Tudo o que você precisa saber para comprar a impressora certa!

Você sabe como comprar impressora de maneira adequada? Embora essa possa parecer uma tarefa fácil, é preciso estar atento a alguns detalhes para garantir o melhor custo-benefício, mas também não perder tempo pesquisando os diversos modelos.

Dada a enorme quantidade de opções disponíveis no mercado, a escolha de uma impressora pode ser difícil. Isso sem falar em todos os termos técnicos que só parecem complicar ainda mais o processo.

Mas não se preocupe, nós vamos te ajudar! Se você tem essas dúvidas sobre como comprar a impressora ideal, precisa conferir este guia. Aqui falaremos de forma prática e resumida tudo que você precisa saber para tomar a melhor decisão. Vamos lá!

1. Como escolher a impressora ideal

Na hora de escolher uma impressora os principais vilões para encarecer sua compra são os recursos desnecessários. São funcionalidades que parecem úteis em um primeiro momento, mas não serão utilizadas no seu dia a dia. Para evitar que isso aconteça, é importante que você analise quais são as reais necessidades dos seus projetos.

1.1 Identifique seus objetivos e necessidades

Entender as suas demandas pessoais e profissionais é essencial para acertar na escolha. Use as perguntas a seguir para definir suas necessidades:

  • Você precisa imprimir em folhas maiores, como o A3, com frequência?
  • Suas impressões serão coloridas?
  • É necessária alta resolução nas impressões?
  • Você terá um grande volume diário de impressão?
  • Você precisa de outros recursos além da impressão, como digitalizar documentos ou fazer cópias?
  • Outros computadores vão utilizar a mesma impressora?

Anote as suas respostas e continue a leitura para descobrir sua impressora ideal.

1.2 Determine o tipo de conexão

Existem diferentes formas de conectar uma impressora ao computador e, até mesmo, aos servidores de uma empresa. Conheça os tipos de conexão mais comuns e identifique a sua necessidade.

USB

A maioria das impressoras menores se conecta diretamente a um computador por meio de um cabo USB. As conexões que usam esse padrão têm cabos pequenos e leves que se adaptam a todos sistemas: Windows, Macintosh e Linux.

Ethernet

Impressoras mais sofisticadas normalmente apresentam uma conexão Ethernet com fio integrado para uso em uma rede local (LAN). Junto à conexão LAN, elas geralmente contêm um servidor de impressão interno. Isso permite que outros computadores na rede se conectem diretamente à impressora.

Wi-Fi

Impressoras com conexão de rede Wi-Fi oferecem os mesmos benefícios das equipadas com Ethernet, mas com uma grande diferença: os PCs podem ser utilizados em qualquer lugar do escritório, sem a necessidade de cabos de rede.

1.3 A resolução também importa

As impressoras imprimem aplicando tinta ou toner no papel. Jatos têm bicos que borrifam pequenas gotas de tinta, enquanto uma impressora a laser derrete pontos de toner contra o papel. Quanto mais pontos você conseguir espremer em uma polegada quadrada, mais nítida será a imagem.

Uma impressora de 600 dpi espreme 600 pontos na horizontal e 600 pontos na vertical em cada polegada quadrada da folha. Algumas impressoras a jato de tinta têm uma resolução mais alta em uma direção, portanto você também pode ver uma resolução como 600 por 1200 dpi.

Para uma carta ou documento comercial com gráficos, 600 dpi é uma resolução ideal. Para um fotógrafo médio, 1.200 dpi é excelente. A maioria das marcas de impressora do mercado tem essas resoluções. Quando sua impressora fica acima de 1.200 dpi, é quase impossível notar qualquer diferença.

1.4 Considere uma multifuncional

Caso esteja procurando uma impressora para sua empresa, uma multifuncional pode ser a melhor opção. Afinal, você vai precisar de algumas funções específicas e terá vários recursos em um mesmo equipamento, o que pode ser bem vantajoso. Os principais são:

  • cópias rápidas;
  • digitalização;
  • envio de documentos por e-mail;
  • bandejas de papel extra;
  • impressão em ambos lados da folha (Duplex);
  • software de reconhecimento óptico de caracteres (OCR).

Mas atenção: como já dissemos, é importante sempre verificar se os recursos extras farão real diferença em sua produtividade. Caso contrário, a dica é optar pelo modelo de melhor custo-benefício.

1.5 Pesquise e entenda o produto que vai comprar

Compreender o funcionamento das tecnologias de impressão mais populares disponíveis no mercado, assim como o tipo de suporte e manutenção é super importante na hora da compra. Afinal, você vai saber exatamente o que está adquirindo e para quem recorrer na prestação de serviços específicos.

2. A importância de escolher uma impressora adequada

Se você chegou até aqui pode estar se perguntando: mas afinal, por que a escolha do modelo ideal é tão importante? Como já dito, entender exatamente quais são as suas necessidades vai evitar que invista em um equipamento cheio de funcionalidades que nunca serão usadas.

A tendência é que quanto mais funcionalidades uma impressora tenha, maior seja o seu valor de mercado. Logo, o seu custo também vai ser maior. E você não vai querer gastar com algo que não usará, certo?

O mesmo vale para a situação oposta. Se você optar por um modelo de impressora mais básico, pode sentir falta de algumas funcionalidades extras no seu dia a dia e, com isso, precisar comprar um novo equipamento logo em seguida.

Ou seja, o ideal é identificar exatamente quais são as suas necessidades reais, os recursos básicos necessários e começar a pesquisar modelos a partir dessas informações. Assim, serão evitadas compras equivocadas que vão gerar um rápido arrependimento.

3. Como comprar a impressora ideal

Não são apenas os recursos adicionais que podem encarecer sua compra. É comum encontrar uma impressora na promoção e acreditar que fez um excelente negócio. Entretanto, assim como um carro, impressoras também precisam de combustível, no caso, os cartuchos ou toners.

De nada adianta um equipamento barato se o custo por página for alto. Ou ainda se a sua impressora apresentar problemas constantes e necessitar de manutenção. Por isso a importância de escolher uma marca conceituada, com garantia e suporte no Brasil.

Saber quanto será o custo ao longo do tempo pode ser até mais importante que o investimento inicial. Não caia no engano de “soluções paralelas”: você não terá a mesma qualidade de impressão e muito menos a mesma vida útil comparada aos suprimentos originais. Peças inadequadas podem invalidar a garantia do fabricante e até prejudicar o seu equipamento. Verifique sempre o custo de reposição dos cartuchos ou toners antes de concluir a compra.

Outro detalhe importante, mas muitas vezes esquecido, é verificar se a impressora tem drivers atualizados para o seu sistema operacional (Windows, Macintosh e Linux). Alguns modelos mais avançados exigem requisitos mínimos de sistema, por isso esteja atento para evitar grandes dores de cabeça no futuro.

4. Tipos de impressora

Depois de entender e anotar quais são as suas necessidades, chegou o momento de escolher o melhor equipamento. Existem diferentes modelos de impressora disponíveis no mercado, com características que variam desde o tipo de impressão até as funções oferecidas, e você precisa encontrar a sua favorita.

Quer ajuda nessa missão? Veja a seguir quais são os tipos de impressoras mais comuns e suas principais vantagens.

4.1 Impressora a laser

Embora a tecnologia exista há anos (a HP foi a pioneira em 1984), as impressoras a laser ainda estão em alta no mercado, pois combinam velocidade de impressão, saída nítida e baixo custo por página.

Uma curiosidade técnica: as impressoras a laser usam um tambor fotográfico para atrair o toner eletricamente carregado e transferi-lo para o papel, onde a imagem é fundida usando um rolo aquecido.

Impressoras a laser com menor custo normalmente são monocromáticas (preto e branco), e por esse motivo são mais adequadas para imprimir texto e gráficos simples. Também são modelos bem econômicos, com rendimento acima de 1.000 páginas.

Até recentemente as impressoras a laser coloridas eram muito caras para uso individual ou até mesmo para as pequenas empresas, mas atualmente existem alternativas viáveis, como a Lexmark Laser Color para impressão de panfletos, planilhas e brochuras.

4.2 Impressora a jato de tinta

As impressoras a jato de tinta evoluíram bastante nos últimos 10 anos, produzindo textos cada vez mais nítidos e impressões de fotos ricas em detalhes.

Mais uma curiosidade técnica: os jatos de tinta imprimem uma imagem aplicando um fluxo controlado sobre o papel, com precisão de minúsculas gotas de tinta. Um ou mais cartuchos podem ser utilizados em uma variedade de tipos de papel.

Embora os jatos de tinta estejam mais velozes, o processo é relativamente lento em comparação com a impressão feita a laser. Além disso, os cartuchos de tinta e os papéis especiais também podem ser mais caros.

Se você pretende trabalhar com impressões coloridas, mas não em grande volume, as impressoras com jatos de tinta, sem dúvida, são a melhor opção. Conheça os modelos mais vendidos e faça sua escolha!

4.3 Impressora multifuncional

Como já dissemos, as multifuncionais são para aqueles que desejam algo além de uma simples impressão. Elas combinam diversos recursos e são perfeitas para quem faz home office e até mesmo para pequenas empresas.

As multifuncionais são “impressoras flex” e estão disponíveis com impressão a laser para texto rápido e gráficos ocasionais, ou impressão a jato de tinta com cores vibrantes. Com certeza existe uma multifuncional somente com os recursos que você precisa. Quer um exemplo?

Você precisa: digitalizar e copiar documentos; realizar impressões coloridas (e em alta resolução); ter um bom rendimento de tinta (acima de 4.000 páginas); economizar na reposição; ter garantia e uma das melhores marcas do mercado. Conheça a Multifuncional Epson EcoTank.

4.4 Impressora A3

Não confunda! O papel A3 (297 x 420 mm) é maior do que o comum A4 (210 x 297 mm). Por isso, para imprimir em folhas A3 você precisa de uma impressora especial. Separamos duas opções que vamos explicar em seguida.

A Multifuncional A3 Brother, que imprime, copia e digitaliza folhas A3 com resolução de até 4800 x 1200 dpi. Oferece impressões coloridas, conexão Wi-fi, padrão de impressão Duplex (frente e verso), além da tecnologia NFC, que permite operações apenas com a aproximação do seu dispositivo móvel.

E a EcoTank A3 Epson, que permite que o próprio usuário recarregue o equipamento. É possível imprimir até 7.100 páginas em p&b e 5.700 páginas em cores, com impressões amplas de até 33 x 111 cm. Uma impressora para todos os seus projetos: documentos, planilhas, informes, planos e gráficos, com uma resolução máxima de até 5760 x 1440 dpi.

4.5 Impressora tanque de tinta

Os fabricantes ouviram os consumidores que desejam baixo custo de manutenção e impressoras de alta capacidade. Novas jato de tinta agora vêm com tanques separados do corpo da impressora. Os usuários podem utilizar garrafas de recarga, mais baratas e com muito mais rendimento.

O sistema externo de tanque de tinta não é algo novo. Até pouco tempo, os fabricantes terceiros implementavam os tanques nas impressoras a jato de tinta originais. Mas agora as marcas já estão oferecendo essa melhoria de fábrica.

Quando os tanques de tinta ​​estão baixos, basta recarregá-los com tinta fornecida em frascos convenientes. Normalmente, tanques de tinta podem produzir até 8.000 páginas em cores e 6.000 páginas em preto e branco com um único refil.

Se você procura custo-benefício, conheça a HP Tanque de Tinta. Crie brochuras, folhetos, fotos e outros documentos sem margens dentro do seu escritório. O equipamento permite a impressão de grandes volumes com um baixo custo por página, tudo isso graças ao revolucionário sistema de tanques com grande armazenamento de tinta.

4.6 Plotter

Uma impressora plotter usa uma caneta, lápis ou marcador para desenhar várias linhas na página, criando imagens precisas e nítidas. Uma impressora tradicional usa um toner para imprimir vários pontos de tinta no papel, e isso pode fazer com que as linhas não sejam tão claras ou retas quanto deveriam ser.

Além disso, uma impressora plotter pode imprimir em uma ampla variedade de materiais como madeira compensada, alumínio, papelão ou plástico. Por esse motivo, as plotters são maiores do que as impressoras padrão e é necessário considerar o espaço para poder acomodar sua impressora.

Uma plotter é ideal para impressão de projetos em indústrias de arquitetura e engenharia. A impressora mantém uma resolução muito alta, perfeita para documentos que precisam de confiabilidade e precisão. Conheça os melhores modelos.

4.7 Impressora Matricial

Em uma impressora matricial, os caracteres são formados por uma matriz de pontos. Uma cabeça de impressão, que tem muitos pinos, move-se na direção desejada e bate contra uma fita de tecido embebida em tinta, fazendo uma marca no papel. Essas impressoras geralmente são consideradas desatualizadas, pois não podem imprimir em alta qualidade.

No entanto, elas têm uma certa especialidade: por usar impacto para impressão, podem ser utilizadas ​​para imprimir várias cópias de texto ao mesmo tempo com a ajuda da cópia de carbono. Por isso, são usadas ​​principalmente em locais onde formulários multipartes são necessários. Com a Matricial Epson você garante 10.000 horas de uso, baixo custo de manutenção e alto rendimento.

5. Marcas mais vendidas

Vocês sabe quais são as empresas mais conhecidas de impressoras ao redor do mundo? Por fim, depois de identificar as suas necessidades de uso e escolher o modelo de equipamento ideal, chegou a hora de conhecer as principais marcas disponíveis no mercado. Vamos conferir?

5.1 HP

A HP iniciou suas atividades em 1939, mas apenas em 1988 lançou a primeira impressora a jato de tinta da empresa: a HP DeskJet. Em 1991, lançou a HP DeskJet 500C, uma impressora colorida revolucionária e acessível. Já em 1994, a HP anunciou a primeira multifuncional do mundo que oferecia recursos de impressão, fax e cópia.

Sobre a empresa:

“Nossa visão é criar uma tecnologia que torne a vida melhor para todos, em qualquer lugar — todas as pessoas, todas as organizações e todas as comunidades ao redor do mundo. Isso nos motiva — nos inspira — a fazer o que fazemos. Inventar e reinventar para projetar experiências que impressionam”.

Temos as melhores ofertas de impressoras HP. Confira!

5.2 Samsung

Desde a década de 1980, a indústria de impressão passou por mudanças drásticas, e a Samsung também evoluiu muito. Impressão mais rápida, dispositivos ecológicos, equipamentos habilitados para NFC e muito mais. Com o passar dos anos, a Samsung sempre liderou o caminho no desenvolvimento de soluções inovadoras.

A marca produz impressoras para consumidores e também para uso comercial, incluindo impressoras a laser mono, a laser coloridas e multifuncionais. Atualmente, a divisão de impressoras da Samsung é controlada pela HP.

Em 2010, a empresa introduziu alguns produtos mais eficientes no consumo de energia, incluindo a menor impressora monocromática do mundo (ML-1660) e a impressora multifuncional a laser colorida (CLX-3185).

5.3 Epson

Fundada em 1942, a Epson é uma empresa japonesa de produtos eletrônicos e uma das maiores fabricantes mundiais de impressoras e equipamentos relacionados a informações e imagens.

A empresa tem inúmeras subsidiárias em todo o mundo e fabrica equipamentos e insumos como:

  • impressoras a jato de tinta;
  • matriciais e laser;
  • scanners;
  • computadores de mesa;
  • projetores multimídia e de home theater;
  • grandes TVs de home theater;
  • robôs e equipamentos de automação industrial;
  • impressoras de ponto de venda e caixas registradoras;
  • laptops;
  • circuitos integrados;
  • componentes de LCD e outros componentes eletrônicos associados.

Sobre a empresa:

“Somos a fabricante líder nas categorias de impressora, imagem profissional, projetor, scanner, dispositivos de sistema e automação de fábrica. Fornecendo produtos, serviços e soluções de alto desempenho que excedam as expectativas de nossos clientes”.

Veja as melhores ofertas de impressoras Epson.

5.4 Lexmark do Brasil

Fundada em 1991, a Lexmark é reconhecida por suas soluções de tecnologia de imagem e serviços de impressão. A empresa vende seus produtos e serviços em mais de 170 países e está sediada em Kentuck, nos Estados Unidos.

De acordo com a companhia, o envolvimento excepcional do cliente resulta em taxas de fidelidade que excedem 95% em todo o mundo.

Sobre a empresa:

“A Lexmark cria soluções e tecnologias de imagem inovadoras que ajudam os clientes em todo o mundo a imprimir, proteger e gerenciar informações com facilidade, eficiência e valor inigualável. Sempre combinando tecnologias inovadoras com profundo conhecimento do setor”.

Descubra as melhores ofertas de impressoras Lexmark.

5.5 Brother

A Brother é uma multinacional de equipamentos elétricos e eletrônicos sediada em Nagoya, no Japão. A empresa começou oferecendo serviços de reparo para máquinas de costura em 1908.

Herdando o DNA dos fundadores, a empresa continuou fornecendo uma variedade de produtos que atendem às necessidades de mudança dos clientes por mais de 100 anos. A invenção consistente de novas tecnologias e o avanço em áreas inexploradas levou ao desenvolvimento de produtos inovadores em muitos campos.

Seus produtos incluem impressoras, multifuncionais, computadores de mesa, máquinas de costura industriais, grandes máquinas-ferramentas, impressoras de etiquetas, máquinas de escrever, aparelhos de fax e outros eletrônicos relacionados a computadores.

Confira as melhores ofertas de impressoras Brother.

6. Recomendações para diferentes usuários

Cada usuário é diferente e possui demandas próprias para o uso de uma impressora. E a fim de te ajudar a identificar as melhores opções separamos alguns modelos — e características — para analisar que podem ser ideais para grupos específicos de consumidores. Descubra em qual você se enquadra!

