Qual o impacto das atividades manuais no desenvolvimento infantil?

Você provavelmente já deve ter visto uma criança muito pequena usar as ferramentas de um celular como se fosse um adulto. A verdade é que, com o passar dos anos, as crianças estão deixando as atividades manuais de lado e se interessando cada vez mais por aparelhos eletrônicos.

Embora vivamos em um mundo totalmente tecnológico, as atividades manuais ainda não perderam o seu valor e continuam sendo muito importantes para o desenvolvimento das crianças.

A seguir nós mostraremos os benefícios dessas atividades na vida dos seus filhos e também daremos dicas de brincadeiras saudáveis que podem ser feitas em casa. Quer saber mais? Então acompanhe a leitura!

A importância das atividades manuais na educação das crianças

As atividades manuais e pedagógicas são muito importantes durante a educação infantil, principalmente até os 5 anos de idade. Durante essa fase, a criança está desenvolvendo as suas capacidades emocionais, sociais, cognitivas e motoras.

Além disso, a cabecinha das crianças durante a infância é como uma esponja: elas são capazes de absorver mais informação do que nós podemos imaginar. Por isso, é de extrema importância que os pais aproveitem essa fase para ampliar o conhecimento de seus pequenos e incentivar o gosto pelo aprendizado.

Você deve se lembrar de que antigamente as crianças conseguiam se divertir com apenas uma bola e um pedaço de madeira. Já as crianças de hoje em dia não conseguem pensar em atividades que não envolvam a tecnologia, ou seja, as crianças estão perdendo a habilidade de interagir com o mundo ao seu redor. É por isso que os pais precisam reforçar o trabalho da escola e incentivar as atividades manuais em casa.

Existem muitos jogos eletrônicos que também são educativos, no entanto, eles não proporcionam a mesma experiência. Com as atividades manuais, as crianças podem interagir com materiais diferentes, como: tinta, tecido, pedras, areia, água, entre outros. As possibilidades de brincadeiras que podem ser criadas são diversas e isso estimula a imaginação dos pequenos.

A importância das atividades manuais para o desenvolvimento motor

Em primeiro lugar, precisamos falar sobre o impacto que as atividades manuais têm no desenvolvimento motor dos pequenos. Entende-se como desenvolvimento motor uma série de alterações que acontecem no corpo das crianças devido ao crescimento.

O desenvolvimento motor afeta principalmente a postura das crianças e a sua capacidade de realizar certos movimentos. As atividades manuais ajudam as crianças a aprenderem a aperfeiçoar movimentos amplos (pular, correr, agachar, arremessar) e movimentos finos (desenhar, escrever, amassar, recortar, colar, pintar).

Além de ajudar no desenvolvimento motor e cognitivo, as brincadeiras lúdicas são muito importantes para a estruturação da personalidade dos pequenos. As crianças usam essas atividades para demonstrar seus sentimentos e desejos, por isso, os pais que brincam com seus filhos passam a conhecer mais sobre suas crianças.

Atividades manuais para serem feitas em casa

As atividades manuais são muito trabalhadas nas escolas, no entanto, elas devem ser reforçadas dentro de casa. Nós sabemos que a vida de quem trabalha e precisa cuidar de uma família é uma loucura, no entanto, os pais precisam encontrar um tempo livre para brincar com seus filhos.

Incentivar a prática de brincadeiras lúdicas dentro de casa é a melhor forma de reforçar o que foi aprendido dentro de sala de aula. Além disso, essa é uma ótima oportunidade para criar vínculos mais fortes com os pequenos. A seguir nós listaremos as melhores atividades manuais para serem praticadas em casa. Confira!

1. Teste do paladar

Para colocar essa brincadeira em prática você vai precisar separar alimentos variados em recipientes e depois colocar uma venda no seu filho. Ele deverá adivinhar cada alimento usando apenas o olfato, o paladar ou o tato. Se você quiser deixar a brincadeira mais emocionante, estipule um tempo limite para que ele adivinhe.

Essa brincadeira, além de ser muito divertida, permite que as crianças usem os seus sentidos e sua Inteligência para descobrir a resposta certa. Se o seu filho têm dificuldade para experimentar novos alimentos, essa pode ser uma ótima oportunidade para incentivá-lo.

2. Encontre o erro

Escolha um determinado ambiente da casa, como a sala, e chame as crianças. Peça para que eles observem atentamente o cenário — você também pode estipular um tempo para essa observação. Em seguida, retire as crianças do cômodo e faça alguma mudança, como esconder um item que fazia parte do cenário.

Feito isso, traga os pequenos de volta para o ambiente. Eles deverão descobrir o que mudou. Essa atividade trabalha a concentração e a memória dos pequenos. Se eles se saírem bem nas primeiras rodadas, você pode dificultar aos poucos e esconder objetos mais difíceis de serem notados.

3. Ligue os pontos

Essa atividade pode ser um pouco entediante para as crianças maiores, no entanto, os pequenos adoram esse tipo de brincadeira. Faça uma coluna apenas com substantivos fáceis que o seu filho conheça — de preferência, escolha um tema, como animais. Do outro lado, faça outra coluna com os desenhos que correspondem aos substantivos, mas não se esqueça de não colocá-los na ordem correta.

Ligar os pontos com lápis estimula as crianças a pensarem, principalmente se a brincadeira tiver palavras escritas. Não se esqueça de incentivar o seu filho a fazer linhas retas ao ligar as colunas. Essa é uma ótima forma de promover o desenvolvimento motor.

4. Quebra-cabeça

Montar quebra-cabeças é um verdadeiro treino para o cérebro. Hoje em dia existem quebra cabeças de desenhos animados, o que deixará as crianças ainda mais empolgadas. Cheque a idade recomendada na caixa do brinquedo. Conforme o seu filho for crescendo, compre quebra-cabeças novos, pois, dessa forma, você promoverá novos desafios.

Temos certeza de que seus filhos vão adorar as atividades manuais que acabamos de citar. Aliás, até mesmo você vai adorar participar dessas brincadeiras. Passar um tempo se divertindo com as crianças é a melhor forma de se distrair. Outras atividades, como cães e gatos, podem ser de grande valia ao desenvolvimento infantil.

Agora que você já sabe qual é a importância das atividades manuais para o desenvolvimento das crianças, certifique-se de dedicar um tempinho de todos os seus dias para brincar com seus filhos. Pode parecer pouco, mas isso faz toda a diferença na vida das crianças.

Gostou do texto? Então divulgue essas informações aos seus amigos compartilhando em suas redes sociais!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo da culinária contemporânea é crucial o uso de boas panelas para elevar a experiência gastronômica a níveis superiores.

No mundo da culinária, é fundamental zelar pela qualidade das ferramentas utilizadas para alcançar o sucesso de qualquer receita. Os

Agora é hora de entrar no emocionante mundo da culinária contemporânea! Esse ano a Tramontina destaca com orgulho os 7

Deixe um comentário

Fechar Menu