Veja o Guia do Conteúdo
O cérebro humano está constantemente preenchido por diferentes tipos de ideias. Algumas são positivas, outras nem tanto. Mas raramente nós reservamos um tempo para refletir e rever nossos pensamentos.
Nesse cenário, o brain dump é uma metodologia bastante simples para organizar a mente e impulsionar sua produtividade. Quer saber como ela funciona? Listamos o passo a passo a seguir. Confira!
O que é brain dump?
Um brain dump — despejo cerebral, em tradução livre — é um momento para você tirar todos os pensamentos do cérebro. A técnica consiste em enfrentar os fatos, escrever as suas preocupações, questionamentos, sentimentos e desejos, jogando tudo para fora.
Trata-se de pegar as coisas nas quais se pensa diariamente e criar um plano para elas. Assim como você limpa e organiza sua casa, o brain dump consiste em uma ferramenta para limpar e organizar sua mente.
Como o brain dump funciona?
Existem alguns passos essenciais para que o brain dump aconteça da melhor forma. Veja a seguir.
Pegue caneta e papel
Mesmo se viver no mundo digital, procure escrever em ferramentas analógicas simples — como o bom e velho papel.
Escrever ajuda na fixação e permite uma conexão melhor com tarefas, projetos e objetivos. Isso pode não acontecer quando se usa um dispositivo qualquer.
Crie suas listas
Tenha os seguintes títulos para sua lista:
- obrigatório — coisas que você se comprometeu a fazer;
- desejo — coisas que você gostaria de fazer, mas ainda não se comprometeu com elas;
- talvez — coisas que você pode querer fazer em algum momento, mas estão muito abaixo na lista de prioridades.
Se necessário, use mais de uma folha de papel para cada lista à medida que avança, mas comece com as obrigações, depois vá aos desejos e termine no talvez.
É importante seguir a ordem, porque assim seu cérebro não fica se movendo para todos os lados. Pense em um tipo de coisa por vez, e anote tudo que se enquadra nessa categoria até que não reste mais nada a capturar.
Critique as listas
Aqui, é preciso avaliar as listas de maneira honesta. Novamente, inicie nas obrigações e prossiga até terminar a lista do “talvez”.
Você também tem a hipótese de mover coisas de uma lista para outra durante o exercício. Porém, o objetivo agora é terminar com a menor quantidade possível de itens na lista de obrigações — para chegar aos itens desejados de maneira mais rápida.
Organize as listas
Depois de criticar e eliminar coisas que deixaram de integrar o seu plano principal, organize as ideias. Caso todas as obrigações já apresentem coerência, analise os desejos e veja se algo pode ”subir” para a primeira lista.
Os desejos que agora são obrigações ganham importância, e isso significa que eles carregam uma chance maior de sucesso. Outra opção é mover elementos do “talvez” para a lista de desejos. Sua lista de “talvez” provavelmente será a mais longa, aliás.
Ao notar que sua vida indica um certo desequilíbrio ou ao se sentir oprimido por tudo o que está na agenda, tente o exercício de brain dump e volte para um espaço mais confortável.
Organizar as próprias prioridades é muito importante para acalmar a mente e melhorar os resultados. Não só as coisas que você quer realizar valem a pena, mas também a pessoa que está em busca delas: você!
Já experimentou esse exercício de organização? Quais foram seus desafios e aprendizados? Conte pra gente aqui nos comentários!