Quer saber como escolher a melhor calculadora com bobina? Aprenda agora!

A calculadora com bobina está na lista de materiais indispensáveis de um escritório. Além das telas digitais fluorescentes ou em LCD, essa máquina tem uma capacidade no visor de 8, 10, 12 ou 14 dígitos, realiza a impressão e garante o registro permanente dos cálculos sem a necessidade de um computador.

No mercado, é possível encontrar calculadoras simples que contam com memória. No entanto, mesmo esses produtos apresentam limitações nos cálculos realizados em várias etapas. Esse problema não ocorre com as calculadoras de bobina, já que elas têm um histórico de cálculo que permite recuperar valores.

Quer conhecer mais sobre esse produto, os modelos disponíveis no mercado e os cuidados a serem tomados no momento da compra? Continue a leitura!

Qual é o tipo de impressão da calculadora com bobina?

As calculadoras que têm bobina normalmente realizam dois tipos de impressão: térmica e por impacto. Confira as diferenças entre eles.

Impressão térmica

  • Utiliza um papel especial que reage ao calor;
  • apresenta alta velocidade e qualidade nos cálculos impressos;
  • faz menos ruído no momento de imprimir;
  • tem como inconvenientes: o preço do papel e a durabilidade dos registros, que se apagam com o tempo.

Impressão por impacto

  • Utiliza uma fita de tecido vermelho e preto ou rolete de tinta — os ink rollers;
  • tem maior durabilidade do registro;
  • apresenta menor custo do papel em comparação ao modelo térmico;
  • tem como inconvenientes: é mais lenta que a impressora térmica e apresenta mais ruído durante o uso.

A largura das bobinas de papel nos dois modelos de impressão pode variar entre 57 mm, 69 mm, 76 mm e 89 mm.

Quais são os modelos disponíveis?

As calculadoras que imprimem os cálculos podem ser divididas em 3 categorias, que consideram o uso, a velocidade e o tipo de impressão. Os preços dos produtos dependem dessas categorias e costumam variar entre R$ 150 e R$ 500.

Calculadoras para uso moderado

Essas máquinas apresentam uma velocidade de impressão entre 1,5 e 2,1 linhas por segundo, com tinta ink roller. A impressão é feita da direita para a esquerda, número a número. Se o profissional for rápido no registro dos cálculos, o aparelho não consegue acompanhar essa agilidade, levando a um atraso na impressão. Por isso, elas são indicadas para as empresas que utilizam pouco essa ferramenta.

Calculadoras para uso médio

Elas também têm uma impressora de tinta, mas conseguem atingir uma velocidade de impressão de 2,4 até 2,9 linhas por segundo, superior às calculadoras de uso moderado. Aqui estão as calculadoras com velocidade de impressão intermediária e que são ideais para a utilização constante, mas sem um grande volume de cálculos impressos.

Calculadoras de uso pesado

Nessa categoria, estão os modelos mais robustos de máquinas de calcular com bobina, onde encontramos uma maior velocidade de impressão e variedade de produtos. As impressoras podem ser de fita de tecido ou térmicas. A impressão é de 3,5 a 4,1 linhas por segundo nos modelos de impressão por impacto, enquanto a impressora térmica atinge velocidades superiores. 

Quais cuidados devem ser tomados na hora da compra?

À primeira vista, o modelo com bobina pode parecer com outros tipos de calculadora, mas existem alguns pontos que precisam ser avaliados no momento de escolher o produto. Conheça esses cuidados a seguir.

Custo

O preço da calculadora varia de acordo com as funções oferecidas, bem como o tipo e a velocidade de impressão. Para garantir a melhor relação entre custo e benefício, avalie as necessidades do usuário e também o volume diário de operações.

Usabilidade

Opte pelos modelos que apresentam uma boa anatomia, com teclas rápidas e ultrarresponsivas para garantir o conforto durante a utilização e permitir a inserção dos números em alta velocidade.

Funções

Arredondamento para menos ou mais e botão para corrigir ou deletar os últimos números adicionados são recursos encontrados em quase todas as calculadoras com bobina. No entanto, existem modelos com recursos especiais que podem otimizar o trabalho. Para escolher o modelo ideal, fique atento a esses diferenciais.

Tipo de impressão

O tipo de papel interfere diretamente nos custos de utilização da calculadora. Se o objetivo é armazenar os cálculos por um período maior de tempo a um custo menor, o papel comum é mais indicado que o térmico, por exemplo.

Dimensões

Se você procura uma calculadora que seja funcional e não ocupe muito espaço na área de trabalho, os modelos mini ou médio são os mais indicados. Calculadoras maiores apresentam uma distância maior entre os teclados e facilitam a digitação.

Por que investir nesse tipo de equipamento?

A primeira calculadora que imprimia os resultados em papel foi lançada em 1970, no Japão, e, desde então, esse produto se transformou em uma ferramenta que colabora com a produtividade de empresas e escritórios. Veja quais são os diferenciais que tornam essa calculadora tão especial:

  • apresentam funções financeiras específicas — essas calculadoras permitem cálculos baseados em funcionalidades comerciais, como troco, cálculo de taxas, margem de lucro e contador de itens;
  • não dependem apenas de baterias — embora existam modelos que permitem o uso de pilhas, a maioria das calculadoras com bobina funciona por corrente alternada e pode ser ligada a uma tomada ou funcionar com carregador;
  • facilitam a revisão de cálculos — existem modelos que possibilitam revisar até 150 etapas anteriores registradas na calculadora;
  • oferecem alta qualidade de impressão — tanto as bobinas por impacto quanto as térmicas imprimem as operações com precisão e nitidez, e, no caso das ink rollers, os registros podem ser feitos em até duas cores, o que ajuda a distinguir as entradas e saídas financeiras;
  • traz funções adicionais — muitas dessas calculadoras garantem a impressão de diferentes cópias sem a necessidade de incluir os dados novamente; 
  • outros modelos apresentam ainda a função de pós-impressão — isso permite imprimir após a realização dos cálculos, mesmo que o modo de impressão esteja desligado.

A calculadora com bobina é a ferramenta ideal para aumentar a produtividade no trabalho e manter os registros financeiros em dia. Compre a sua aqui na PORT, onde você encontra as melhores marcas de calculadoras, além de outros suprimentos para escritório com o melhor custo-benefício.

Entre em contato conosco e conheça nossa linha de produtos!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

Com a crescente evolução tecnológica e o aumento da demanda por uma conectividade confiável, escolher um roteador adequado se tornou

Estar conectado é essencial atualmente, em função disso a qualidade do roteador Wi-Fi exerce um papel fundamental nessa conexão. A

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Deixe um comentário

Fechar Menu