6.1 Para o fotógrafo

Qualquer impressora a jato de tinta pode imprimir fotos em cores, mas se você quer resultados profissionais, precisará de uma impressora projetada para reproduzir a faixa dinâmica de uma fotografia tradicional. Se você considera a impressora um aspecto crítico, é necessário observar a gama e as características do conjunto de tintas, os papéis suportados, as ferramentas de gerenciamento de cores e as opções de caminho do papel.

As impressoras jato de tinta são perfeitas para fotos, pois podem imprimir imagens nítidas e vibrantes em papel fotográfico brilhante (glossy). Para maior conveniência, considere uma impressora fotográfica portátil.

6.2 Para casa

Com recursos para todos da família, uma impressora a jato de tinta multifuncional (sem fio) é uma maneira conveniente de acessar vários dispositivos em um único equipamento. Uma 3 em 1 permite imprimir documentos escolares, copiar receitas de livros de culinária e digitalizar documentos. Considere uma tanque de tinta para economizar tempo e imprimir mais páginas com menos trocas de cartucho.

6.3 Para o aluno

Para impressão de trabalhos acadêmicos ou atividades escolares coloridas, uma impressora a jato de tinta está equipada para produzir páginas com texto nítido e imagens detalhadas. Uma opção multifuncional também permite digitalizar, copiar ou enviar trabalhos por e-mail, além de oferecer a tecnologia NFC, facilitando o uso com operações feitas pelo smartphone.

6.4 Para um pequeno negócio ou escritório doméstico

Desfrute de uma impressão rápida e econômica com uma impressora a laser, perfeita para o seu escritório em casa ou em uma pequena empresa. É projetada para lidar com alto volume de impressão com baixo custo por página. Há uma variedade de recursos disponíveis para atender às suas necessidades.

As impressoras monocromáticas são uma opção mais acessível se você imprime apenas documentos de texto. As impressoras duplex também são uma boa alternativa, pois imprimem em ambos os lados do papel. Considere também as multifuncionais no caso de outros recursos necessários.

7. Passo a passo de decisão e compra

Se custo-benefício é o seu foco, não escolha uma impressora somente pelo seu preço. Da mesma forma que recursos adicionais encarecem sua compra, a falta deles também pode significar prejuízos. Um recurso que economiza seu tempo também é valioso, assim como a vida útil do seu equipamento e o gasto para suprimentos. Por isso, considere todos os itens citados!

E para que não restem dúvidas na hora da escolha, siga os 7 passos a seguir antes de comprar sua impressora:

1º  Pense no que sua empresa precisa e elimine somente os recursos desnecessários;

2º Considere os custos de reposição de cartuchos ou toners;

3º  Analise a reputação da marca e o suporte em sua região;

4º  Verifique os drivers da impressora e os requisitos mínimos do sistema;

5º  Esqueça os fios. Caso existam outros computadores conectados, uma impressora Wi-fi é sempre a melhor opção;

6º  Pense no longo prazo, pois as suas necessidades de impressão podem mudar nos próximos anos;

7º  Imprima somente o necessário. O meio ambiente e o seu bolso agradecem.

Por fim, imagine comprar sua impressora após analisar todos os aspectos e descobrir que ela é grande demais para sua mesa de trabalho. Para evitar essa surpresa desagradável, verifique também as dimensões do equipamento na descrição do produto.

8. Onde comprar uma boa impressora?

Agora que você já escolheu a impressora perfeita, resta uma última decisão a fazer. Onde comprar?

Se você procura custo-benefício, comprar pela internet é sempre a melhor opção. Você pode pesquisar rapidamente diversos modelos, marcas e preços, isso sem falar da conveniência de receber seu equipamento em casa. Ao comprar sua impressora em uma loja virtual, prefira uma empresa com garantia de suporte e entrega, com milhares de avaliações positivas de clientes.

A PORT é distribuidora oficial das melhores marcas nacionais e importadas, com mais de 8.000 artigos de papelaria, escritório e informática. No mercado desde 1993, a PORT está preparada para suprir suas necessidades diárias com soluções sob medida para cada projeto.

Viu só? Existem mais coisas para saber sobre uma impressora do que a maioria das pessoas imagina! E com todas essas informações em mente vai ser muito mais fácil você encontrar o modelo ideal para as suas necessidades e mandar bem na compra desse equipamento tão importante.

Ainda tem dúvidas sobre como comprar impressora? Entre em contato com a gente e fale com um dos nossos vendedores especialistas.

Conte com a PORT!

Na loja Port você conta com artigos de informática, inclusive diversas opções de impressoras. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu