Tecnologia na atualidade: conheça os equipamentos essenciais!

A tecnologia na atualidade sem dúvidas é o elemento que mais transformou o mundo social e economicamente, tanto que fala-se muito hoje em revolução digital.

A internet e diversos aparelhos eletrônicos que surgiram nos últimos anos modificaram totalmente o dia a dia das empresas e a forma como as pessoas se comunicam e compartilham informações e documentos. Atividades que antes levavam horas são finalizadas, hoje, na velocidade de um clique.

As equipes conseguem trabalhar com mais dinamismo, rapidez e produtividade, entregando melhores resultados. Certamente, você já sabe o quanto a tecnologia é fundamental para a rotina do seu negócio.

No entanto, para ter as melhores ferramentas, conseguir acompanhar as novidades e filtrar as muitas opções é preciso avaliar cada equipamento e inovação, entendendo quais são os mais relevantes para o seu negócio. Neste post, você vai conhecer os recursos e aparelhos essenciais para potencializar a sua empresa.

Confira equipamentos-chave da tecnologia na atualidade

São muitos os equipamentos que ajudam as empresas a inserir mais tecnologia em seu dia a dia e maximizar o rendimento de seus processos. Conheça os principais:

1. Computadores

Indispensáveis no dia a dia de qualquer corporação, independentemente do seu segmento, os computadores já são um elemento obrigatório nas estações de trabalho. São usados para cumprir uma infinidade de funções, armazenar documentos, fazer pesquisas, agregar softwares, entre outros.

2. Notebooks

Têm o mesmo papel dos computadores. Com eles, o colaborador consegue desempenhar as mesmas atividades. O seu diferencial é favorecer a mobilidade corporativa, visto que permite que se trabalhe remotamente mantendo-se conectado à empresa e desempenhando a função mesmo a distância.

3. Smartphones

Assim como os notebooks, eles proporcionam flexibilidade e dinamismo ao trabalho. Graças a vários tipos de aplicativos, permitem que os colaboradores chequem informações cruciais, compartilhem dados e realizem tarefas por meio de comandos que estão na palma das mãos.

4. Projetores

Podem ser conectados a computadores ou notebooks e projetar vídeos e imagens em boa qualidade em superfície ampla. Um projetor é um recurso muito útil para reuniões e apresentações de resultados, projetos e propostas para clientes e colaboradores.

5. Drones

São veículos aéreos controlados por pilotos ou, autonomamente, por computadores. O seu uso nas empresas cresce a cada dia, sobretudo para cuidar de tarefas que envolvem a movimentação de materiais, agilizando o fluxo de distribuição e diminuindo os erros.

6. Impressoras

Impressoras são aparelhos básicos para poder emitir documentos, boletos ou papéis importantes para o negócio. Cabe ao gestor analisar os modelos e tipos disponíveis — jato de tinta, laser etc. — para avaliar qual atende melhor às necessidades e ao volume de impressões da sua empresa.

7. Impressora 3D

É uma impressora inovadora, capaz de gerar objetos tridimensionais. Para isso, ela precisa ser abastecida com materiais específicos — como plástico, madeira, vidro, entre outros. Por meio de um comando digital, cria, camada por camada, um produto resistente. É muito usada por empresas que desejam elaborar protótipos para teste ou validação antes de um lançamento.

Conheça tecnologias que fazem a diferença nas empresas

Além de aparelhos físicos que listamos, existem criações que movimentam a tecnologia na atualidade e colaboram para que as operações nas empresas sejam mais eficientes e competitivas. Algumas delas são:

Big data

Quanto mais uma empresa é capaz de saber sobre seu público-alvo e sobre o mercado, maiores são suas chances de largar na frente da concorrência. O big data, ou ciência de dados, é o processo de coletar todo o volume expressivo de informações que circulam pela internet, dentro e fora da organização.

Após o levantamento, os dados são processados e interpretados a favor do negócio. Por meio da mineração dessas informações, é possível entender melhor os clientes — suas necessidades, preferências e desafios —, tendências de consumo e do mercado. Assim, a corporação consegue antecipar demandas e criar produtos realmente relevantes para os clientes e com grandes chances de aceitação.

Cloud computing

Cloud computing é uma solução de tecnologia na atualidade que promove o armazenamento de dados na nuvem e o acesso dessas informações on-line de qualquer dispositivo — smartphone, notebook, tablet etc. — em qualquer lugar do mundo.

Da mesma forma, o compartilhamento de arquivos entre colaboradores, clientes, fornecedores ou parceiros é facilitado pela nuvem e pode ser feito em instantes. Enquanto grande parcela das empresas modernas já usa algumas ferramentas de cloud computing, muitas já operam 100% na nuvem e possuem softwares que rodam totalmente nesse ambiente.

Simultaneamente, instituições que fornecem essa solução trabalham para reforçar itens como segurança, backup e acesso por senha, garantindo que a ferramenta seja cada vez mais funcional para diferentes perfis de empreendimentos.

Internet das coisas

A internet das coisas é um cenário no qual diversos dispositivos se comunicam e estão interligados graças à conexão com a internet. Essa inovação permite que aparelhos diferentes formem uma rede capaz de coletar e transmitir dados entre si, automatizando processos e tornando-os mais inteligentes.

Um exemplo de sua aplicação na área da gestão é que todo o controle de estoque, reposição de materiais ou programação de compras pode ser informatizado por meio de sensores que captam a falta de determinados itens por meio de entradas e saídas.

Inteligência artificial (AI)

É um conceito complexo e com inúmeras possibilidades de aplicação. Está relacionada à inteligência de máquinas, que, via programação e algoritmos, se tornam capazes de executar tarefas sem necessitar da interferência humana.

Aplicativos de gestão (que coordenam etapas operacionais e auxiliam nas tomadas de decisão), assistentes virtuais (que geram lembretes, agendam reuniões, programam viagens etc.) e chatbots (que fazem o atendimento ao cliente virtual, com base no banco de dados da empresa) são exemplos do que a inteligência artificial e a tecnologia na atualidade podem fazer pelas instituições.

A tecnologia na atualidade veio para ficar, e tudo indica que já faz parte do futuro. Logo, aproveitar suas ferramentas e criações para tornar o seu negócio mais flexível, rápido e moderno é uma iniciativa que deve ser abraçada por todo gestor. Com o seu apoio, a empresa tem condições de crescer de forma estruturada e sustentável, atingindo alta performance.

Gostou do post de hoje sobre a tecnologia na atualidade? Em caso positivo, não deixe de assinar a nossa newsletter! Assim, você receberá novidades e conteúdos em primeira mão para manter-se informado sobre boas práticas de gestão!

 

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Este post tem 2 comentários

  1. Gabriel Silva

    A cada dia que passa mais as criança e jovens já estão usando os celulares, ou seja não ficam se ele nem um minutos, por isso tenho um programa no celular dos meus filhos que me da acesso a tudo o que fazem e assim consigo impor limites para eles possam brincar um pouco e largas o celulares o programa é muito bom. https://brunoespiao.com.br/espiao-de-facebook

    1. PORT

      Olá Gabriel,
      Realmente o acesso ficou muito fácil e os responsáveis precisam redobrar a atenção para que o uso seja saudável.

Deixe um comentário

Fechar Menu