Sem perder a cabeça: saiba como organizar contas a pagar e receber

É imprescindível realizar a gestão financeira de um empreendimento e consiste em uma tarefa que necessita de alguns cuidados, especialmente, no controle de contas a pagar e receber. Se o empreendedor conhece as entradas e saídas de seu negócio no próximo mês é um passo, mas é fundamental programar para que a empresa não fique no vermelho.

Dessa forma, a gestão financeira é uma área indispensável para o avanço e permanência do negócio. Portanto, saber controlar as contas que devem ser pagas e recebidas é tarefa obrigatória para manter a saúde financeira.

Vale salientar que finanças mal geridas podem ocasionar a falência de uma organização. Veja o que fazer para um bom controle das contas.

Registre tudo e faça o controle frequente

É fundamental que nenhuma conta seja desprezada. Dessa forma o empresário tem consciência do quanto precisa receber para manter seus pagamentos em dias. Assim, é preciso anotar até mesmo as contas com valores reduzidos. São esses pequenos gastos rotineiros que causam a impressão de que o dinheiro está indo embora.

Quando se esquece de fazer estes registros as chances de não efetuar o pagamento de uma conta é alta. Deve ser um hábito durante o seu dia a dia, não pode deixar passar nada em branco. É preciso lembrar-se das multas e juros que as contas atrasadas podem gerar e, assim, o negócio pode perder dinheiro.

Pague as contas em dia

É importante destacar a respeito do pagamento no dia correspondente ou, até mesmo antecipado, isso é uma boa opção para quem deseja aperfeiçoar o uso do dinheiro da organização.

Algumas contas oferecem descontos para pagamentos adiantados. Logo, esse tipo de pagamento pode reduzir os custos e, consequentemente, elevar o lucro. Por outro lado, quando ocorre o atraso no pagamento, os juros e multas são altíssimos. Sem um bom planejamento é fácil prejudicar o desenvolvimento empresarial.

Cobre dos devedores

As cobranças são essenciais em qualquer empresa. Por isso, não se pode ter receio de cobrar dos clientes dívidas que precisam ser pagas. Muitas pessoas se sentem constrangidas em realizar cobranças de seus consumidores, mas isso é normal e deve se enfrentado com naturalidade pelo empresário.

É primordial receber pelo serviço prestado, o cliente apenas estará cumprindo sua obrigação. Contudo, é fundamental sempre realizar uma cobrança com sabedoria e bom senso, com o objetivo de não perder o cliente.

Valorize os bons clientes

O monitoramento de contas a pagar e receber contribui para conseguir uma visão mais objetiva de todos os compradores. Desse modo, o gerenciador poderá perceber quem são os bons clientes do negócio. Logo, é possível efetuar ações eficazes para o aperfeiçoamento da empresa.

Posto isto, é preciso esforçar para fortalecer ainda mais a relação com bons clientes e começar a excluir os que geram prejuízos e atrapalham o rendimento da organização.

Utilize um software de gestão

Esses softwares possibilitam de maneira muito mais eficiente e automatizada o gerenciamento dos recebimentos e pagamentos, o acompanhamento das movimentações por meio de extratos e as anotações com informações dos clientes, além de várias outras atividades.

Em vista disso, o uso adequado da tecnologia pode contribuir de maneira significativa no desenvolvimento da empresa e na dinamização dos processos. Portanto, realizar uma gestão eficiente com total controle sobre as contas a pagar e receber é fundamental para o sucesso do empreendimento.

Para isso, é importante seguir as dicas mencionadas acima para obter resultados positivos e bons lucros, uma vez que muitas empresas fecham as portas por falta de organização com o dinheiro.

Gostou das dicas de como organizar as contas a pagar e receber da empresa? Ficou com alguma dúvida? Sinta-se à vontade para deixar seu comentário!

Quer o melhor fornecedor para sua empresa? No site da PORT você encontra os melhores materiais de escritório, informática e papelaria. Entre e confira!

 

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu