionários administrativos, compra de materiais de escritório e investimentos em marketing.

Então, para diferenciar custos de despesas, basta você se lembrar de que os custos estão diretamente associados ao negócio, seja em produção industrial, prestação de serviços ou compra e venda de itens. Já as despesas têm um aspecto mais geral, não estão necessariamente vinculadas ao que a empresa faz.

Realize uma boa gestão de estoques

Um dos principais componentes de custos nas empresas são os estoques. Isso porque eles representam saídas de dinheiro de diversas formas.

Além do que for gasto para adquirir esses insumos, a empresa ainda precisa despender recursos, como a armazenagem, e perde também com o chamado custo de oportunidade. Esse último diz respeito ao que poderia ser ganho aplicando os recursos financeiros em outras fontes de renda, como títulos bancários.

Por isso é tão importante fazer a otimização de custos com estoques. Estabeleça uma rotina de verificação periódica, conhecendo os níveis de armazenamento e as necessidades de reposição. Evite comprar aquilo que não está sendo utilizado ou vendido nos últimos períodos e tente negociar melhores condições com seus fornecedores.

Procurando artigos para escritório?

Na loja Port você conta com diversos produtos para escritório, inclusive pastas e envelopes. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Reduza despesas administrativas desnecessárias

É bem comum ver empresas que contam com estruturas inchadas de suporte aos negócios, com despesas que são absolutamente irrelevantes para o bom andamento das operações. É preciso racionalizar esses gastos, só investindo naquilo que pode realmente elevar o patamar de sua empresa e te dar diferenciais competitivos.

Verifique também a possibilidade de encontrar fornecedores que possam te oferecer itens de uso e consumo diário com melhores preços. É possível fazer grandes economias em algumas contas que aparentemente são pequenas como o que se gasta com papéis, descartáveis, toners e outros. É possível que um consultor de vendas possa te auxiliar nesse processo.

Evite perdas de tempo

Tempo é um dos insumos mais importantes nos negócios e poucas pessoas dão a ele seu devido valor. O desperdício de tempo pode elevar consideravelmente os custos e despesas. Pense, por exemplo, no tamanho do prejuízo que um equipamento parado por falta de manutenção pode acarretar ao final do mês.

Empresas que não gerenciam corretamente o tempo investido, normalmente também perdem com o pagamento elevado de horas-extras, com produtos sem giro e com a baixa produtividade dos funcionários. Esteja focado naquilo que interessa, especialmente no atendimento ao cliente. Fique sempre atento às alternativas que podem minimizar a perda de tempo.

Trabalhar para conseguir a otimização de custos e gastos nas empresas é algo cada vez mais importante. É uma prática que ajuda inclusive a aumentar os lucros das empresas. Tendo atenção aos estoques, melhorando o relacionamento com fornecedores, evitando despesas desnecessárias e perdas de tempo, você pode elevar consideravelmente a chance de sucesso de seu negócio!

Gostou desse conteúdo? Acompanhe nosso Facebook, Instagram e LinkedIn para ficar sempre por dentro das melhores práticas de mercado.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu