Veja 4 formas de adotar o uso consciente de papel na empresa

Você já parou para pensar na quantidade de papel que é consumida diariamente em uma empresa? Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela IBM, estima-se que cada funcionário que trabalha em escritório utiliza, em média, 10 mil folhas de papel por ano. Mesmo com todas as tecnologias disponíveis, ele ainda é um material indispensável para as organizações. Por isso, a cada dia se faz mais necessária a conscientização de seu uso, a fim de evitar desperdícios, maximizar o seu aproveitamento e amenizar os impactos ambientais e financeiros.

Nesse contexto, o uso consciente de papel é fundamental tanto para evitar gastos desnecessários quanto para que a empresa mostre ao mercado sua preocupação com o meio ambiente. Nos dias atuais, a sustentabilidade é muito comentada e considerada no mercado competitivo, e uma empresa que se preocupa com a preservação dos recursos está à frente da concorrência.

Pensando nisso, fizemos este post com 4 dicas para implantar o uso consciente de papel na sua empresa. Confira!

1. Faça impressões frente e verso

Uma das formas mais fáceis e práticas de se ter um melhor aproveitamento do papel é utilizar os dois lados das folhas. Para isso, é possível configurar todos as impressoras em uso da empresa para automatizar o processo de reprodução frente e verso, e criar um regulamento para que todas as impressões sejam feitas dessa forma. Assim, cria-se uma política sustentável na organização, conscientizando todos os colaboradores da nova prática que deverá ser adotada.

Isso gera uma grande economia de recursos, e pode reduzir até metade dos gastos da empresa com as folhas de papel. Assim, não só a empresa sai ganhando por questões financeiras, mas o ambiente também por sua maior preservação. Já imaginou a quantidade de árvores que podem ser poupadas com essa simples prática? E o quanto isso pode impactar positivamente a imagem da empresa frente aos seus consumidores?

Além disso, adotar as impressões frente e verso contribui significativamente para a organização do ambiente de trabalho, pois diminui o volume de documentos, permitindo uma grande otimização de espaço e uma melhor funcionalidade do ambiente para todos os colaboradores.

2. Guarde os rascunhos

Alguns documentos podem se tornar dispensáveis para as empresas ao longo do tempo; outros podem estar obsoletos e necessitar de atualização e substituição, e há também aqueles que são impressos erroneamente, devendo ser eliminados. Essas e outras situações levam a um grande volume de papel que, muitas vezes, é apenas jogado no lixo comum.

Isso traz um grande prejuízo ambiental, considerando-se o tempo de decomposição do papel. Por isso, outra dica para se ter um uso consciente de papel na empresa é informar todos os colaboradores das diversas formas de aproveitar uma folha de papel antes de dispensá-la, dando ênfase na responsabilidade ambiental da organização sobre esse descarte.

Uma das formas de maximizar o aproveitamento do papel é guardar o material descartável e usá-lo como rascunhos. Muitas empresas demandam papel para fazer anotações e coletar informações manuscritas, que serão posteriormente digitadas e impressas. Também é possível anotar recados, ou coisas com menor grau de importância. Assim, a reutilização do papel torna seu consumo sustentável, além de ser uma ótima forma de reduzir os custos da empresa e preservar os recursos naturais.

3. Recicle

Quando uma folha de papel não tiver mais nenhuma utilidade para o seu negócio, mesmo depois de analisadas todas as possibilidades de reaproveitamento, ela deverá ser descartada. Porém, para amenizar os impactos causados ao meio ambiente, esse descarte não deve ser feito junto ao lixo comum. As folhas de papel devem ser selecionadas e coletadas separadamente, pois assim é possível reciclá-las, diminuir a poluição, preservar os recursos naturais e promover o uso consciente de papel no seu negócio.

Para isso, é necessário implantar uma política de reciclagem e conscientizar seus colaboradores sobre a importância de separar o papel dos demais materiais descartados, a fim de melhorar o processo de reciclagem e impedir que qualquer outro material torne isso inviável.

É recomendado também não amassá-lo, e sim rasgá-lo. Isso diminui o volume de papel, facilita o transporte, a moagem e a compactação do que será reciclado. Para otimizar esse procedimento, a empresa pode adquirir fragmentadoras de papel.

Para evitar o descarte incorreto, é fundamental que a organização ofereça condições ideais para a separação dos materiais, com compartimentos indicando os tipos de papel que são aptos para o processo de reciclagem.

Há diversas recomendações para melhorar esse processo, e é essencial que a empresa tome conhecimento sobre eles e repasse a todos os envolvidos da organização. Com isso, consegue mostrar para os seus clientes e para os seus colaboradores sua responsabilidade ambiental e obter destaque no mercado competitivo.

4. Quando possível, opte pela digitalização dos documentos

Outra forma de colaborar para o uso consciente de papel na sua empresa é a digitalização de documentos impressos. Em uma realidade tão digital, ainda não há muita sensatez na hora de imprimir ou tirar cópias de um documento. Muitas vezes, um documento físico só precisa ser analisado ou servir para tomada de conhecimento. Nesses casos, a digitalização é um ótimo recurso.

Com essa prática, é possível que um mesmo documento seja compartilhado e acessado por diversos setores da empresa, basta digitalizar os arquivos impressos com um bom scanner, e pronto! Eles poderão ser consultados, avaliados e compartilhados a qualquer momento.

Como você pôde perceber, o uso consciente de papel traz muitos benefícios econômicos para uma empresa, reduz os gastos desnecessários, otimiza o tempo e o espaço do ambiente de trabalho. E para o meio ambiente são inúmeras as vantagens, como preservação de recursos naturais e redução dos impactos ambientais. Por isso, é preciso promover e incentivar o uso consciente de papel, independentemente das ferramentas adotadas.

Além disso, uma empresa que busca implantar o uso consciente de papel obtém lugar de destaque e prestígio frente aos seus consumidores. Assim, ela consegue mostrar sua preocupação com a preservação do meio ambiente, bem como os seus esforços para conseguir amenizar os impactos causados a ele.

Gostou do nosso conteúdo? Você está pronto para implantar o uso consciente de papel no seu negócio? Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário aqui no post!

Comprar papel sulfite

Na loja Port você conta com artigos de papelaria, como papel sulfite e muito mais. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu