O que são brinquedos pedagógicos e qual sua importância?

A gente sabe que brincar com os pequenos é sempre muito divertido, mas que tal transformar esses momentos em experiências de aprendizagem em família? Os brinquedos pedagógicos são excelentes opções para aprender brincando e ajudar os seus filhos a desenvolverem novas habilidades.

Muito além de brinquedos convencionais ou dos chamados educativos, esse modelo de jogos e brincadeiras é capaz de potencializar a evolução dos seus filhos mesmo durante as atividades de diversão e lazer.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Neste post vamos explicar o que são os brinquedos pedagógicos, como eles funcionam e qual a sua importância para o desenvolvimento das crianças, mesmo quando elas estão em seus momentos de lazer em casa. Continue a leitura e confira!

O que são brinquedos pedagógicos?

Quando falamos em brinquedos pedagógicos, é bastante comum que haja uma confusão com os chamados brinquedos educativos. Boa parte das pessoas acredita que esses dois modelos são iguais e desempenham o mesmo papel: estimular as crianças. Mas existem diferenças significativas entre eles, e é preciso conhecê-las para não errar na escolha.

Os brinquedos pedagógicos têm a função de ensinar ou fixar um determinado conteúdo na mente das crianças. Eles podem ajudar na aprendizagem, por exemplo, de matemática – para usuários em idade escolar – até nomes de animais, cores, números etc. Por isso, costumam ser encontrados nas escolas como um complemento do material didático.

Ao contrário do brinquedo educativo, com o qual a criança consegue brincar sozinha, o formato pedagógico precisa da fiscalização ou inclusive da mediação de um adulto. Na maioria das vezes eles possuem regras ou exigem orientações para guiar a interação dos pequenos e aperfeiçoar o processo de aprendizagem.

Alguns exemplos de brinquedos pedagógicos são dominó, jogo da memória, jogos com letras e números, material dourado, entre outros. Em casa, os pais podem participar da brincadeira estimulando mentalmente os seus filhos. Já na escola, os professores atuam como mediadores para que as crianças façam o melhor uso possível dos objetos.

Qual a importância dos brinquedos pedagógicos para o desenvolvimento das crianças?

Na escola, a escolha de usar brinquedos pedagógicos está, na maioria das vezes, diretamente ligada ao conteúdo trabalhado pelos alunos. Existem alternativas variadas de jogos e objetos nesse formato, muitas capazes de ajudar até mesmo na alfabetização das crianças.

Isso porque, com o uso dos brinquedos corretos, é possível quebrar a repetição de exposição do conteúdo nos formatos convencionais e, com isso, gerar um maior interesse dos alunos nas atividades. A partir de atividades lúdicas, o aprendizado se torna mais fácil e eficiente.

E os benefícios não terminam no ambiente escolar, não! Mesmo em casa, as brincadeiras pedagógicas funcionam como um meio importante de aprendizado, além do desenvolvimento de habilidades super importantes como a coordenação motora, a percepção de mundo e o raciocínio das crianças.

Conforme os pequenos vão crescendo e os brinquedos ganham maior elaboração, envolvendo regras, eles podem contribuir também para o desenvolvimento da inteligência, compreensão, disciplina e organização a longo prazo.

Entre as demais características do uso de brinquedos pedagógicos, ainda figuram vantagens como:

  • o incentivo à imaginação e à criatividade das crianças;
  • a possibilidade de explorar e viver novas experiências;
  • maior estimulo da socialização e do trabalho em grupo;
  • grande aprendizado sobre as possibilidades de erro e acerto;
  • desenvolvimento da área cognitiva de uma forma geral;
  • estímulo à expressão e auto confiança dos pequenos.

Como escolher o brinquedo ideal?

Embora não exista um tipo de brinquedo melhor ou pior, é preciso tomar alguns cuidados específicos no momento de encontrar o modelo pedagógico ideal para o seu filho. Uma boa dica: caso a criança já esteja em idade escolar, vale usar o item em conjunto na escola e em casa, para reforçar o aprendizado.

Em casa, o momento da diversão pode ir além de uma simples brincadeira. Mas para que os brinquedos cumpram sua função corretamente, é preciso que a escolha leve em consideração os interesses do seu filho e as habilidades que ele possui em cada fase do seu desenvolvimento.

Lembre-se de respeitar a faixa etária da criança na hora de definir o modelo ideal. Afinal de contas, cada brinquedo exige um tipo de entendimento específico. Geralmente os jogos pedagógicos são mais indicados para crianças a partir de 3 anos, pois é nessa idade que os pequenos começam a evoluir melhor em uma série de habilidades.

Além dos brinquedos como quebra-cabeças simples e os jogos de tabuleiro, que devem evoluir com o passar os anos, há aqueles modelos mais simples e específicos para cada idade. Dicas:

  • até os 5 meses de idade invista em móbiles, chocalhos e brinquedos de berço;
  • dos 6 meses ao primeiro ano de idade, são recomendados brinquedos de empilhar e desmontar e modelos para martelar. Jogos com espelhos também podem ser interessantes;
  • de 1 a 2 anos de idade aposte em brinquedos capazes de estimular os sentidos da criança, como visão, audição e tato. Não esqueça dos modelos de montar e desmontar e empurrar ou puxar;
  • entre 2 e 3 anos os mais indicados são os brinquedos musicais e os de equilíbrio;
  • a partir dos 3 anos já é possível apostar em jogos e quebra-cabeças simples;
  • entre 4 e 6 anos é a hora de introduzir jogos um pouco mais complexos e que incentivem o que está sendo aprendido na escola.

Essas são algumas das principais opções de brinquedos e jogos, mas é possível adaptar as escolhas de acordo com suas preferências e os interesses dos seus filhos. Lembre-se de sempre consultar a faixa etária indicada e supervisionar as brincadeiras para evitar acidentes.

Bem bacana, não é mesmo? Como você pode perceber ao longo do post, os brinquedos pedagógicos são super interessantes para serem trabalhados em família e importantes para o desenvolvimento individual. Vale a pena conhecer e apostar em um momento de lazer ainda mais especial, estimulando as crianças a trabalhar o próprio potencial.

E então, gostou do nosso conteúdo e ficou interessado nos brinquedos pedagógicos? Conheça a nossa linha especial e encontre a opção perfeita para os seus filhos!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu