Como a apresentação de documentos é importante para o projeto?

Entre os vários desafios que a realização de um projeto traz, uma etapa essencial é mostrar a proposta, seja para participantes, seja para chefias imediatas, patrocinadores e investidores. Por isso, é fundamental que os registros do empreendimento estejam bem organizados. Uma boa apresentação de documentos é o primeiro passo para passar uma impressão positiva e demonstrar a qualidade do seu trabalho.

Mas é preciso tomar diversos cuidados para que as informações sejam bem sistematizadas. Quer saber qual a importância da apresentação de documentos e conferir dicas de como fazer bem esse processo? Leia nosso post e entenda mais sobre o tema!

Qual a importância de fazer uma boa apresentação de documentos para um projeto?

A forma como um profissional entrega um projeto diz muito sobre ele. Materiais de qualidade, bem-cuidados e preservados demonstram que você tem uma postura cuidadosa com o seu trabalho. O contrário, ou seja, recursos de baixa qualidade e mal cuidados, transmite uma imagem muito negativa. Isso indica falta de investimento na carreira e também desvalorização das etapas iniciais de um empreendimento.

Ao mostrar um projeto para investidores e superiores, pense que a apresentação de documentos espelha como você se posiciona na sua carreira. Assim, dê importância à escolha dos recursos adequados e se esforce para preservar folhas, pastas, portfólios, documentos e equipamentos que utilizar.

Como entregar documentos bem-apresentados?

Para entregar documentos bem-apresentados, avalie os itens a seguir:

Diagramação

A diagramação é a formatação do documento de acordo com a via em que ele vai ser publicado. Ela é decisiva para a atratividade do conteúdo e para a transmissão de uma imagem positiva do autor do registro. Com uma boa estética visual, o texto fica mais agradável de ser lido e passa também uma impressão de organização e cuidado.

A apresentação das informações deve ser feita com destaque em títulos e subtítulos, de forma padronizada. Não utilize efeitos excessivos na fonte. A disposição de imagens deve ser feita em harmonia com o texto e legendas devem ser inseridas nelas.

Escrita

Demonstrar um bom conhecimento da língua portuguesa é muito importante para ter credibilidade no mundo dos negócios. Isso não significa utilizar uma linguagem rebuscada, mas, sim, saber se expressar com clareza obedecendo às normas gramaticais.

A escrita deve ser clara, precisa e contundente. Evite rodeios: vá direto ao ponto, fale com objetividade. Organize bem os parágrafos de forma a abordar todos os eixos temáticos do tema e construa uma progressão de ideias.

Em apresentações virtuais de slides, faça mais de uma revisão para checar o português do documento. Lembre-se de elaborar slides com pouco texto e um bom espaçamento entre cada tópico, para facilitar a visualização do conteúdo.

Papel

A escolha dos papéis deve ser adequada para a ocasião. Para apresentações formais, dê preferência à folha A4, com a escrita em fonte preta. O papel branco é uma ótima alternativa para utilizar em seu trabalho, especialmente pela fidelidade de cores da impressão. Há diversas marcas no mercado que produzem esse recurso em florestas certificadas e plantadas, garantindo mais sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

Para mostrar esquemas ou projetos para obras, você pode optar por folhas de tamanho maior. Invista em papéis de boa qualidade e mantenha o material em locais seguros, como pastas e portfólios. Folhas sujas e amassadas podem ser comprometedoras para a sua imagem enquanto profissional.

Equipamentos de informática

Cada vez mais as apresentações de documentos demandam recursos digitais. Assim, ter bons artigos de informática é muito importante para passar uma boa imagem. Isso significa contar com equipamentos e acessórios que tenham bom custo-benefício e qualidade. Além disso, caso tenha que utilizar softwares, adquira as licenças pagas para usar os programas. Encare essas despesas como um investimento na sua carreira.

Fazer uma boa apresentação de documentos é fundamental para garantir a construção de uma imagem positiva para o profissional. A qualidade e o cuidado com os recursos utilizados é um fator de peso na avaliação dos superiores. Ter atenção ao material, à diagramação e a quaisquer outros itens utilizados é fundamental para conseguir apoio nos seus empreendimentos.

E então? Gostou de saber mais sobre a importância da apresentação de documentos? Aproveite e compartilhe este post com seus colegas nas redes sociais!

PORT

Na loja PORT você conta com diversos produtos para papelaria, informática e escritorio. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu