8 dicas essenciais ao escolher uma impressora para casa

Tempo de leitura 5 min
Cartucho de Plotter Original HP é na PORTPowered by Rock Convert

Hoje em dia, comprar uma impressora para casa se tornou muito viável. Existem diversos modelos econômicos, tanto em termos de custo quanto de espaço. Desse modo, sua presença acessível tem proporcionado praticidade para o dia a dia das pessoas em suas residências.

Nesse sentido, não importa se você necessita imprimir um trabalho de escola, arquivos pessoais ou documentos para a empresa, ter uma impressora é uma excelente ideia para qualquer caso. Entretanto, com a grande variedade de modelos presente no mercado, pode ser complicado achar aquele que seja mais adequado às suas necessidades.

Sendo assim, continue esta leitura e conheça 8 dicas essenciais para escolher uma impressora para casa!

1. Analise suas reais necessidades

O primeiro passo para selecionar uma boa impressora é identificar as suas necessidades. Portanto, é essencial, para determinar o nível de capacidade necessário para sua impressora, avaliar fatores como:

  • volume de impressões diárias;
  • necessidade de impressões coloridas ou em preto e branco;
  • nível de qualidade necessária para as impressões.

Nesse contexto, é importante lembrar que as impressoras multifuncionais, além de imprimirem, também permitem digitalização de documentos, enviam fax e fazem cópias. Elas são boas para o dia a dia de estudantes, profissionais liberais que trabalham dentro de casa, para escritórios e organizações de vários tamanhos.

Sendo assim, ter uma impressora multifuncional também é uma boa ideia para pessoas que têm o costume de utilizar faturas, boletos, comprovantes e documentos impressos, além de quem também gosta de imprimir fotos.

2. Avalie a conectividade

Geralmente, as impressoras multifuncionais disponíveis no mercado têm 3 tipos de conexão:

  • Ethernet;
  • Wi-Fi;
  • USB.

Caso você deseje utilizar a impressora somente com um computador de mesa, selecionar uma impressora com conexão USB vai solucionar os seus problemas. Contudo, se você precisar conectar seu aparelho a vários computadores, a melhor opção de conectividade é a Ethernet.

Agora, se a sua intenção é utilizar a impressora com notebooks, smartphones e computadores que não ficam perto uns dos outros, a conexão Wi-Fi é a mais eficiente nessa situação.

3. Verifique o site do fabricante

É essencial verificar se o fabricante oferece atualizações de drives e ainda se fornecem um drive para o sistema operacional que você utiliza. Confirme quais os tipos de softwares acompanham a impressora, visto que alguns pacotes podem ser bem atrativos.

Além disso, veja como você pode obter guias do usuário, por exemplo, aplicativos de impressão móvel. Muitos fabricantes oferecem suas próprias soluções ou compatibilidade específicas.

Ainda, é essencial avaliar os termos de garantia. Normalmente, a garantia de um ano é padrão, mas tome cuidado, visto que o tempo pode variar. Garantias também podem incluir suporte local, retorno à base (quando é preciso devolver o produto) e também substituição rápida temporária.

4. Considere a qualidade das impressões

Para avaliar a qualidade das impressões, com base em suas necessidades pessoais, o primeiro passo é determinar qual é a resolução e a qualidade de impressão que seus arquivos requerem.

Na PORT tem Cartucho Original HP com Frete GrátisPowered by Rock Convert

Caso você deseje realizar a impressão apenas de textos e documentos, uma resolução padrão será satisfatória, sendo que ela varia em torno de 300 e 600 pontos por polegadas (DPI). Agora, se você deseja realizar impressão de imagens, fotos e outros documentos coloridos e mais detalhados, o indicado é investir em um modelo de pelo menos 1000 DPI.

5. Meça a velocidade de impressão

O normal é que uma impressora comum imprima 8 páginas por minuto. Essa velocidade é boa para pessoas que usam o equipamento com moderação, ou seja, o usuário vai imprimir documentos de vez em quando.

Porém, se você deseja realizar uso mais intenso do aparelho, pode apostar em modelos de 20 páginas por minuto ou mais. Tudo vai depender da quantidade que você deseja imprimir e o nível de urgência para ter os documentos em mãos.

6. Conheça os cartuchos

Se você quer realmente economizar no momento de comprar sua impressora, então, avaliar o cartucho é imprescindível. Não importa se seu equipamento é de tinta ou a laser, você necessitará alimentá-la com novos cartuchos de tempos em tempos, e o preço do cartucho poderá pesar no seu orçamento.

Então, é válido ressaltar que diversos modelos funcionam apenas com dois cartuchos, um preto e um colorido. Outros, no entanto, trazem um cartucho diferente para cada cor, o que permite que você compre o cartucho apenas da cor que necessita.

Antes de optar por um modelo, pense se você precisará ou não imprimir vários documentos coloridos e considere também o preço deles. Veja quanto tempo ou quantas impressões esses cartuchos realizam e qual seu prazo de vida útil. Desse modo, você saberá melhor quanto custará a manutenção da sua impressora para casa.

7. Pense no espaço

Geralmente, quanto mais funções e recursos a impressora apresenta, maior é a sua dimensão. Desse modo, equipamentos grandes podem afetar o tráfego de pessoas e até deixar o ambiente desconfortável.

É pertinente destacar que quando o uso for doméstico, não existe necessidade de uma impressora de grande dimensão, ela pode ser compacta e inserida em qualquer lugar.

Se for para uso profissional ou em escritórios, é importante analisar se haverá a necessidade de armários, estantes para colocar a impressora, o papel e demais suprimentos necessários.

8. Avalie a durabilidade

A durabilidade de seu equipamento está associada à sua garantia. A maioria dos fabricantes oferece garantias de um ano de fábrica, e os fabricantes costumam oferecer garantia estendida com um valor cobrado a mais sobre o valor da impressora.

Também vale investigar a capacidade de impressão até que possa apresentar defeitos. Observar suas especificações sobre a quantidade máxima de impressões que o aparelho realiza e utilizá-lo abaixo desse limite proporciona elevada durabilidade ao equipamento.

Portanto, é essencial escolher uma boa marca de impressora para casa, visto que ela será capaz fornecer todos os benefícios mencionados. Avalie suas reais necessidades e busque a fabricante que consiga abarcar todos os seus desejos. Em caso de dúvidas, procure por empresas especialistas na área. Elas poderão garantir o melhor atendimento, especialmente em questões técnicas. Portanto, procure fazer a escolha certa para sua casa.

Gostou do nosso artigo? Então, aproveite para conhecer as 5 melhores marcas de impressora do mercado!

PORT, distribuidor oficial EpsonPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up