Entenda o que é a auditoria de fornecedores e a sua importância!

Tempo de leitura 6 min
Cartucho de Plotter Original HP é na PORTPowered by Rock Convert

Sua empresa realiza auditoria de fornecedores? Se sim, é muito importante que o processo renda, de fato, resultados positivos para a avaliação ou certificação de cada parceiro. Isso faz com que se mantenha ou melhore, cada vez mais, a relação comercial entre os dois lados e, principalmente, grante a qualidade e transparência das negociações. 

No entanto, se a sua empresa ainda não conta com uma política de auditoria de fornecedores, entenda com mais detalhes o que significa esse processo e a sua real importância para melhorar a qualidade de seus pedidos de compras. Quer saber mais sobre o assunto e como começar suas auditorias? Então, leia o post até o final e tome nota das dicas a seguir. Vamos lá! 

Afinal, o que é uma auditoria de fornecedores? 

A auditoria de fornecedores é um processo realizado periodicamente por qualquer tipo de empresa, a fim de verificar a qualificação dos produtos e serviços prestados por parceiros comerciais. Isso garante que as informações prestadas nos documentos fiscais e nos pedidos de compras realizados pela companhia estejam, de fato, coerentes com os acordos fechados e com as práticas efetuadas por ambas as partes. 

Uma auditoria de fornecedores pode englobar uma série de fatores, como o processo de produção, de entregas e transportes, de embalagens, de armazenagem, entre outros, desde que estejam dentro dos padrões e das exigências previamente acordados. Em outras palavras, muito além da conferência constante de dados e acordos, a auditoria de fornecedores visa, também, a melhorar o controle e a transparência das negociações, garantindo mais qualidade, menos riscos de desvios e gastos excessivos, além de práticas inadequadas para a empresa. 

Por fim, a auditoria de fornecedores é obrigatória em determinados setores da economia, mas também pode ser facultativa para outros. Além disso, esse processo pode garantir selos e certificações para a gestão de qualidade e reconhecimentos oficiais, que aumentam a reputação e o comprometimento da empresa. 

Como fazer uma auditoria de fornecedores com qualidade? 

Como bem resumimos, a auditoria de fornecedores pode abranger diferentes exigências e padrões. Sendo assim, não há um modelo único que deve ser aplicado à sua empresa. Além disso, a área de atuação do seu negócio vai ajudar a direcionar melhor o que é importante ou não dentro desse processo. Por exemplo, uma indústria certamente terá um modelo de auditoria diferente de um escritório de arquitetura. Porém, em ambos os casos, o processo se faz fundamental e tem funções semelhantes para aumentar a qualidade e a transparência das compras. De uma forma geral, destacamos alguns pontos importantes que podem ser levados em consideração ao fazer sua auditoria de fornecedores. 

Categorização de fornecedores 

Uma das estratégias para a realização de auditorias é a categorização dos fornecedores. Afinal, normalmente, as empresas contam com diferentes necessidades e parceiros de fornecimento, alguns com importância e maior frequência de pedidos, e outros com menos. Sem dúvidas, todos eles devem ser englobados no processo. Contudo, para facilitar, é recomendado categorizar cada empresa por especificidade, como tipo de produto que fornece, frequência, acordos realizados etc. Isso contribui para o controle interno e facilita o trabalho dos auditores, que já terão os dados e as informações necessárias para as análises de cada cliente. 

PORT, distribuidor oficial StabiloPowered by Rock Convert

Tipos de auditorias 

Uma auditoria de fornecedores pode ter inúmeros objetivos e funções dentro da empresa. É fundamental que isso esteja bem definido nas políticas internas, justamente para se obter resultados satisfatórios e focados nas exigências estabelecidas. Por exemplo, a auditoria contábil visa a mensurar e monitorar questões financeiras e fiscais dentro dos acordos e das compras realizadas, evitando possíveis penalidades com órgãos fiscalizadores, prejuízos financeiros, entre outros problemas. Também é possível realizar auditorias de qualidade, a fim de controlar, basicamente, se as práticas e os acordos entre os dois lados estão realmente sendo cumpridos. 

Definição dos processos 

Uma importante dica para se realizar uma auditoria de fornecedores é definir bem como serão feitos esses processos. Para isso, tenha um planejamento padrão e uma lista de todas as exigências que o auditor precisa seguir durante suas inspeções. Leve em consideração os pontos “críticos” e “não críticos” dentro do processo, a periodicidade para as inspeções, o prazo de solução para as não conformidades e as ações definidas para cada caso, como quebras de contrato, emissão de multas, mudanças de critérios, entre outros. 

Reconhecimento de resultados 

Uma das possibilidades que a auditoria de fornecedores permite às empresas é o reconhecimento pelos bons resultados. Isso é importante para reforçar os compromissos e qualificar melhor seus parceiros comerciais. Afinal, o papel do auditor não é o de encontrar erros e falhas nos processos, mas, sim, melhorar o controle e a qualidade das compras da empresa. Portanto, como dica, qualifique os fornecedores que cumprem os acordos e prezam pela qualidade da parceria e reconheça os resultados e esforços com feedbacks, premiações ou, até mesmo, certificações internas. 

Quais são os benefícios da auditoria de fornecedores? 

Como pudemos ver ao longo do artigo, o papel da auditoria de fornecedores vai muito além de um monitoramento e controle dos seus parceiros, mas também tem papel estratégico para o negócio como um todo.  Afinal, o processo visa a melhorar e dar mais transparência às negociações, reduzir custos, otimizar as compras, contribuir para a gestão e evitar prejuízos e, até mesmo, golpes dentro dos setores. O resultado de uma auditoria eficiente de fornecedores ajuda a reforçar suas relações comerciais, a categorizar melhor seus parceiros externos e a melhorar a reputação de sua empresa diante do mercado. 

Em resumo, essas são as dicas sobre o conceito principal e de como realizar uma boa auditoria de fornecedores em sua empresa. Vale reforçar a ideia de que esse processo é fator estratégico para garantir mais qualidade e reputação para a sua organização e, antes de tudo, um compromisso que a sua gestão assume em definir quem serão seus melhores parceiros e como seu negócio lida com as responsabilidades e exigências de uma negociação. 

Se quer ficar sempre por dentro de outras dicas interessantes e importantes para a sua empresa, não deixe de assinar a nossa newsletter e, assim, receba as próximas publicações em primeira mão! 

 

Na PORT tem Cartucho Original HP XL com Frete GrátisPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up