Escolar

Afinal, é possível estudar brincando? Descubra!

agosto 5, 2019
Tempo de leitura 6 min
PORT, distribuidor oficial ChamexPowered by Rock Convert

Todo mundo já ouviu falar que é possível aprender brincando. Você já se perguntou se essa informação é mesmo verdadeira? Pois acredite, é verdade. As brincadeiras realmente despertam nas crianças a vontade de aprender.

Se você ainda não está convencido, continue com a leitura! Neste texto, nós explicaremos como é possível estudar brincando, quais são seus benefícios e qual é o papel da tecnologia nesse processo. Ficou curioso? Confira!

Qual é a importância de estudar brincando?

O antigo método de ensino que nós, adultos, conhecemos — e que é aplicado até hoje nas escolas — não satisfaz a nova geração. As crianças não se interessam por aulas que consistem em o professor passar informações na lousa e elas seguirem em seus livros.

Elas estão acostumadas a viver em um mundo moderno, cheio de interatividade e estímulos audiovisuais — uma realidade totalmente diferente da que nós tivemos. As crianças modernas precisam de estímulos para aprenderem com eficiência. 

É por isso que as escolas e os professores estão, cada vez mais, investindo em metodologias mais dinâmicas, multidisciplinares, tecnológicas e divertidas. Além disso, é por meio das brincadeiras que a criança consegue se expressar, interagir com o mundo e entendê-lo melhor.

Um dos pontos negativos do mundo moderno é que as crianças estão brincando menos com pessoas de carne e osso. Elas preferem jogar no celular a ir à casa do amiguinho ou passar o dia na rua. Chame o seu filho para participar de brincadeiras que não envolvam o mundo virtual, pois essa é uma boa forma de passar mais tempo com ele.

Quais são os benefícios de brincar?

Desperta a criatividade

Nas mãos de uma criança, um galho quebrado vira a espada de um cavaleiro, a toalha da mesa se transforma na capa de um super-herói, e uma pilha de livros pode ser a torre de um castelo. Para os pequenos, não há limites para a imaginação.

O ideal é não limitar a imaginação das crianças impondo regras às brincadeiras, deixe que eles joguem livremente e usem toda a sua criatividade.

Os melhores brinquedos que fazem as crianças usarem a imaginação são: massinha de modelar, peças de Lego, bonecos e blocos de montar.

Melhora a sociabilidade

O seu filho tem problemas para se relacionar com amigos e desconhecidos? Não se preocupe! Por mais tímido que seja, ele vai se soltar ao brincar com os amigos e a família. Essa é a melhor forma de ensinar os pequenos a socializar e de se aproximar de crianças que se fecham em seu mundinho.

As atividades lúdicas dentro da escola, por exemplo, são uma ótima oportunidade para fazer novas amizades. É com essas primeiras relações de amizade que a criança aprende a ter afeto pelo outro.

Ensina sobre respeito

Embora nós já tenhamos falado que os pais não devem impor regras aos seus filhos, todo jogo e brincadeira tem uma regrinha ou outra sobre pontuação, comportamento e segurança. Essas regras são importantes, pois elas ensinam às crianças sobre respeito e obediência.

PORT, distribuidor oficial BICPowered by Rock Convert

Ao brincar de morto e vivo, o seu filho precisa entender que, se abaixar na hora errada, vai sair da brincadeira. A criança não deve apenas aceitar essa condição por obrigação, ela precisa compreender qual é a função das regras e por que elas precisam ser respeitadas.

Ensina a perder

Ninguém gosta de perder. Até nós, que somos adultos, temos dificuldade para lidar com a sensação de frustração após perder alguma coisa. Para uma criança, isso é ainda mais difícil.

Há pequenos que choram de raiva quando perdem pontos em um jogo, e isso não é saudável. O ato de brincar é fundamental para ensinar que perder é normal. Aos poucos, a criança vai perceber que nem sempre ela vai sair vitoriosa, mas que o importante mesmo é se divertir. Mais que isso, ela vai sentir vontade de superar os seus limites e melhorar suas habilidades para, no próximo jogo, ter mais chances de ganhar.

A criança passa a se conhecer melhor

Brincar permite que a criança conheça não só o seu próprio corpo, mas quais são as suas aptidões e gostos. Por exemplo, como seu filho vai saber que ele é melhor em esportes que jogos de raciocínio, como o xadrez, se não se aventurar em ambos?

A criança vai descobrir qual é sua capacidade e vai melhorar suas habilidades. Pode ter certeza de que esse autoconhecimento todo vai influenciar no futuro do seu filho.

Como a tecnologia pode ajudar a criança a aprender?

A interação interpessoal durante as brincadeiras é importante, entretanto, os jogos eletrônicos e os aparelhos tecnológicos também são grandes aliados na jornada do seu filho em busca de conhecimento.

Afinal, nós vivemos em uma era digital. As nossas crianças amam computadores, celulares e videogames. Em vez de condenar essas tecnologias, você pode simplesmente usá-las a seu favor.

Os jogos didáticos estão tão em moda, que até mesmo algumas escolas estão tentando criar softwares para aplicar essa nova forma de ensino dentro das salas de aula. Além de ser uma forma lúdica de aprender, as crianças se interessam mais por esses aparelhos coloridos e interativos, sentindo vontade de aprender por meio desses jogos.

É importante citar que os jogos didáticos digitais também têm outros benefícios, como ajudar no ensino de crianças com dificuldade de aprendizagem, autismo, TDAH ou deficiência.

Mas não se esqueça de que o uso dos aparelhos eletrônicos e jogos virtuais deve ser monitorado e limitado. Existem vários jogos violentos e nada educativos disponíveis na internet. Fique de olho no que o seu filho está jogando e não deixe que ele passe muito tempo na frente das telas de celulares e computadores. Senão, em vez de ajudar, a tecnologia se transformará em um vício.

Depois de tudo o que foi discutido neste texto, temos certeza de que você não desconfia mais de que é possível estudar brincando. Agora que você já sabe que as brincadeiras, de fato, são benéficas para o aprendizado, incentive o seu filho a jogar mais. Seja mais participativo, brinque mais com ele dentro da sua casa e aproveite para liberar a criança que mora dentro de você.

Achou este texto interessante? Então, assine a nossa newsletter para receber mais artigos como este e não perca nenhuma das nossas postagens.

PORT, distribuidor oficial 3MPowered by Rock Convert
    Scroll Up