Canetas hidrográficas: cuidados para comprar e mantê-las sempre novas

Embora a tecnologia tenha substituído o lápis e o papel em inúmeras situações, as canetas hidrográficas ainda são muito importantes na vida de várias pessoas, principalmente dos estudantes.

As canetas hidrográficas não são todas iguais: existem diversos tipos e cada um deles serve para determinada função. Ao longo do texto mostramos tudo o que você precisa saber sobre esses produtos, incluindo os modelos disponíveis no mercado, a variação de preço e as formas de uso e conservação. Acompanhe a leitura e se informe a respeito do assunto!

Definição e tipos de caneta hidrográfica

Antes de explicarmos as características dos diversos modelos, precisamos esclarecer o que é uma caneta hidrográfica. Ao contrário da caneta esferográfica, cuja ponta é formada por uma esfera, a versão hidrográfica tem ponta de feltro, um tecido que umedece em contato com a tinta.

A ponta de feltro torna as canetas hidrográficas ótimas ferramentas para colorir desenhos — por isso as crianças adoram esses modelos. Mas é claro que elas não servem apenas para colorir e desenhar: há versões próprias para aplicação em quadros brancos, enquanto outras são indicadas para quem gosta de treinar caligrafia, e assim por diante.

Modelo caneta

As canetas são perfeitas para o uso em desenhos e escrita. Não é à toa que todos os estudantes, desde as crianças até os adolescentes, amam esse tipo de material. O modelo caneta pode apresentar pontas com espessuras e tamanhos variados para agradar a todos os gostos.

A única desvantagem é que o preço das canetas hidrográficas costuma ser um pouco mais elevado se comparado ao valor das canetas esferográficas.

Por exemplo, um kit com 25 unidades da Stabilo, a marca mais famosa de canetas hidrográficas, custa cerca de 135 reais. Já um kit de dez canetas de ponta extrafina da marca Bic fica na faixa dos 35 reais. Embora o valor varie de marca para marca, é importante saber que o investimento costuma ser maior nas hidrográficas.

Modelo marcador

Ao contrário do modelo anterior, as canetas hidrográficas tipo marcador são encontradas apenas com pontas mais grossas. Os marcadores figuram como opções para uso em quadros brancos ou marcações permanentes em outras superfícies — no primeiro caso, a tinta é removível.

O lado bom das canetas estilo marcador é que elas não custam tão caro quanto o modelo citado acima. Um kit de quatro marcadores para quadro branco da Bic gira em torno de 20 reais, já um de seis marcadores permanentes de ponta média (também da Bic) se encontra na casa dos 30 reais.

Modelo marca texto

Esse é o tipo de caneta preferido de quem precisa estudar. O propósito das versões marca texto, como o próprio nome diz, consiste em destacar as partes mais importantes de um livro, apostila ou outro material. As pontas desses marcadores são um pouco diferentes das demais, apresentando medidas mais largas e chanfradas para facilitar a marcação.

Entre todos os modelos citados até agora, os marcadores de texto são as canetas hidrográficas mais baratas no mercado. O preço de um kit de seis marcadores tons pastel da marca Stabilo está em torno de 38 reais, enquanto um kit de cinco marcadores de texto fluorescentes da Bic custa, aproximadamente, 14 reais.

Não se engane achando que preço caro significa alta qualidade. Na maioria das vezes, o que encarece o produto é o nome da marca e não o desempenho do item. Há diversos fornecedores menos conhecidos que vendem todos os modelos de canetas citados a um preço mais acessível.

É claro que existe, sim, diferença entre uma marca e outra, mas não se deixe levar apenas pelo preço do produto. Em vez disso, teste as canetas e procure artigos de bom nível.

Critérios a considerar antes da compra

Conforme observamos até aqui, há uma série de modelos de canetas hidrográficas, e cada um deles pode ser usado para um fim diferente, como desenhar, pintar, marcar, escrever ou fazer caligrafias personalizadas.

Para escolher o estilo que melhor se encaixa às suas necessidades, é necessário avaliar alguns aspectos das canetas hidrográficas que influenciam no desempenho. Veja a seguir quais são os principais critérios de compra que você precisa observar:

Tinta

O pigmento utilizado na fabricação da tinta das canetas hidrográficas geralmente é retirado de materiais orgânicos ou sintéticos; tudo depende da cor da caneta. Além do pigmento, a tinta também é composta por uma substância chamada de agente de suspensão — produto responsável por deixá-la mais fluida.

Hoje em dia, a maioria das canetas hidrográficas têm tinta à base de água. No entanto, não é impossível encontrar alguns tipos à base de álcool. As canetas à base de álcool não podem ficar destampadas justamente pela questão da evaporação, o resulta no ressecamento da tinta.

Portanto, se você está procurando por uma caneta que dure por mais tempo, dê preferência aos modelos à base de água. Vale lembrar que as canetas com álcool não são recomendadas para crianças.

Corpo da caneta

As melhores canetas são aquelas que se encaixam melhor no formato da sua mão — é por isso que observar o formato do cabo da caneta consiste em um critério de compra tão importante.

O formato mais encontrado em canetas é o cilíndrico, mas também existem tipos triangulares e sextavados. O material do corpo varia: os modelos mais comuns são os feitos de plástico, entretanto as canetas emborrachadas garantem uma precisão maior no traçado.

Não há um formato que seja considerado o melhor, pois tudo depende do gosto de cada cliente e do objetivo final da caneta. Caso tenha dúvidas, teste um modelo de cada formato e veja qual deles mais se adéqua ao jeito que você escreve.

Tipo de ponta

Esse é o critério de compra mais relevante. As canetas de ponta fina e extra fina são indicadas para desenhos e escrita, já que a ponta permite uma maior precisão do traçado.

Já as canetas de ponta chanfrada costumam figurar como recomendação para marcações ou caligrafias estilizadas. Existe outro tipo de ponta que também é bem interessante para desenhos e caligrafia: a estilo pincel.

Formas de conservar uma caneta hidrográfica

As canetas hidrográficas têm como maior desvantagem o fato de estragarem com mais facilidade do que as esferográficas. Entretanto, determinadas práticas ajudam você a fazer sua caneta durar um período maior. Lembre-se de que o produto exige um bom investimento, por isso todo cuidado é pouco.

A regra número um para a conservação de qualquer tipo de caneta, seja ela hidrográfica ou esferográfica, é não esquecer de colocar a tampa. Com proteção, a tinta dentro da caneta corre menos risco de secar.

Caso a tinta seque, não há outra solução que não seja jogar o produto fora, no lixo. Portanto, mantenha a sua caneta tampada e a ponta sempre recolhida, se possível.

Regra número dois: jamais deixe as suas canetas expostas ao sol, pois elas correm o risco de secar (hidrográficas) ou estourar (esferográficas). As canetas hidrográficas podem ser armazenadas tanto na vertical quanto na horizontal.

Algumas canetas tipo marcador para quadro branco são recarregáveis, ou seja, têm um reservatório que possibilita o preenchimento com tinta. Já as canetas hidrográficas, destinadas à pintura ou caligrafia, não oferecem recarregamento.

Desta maneira, conforme forem ficando velhas, comece a guardá-las na vertical, com a ponta para baixo. Assim a tinta chegará até o feltro com maior facilidade e a caneta durará mais tempo.

Existem algumas dicas bastante úteis para fazer a sua caneta voltar a funcionar, se necessário. No caso das canetas esferográficas, fazer movimentos circulares em um papel ajuda a ponta a voltar ao normal, enquanto as canetas de gel precisam ser sacudidas com muita intensidade para que a tinta volte a operar.

No entanto, essas dicas não surtem o mesmo efeito com relação a canetas hidrográficas. Se a sua caneta hidrográfica parou de funcionar, o que você pode fazer é inverter a posição da ponta.

Abra a caneta, retire a ponta de feltro com uma pinça e inverta a posição da ponta. Você vai perceber na mesma hora que a tinta sai com mais facilidade. O único problema é que nem todas as canetas podem ser “desmontadas”.

Cuidados com o uso da caneta

As crianças adoram usar canetas hidrográficas, em especial para pintar desenhos. Muitas marcas fabricam seus modelos à base de água, entretanto, algumas canetas têm álcool em sua composição. Portanto, os pais devem permanecer de olho aberto quanto ao uso e considerar que, justamente por conta do álcool, há produtos que secam de modo mais fácil.

Assim como todas as outras canetas, o pigmento usado nas tintas é extraído de materiais orgânicos e sintéticos. Independentemente do modelo de caneta que o seu filho usa, fique atento para que ele jamais leve o item à boca. Para os adultos, o uso desses produtos não oferece nenhum risco.

As canetas hidrográficas são a sensação do momento, e suas tintas de cores vivas chamam a atenção da garotada. Agora que você já sabe que elas costumam custar mais caro, fique atento ao preço das lojas e procure promoções. E é claro, não se esqueça de armazenar as canetas conforme as nossas dicas!

Ficou interessado em comprar as canetas hidrográficas? Está em busca de produtos de qualidade com preço justo? Então entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre a PORT!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Este post tem 2 comentários

  1. Como Fazer Pintura Hidrográfica

    Oi sou a Vania de Oliveira e gostei muito do seu site, vou acompanhar o seus artigos. seu site tem vários conteúdos bons parabéns.

    1. PORT

      Olá Vania, boa tarde
      Que mensagem boa e cheia de positividade para alegrar o nosso dia, gratidão!
      Ficamos felizes que tenha gostado, volte sempre que desejar ♥️

Deixe um comentário

Fechar Menu