Como adaptar a rotina com a volta às aulas? 6 dicas para preparar as crianças para o início das aulas

Voltar às aulas é um momento de animação e nervosismo, tanto para as crianças quanto para os pais. Grandes mudanças são difíceis para qualquer um, porém elas podem ser especialmente difíceis para os nossos pequenos. 

Se seu filho está no processo para começar o ensino fundamental, aqui vão algumas dicas do que fazer na semana anterior ao início das aulas, para preparar as crianças para voltar à escola se sentindo seguras e prontas!

1. Alterar gradualmente os hábitos na hora de dormir e acordar

Não é fácil acordar cedo logo no primeiro toque do alarme – poucas pessoas têm essa facilidade. A maioria dos pais sabem que crianças não lidam muito bem com mudanças drásticas na rotina. E é por isso que é super importante ajudá-las a, lentamente, se acostumarem a acordar mais cedo do que estavam acostumadas enquanto estavam de férias. Afinal, ninguém gosta de acordar com pressa e ter crianças mal humoradas antes de ir para a escola não é uma situação ideal. 

Então, como acostumar as crianças a acordarem cedo? Nas duas semanas antes da volta às aulas, comece mudando o horário de dormir e acordar do seu filho, adiantando de 15 a 20 minutos. 

Por exemplo, se ele (a) dorme às 22 horas, agora passará a dormir 21h40, no máximo. Se ele(a) acorda às 09 horas, agora acordará às 08h40. Adicionando esse hábito na rotina, ajudará a criança a se familiarizar com o ato de acordar cedo e dormir cedo até o início das aulas efetivamente. Você irá se agradecer quando as crianças se acostumarem com a rotina escolar! 

2. Comece a criar o hábito de incentivar seu filho a arrumar a mala e separar a roupa da escola na noite anterior

Todos nós já tivemos aquelas manhãs em que não conseguimos decidir qual roupa usar ou não conseguimos achar um documento importante para poder sair – o que torna o início do dia algo estressante e caótico. Na semana anterior a volta às aulas, ajude seu filho a implementar o hábito de separar a roupa e arrumar a mochila da escola na noite anterior. Assim, ao acordar, já estará tudo pronto para se arrumar e sair, sem atrasos e sem estresse. Além disso, ajuda as crianças a se familiarizar com o vocabulário e também aumenta a autonomia dela sob a rotina. 

Outro ponto que pode ajudar também é criar listas visuais para eles, por exemplo:

O que colocar na mochila?

  • Livros
  • Pastas
  • Agenda
  • Materiais para escrever 
  • Materiais de artes
  • Um brinquedo que ele goste e se sinta seguro
  • Lanche para o recreio 

Dica: ao fazer a lista, insira o uso de artigos de papelaria coloridos, como: posts-its, papel sulfite colorido, marca texto de cores divertidas, pois isso facilita na leitura, tornando a organização mais visual para a criança.

Ajude-o a definir um lugar para sempre deixar e arrumar a mochila, assim se torna automático esse processo de organização e ele sempre saberá onde está a mochila dele de manhã, evitando atrasos. 

3. Torne o aprendizado divertido

Dizer adeus às férias pode ser um pouco difícil. Porém o ano escolar é cheio de acontecimentos interessantes, matérias novas, amigos novos (e reencontro com os antigos), enfim, existem vários motivos para ficar animado para voltar às aulas! 

Por isso, nas semanas anteriores à volta às aulas, tente animar as crianças sobre aprender coisas novas e atiçar a curiosidade deles para os mais diferentes tópicos que eles irão aprender. 

Um ótimo jeito de atrair as crianças para o aprendizado enquanto ainda estão de férias é jogando alguns jogos de lógica ou literatura, como por exemplo incentivando alguma leitura, algum jogo interativo envolvendo matemática, etc. Uma boa ideia é tornar isso parte da rotina da família, criando dias como ‘Quarta Feira da Matemática’, ‘Quinta Feira da Leitura’, ‘Sexta Feira da Ciência’, entre outros.  

4. Insira seu filho na tarefa de comprar materiais

Comprar materiais escolares pode ser muito divertido para nossos pequenos. Toda criança gosta de escolher a estampa do caderno, a lancheira que vai usar, o estojo de algum personagem que está na moda, qual lápis de cor comprar, enfim, a hora de comprar material pode ser muito legal e criativa para a criança. 

É importante envolvê-la nesse momento para que ela escolha seus materiais (de acordo com o que a escola pede) e também para aprender um pouco mais sobre finanças, por exemplo: estipular uma quantia simbólica para que a criança escolha o estojo que vai utilizar naquele ano, ou para escolher qual agenda irá comprar e assim vai.

5. Mude o horário das refeições

Refeições e lanches são uma das partes mais importantes do nosso dia. Se seu pequeno está acostumado a comer um lanchinho a qualquer momento durante o dia, pode ser que tenha problemas na transição para a rotina da escola, onde geralmente se tem uma pausa (no máximo duas) para comer o lanche e almoço. 

Queremos que nossas crianças foquem no que estão aprendendo na sala de aula e não se preocupem com estar com fome. É por isso que é super importante que as crianças tenham uma rotina alimentar similar à rotina da escola.

Procure saber qual horário de lanche e almoço na escola para que você possa replicar o mais próximo possível em casa, evitando que seu filho estranhe quando voltar às aulas. 

6. Converse com seu filho sobre diferentes situações que podem ocorrer na escola

Voltar às aulas pode ser intenso e cansativo para qualquer um. Para ajudar as crianças a se prepararem para algumas situações que podem ocorrer, você e sua família podem encenar algumas situações diferentes que acontecem na escola. Escreva algumas situações em cartões e façam um teatro em família. 

Isso vai ajudar os pequenos a lidarem melhor com possíveis situações e também é divertido para eles, além de aliviar a ansiedade e estresse que essas situações geralmente causam. Vocês podem atuar sobre o que fazer em certos casos e sobre o que não fazer em certos momentos. Adicionar fantasias é uma ótima ideia de manter as crianças entretidas! 

Algumas ideias de situações para criar com as crianças:

  • Você quer ler um livro mas alguém chegou primeiro e está lendo. O que fazer? O que não fazer?
  • Você vê outra criança empurrando alguém no parque. O que fazer? O que não fazer?
  • Você precisa ir ao banheiro, mas a professora está falando com os alunos. O que fazer? O que não fazer? 
  • Você abre sua mochila e percebe que esqueceu o caderno em casa. O que fazer? O que não fazer? 

Quando falamos de voltar às aulas, o segredo é a preparação, tanto das crianças quanto da família como um todo. Quando acostumamos os hábitos e rotinas de forma similar à escola e quando preparamos os pequenos para possíveis situações corriqueiras, eles se sentem mais seguros, confiantes e animados para aprender e se desenvolver!

Na loja Port você conta com diversos produtos de informática, papelaria, material escolar e muito mais. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu