Como escolher e organizar a mochila escolar para seu filho?

A mochila infantil é mais do que um item em que eles guardam os livros e cadernos. A mochila é onde eles guardam os lanches, as roupas quando vão dormir fora, além de ser algo que é da responsabilidade da criança, algo que eles podem chamar de ‘meu’. 

Para te ajudar a encontrar a melhor mochila escolar, recomendamos seguir essas sete dicas. 

1. Escolha o tamanho ideal

O maior erro que vemos por aí são as escolhas de mochilas muito maiores do que a criança pode carregar. É recomendável comprar uma mochila escolar que tenha o tamanho adequado para o seu filho agora, ao invés de adquirir uma mochila muito grande esperando que eles se adequem e usem essa para o resto do período escolar. Se adultos não gostam de usar mochilas no tamanho errado, crianças também não. 

Como saber se uma mochila é muito grande para a criança? Bom, uma mochila escolar pode ser considerada de tamanho inadequado se a mesma ficar pendurada na parte inferior, perto da lombar. O ideal é que a parte superior da mochila fique de 2-5cm abaixo do começo dos ombros do seu filho. Certifique se as alças do ombro não estão entrando nas axilas ou até mesmo se a mochila não está caindo nas costas dele. 

Se você está comprando uma mochila escolar online, você pode medir o comprimento das costas do seu filho para ter uma noção de tamanho:

  • Meça a distância entre a vértebra mais ressaltada do pescoço (no mesmo nível dos ombros) e o topo dos ossos do quadril;
  • Compare essa medida com a altura listada para cada mochila;
  • Isso é um bom jeito de verificar se uma mochila tamanho adulto também serve para crianças mais velhas.

2. Procure por alças confortáveis

Certifique-se que as alças do ombro possuam revestimento para conforto, ou seja, o ideal é que as alças não sejam muito finas e nem muito estreitas. Além disso, procure por mochilas com alças de tamanho infantil e com o comprimento traseiro mais curto. Se você optar por uma mochila para adultos ou adolescentes para seu filho usar, as alças e o comprimento das costas será muito grande e desconfortável para a criança. 

Se possível, convença-os a utilizar as duas alças quando for usá-la por aí. Usar as duas alças ao invés de uma reduz a tensão no ombro. 

3. Procure por uma mochila escolar com alça peitoral

Uma alça peitoral é uma alça que atravessa horizontalmente o peito e faz com que as alças do ombro fiquem no lugar correto, para que o peso seja distribuído por igual. Tente encontrar uma mochila que tenha uma alça peitoral ajustável que cruze no meio do peito; a maioria das alças peitorais tem uma mecânica de subir e descer para se posicionar no lugar correto. 

Como as mochilas escolares vão aumentando de tamanho para adolescentes e universitários, uma alça na cintura também pode ajudar na distribuição de peso dos ombros. 

4. Pense a frente

Mochilas são jogadas no chão, chutadas embaixo dos bancos e arrastadas pelos parquinhos. É interessante escolher uma mochila escolar elaborada com um material mais resistente para que aguente esses impactos comuns do uso infantil. Além disso, é importante verificar a qualidade das costuras; se você consegue facilmente contar o número de pontos dados na mochila, é melhor buscar por uma mochila mais compacta, pois poucos pontos de costura significam que a costura irá se desfazer mais rápido. 

Por último mas não menos importante, certifique-se que dentro da mochila escolar tenha costuras cobertas e revestidas por tecido – se você conseguir ver as bordas, provavelmente aquela mochila não vai durar muito tempo. 

Se sua criança crescer e a mochila ficar pequena, uma mochila de boa qualidade pode ser utilizada para outras funcionalidades ou até mesmo utilizada para o filho mais novo, um primo mais novo, etc.

5. Fique atento ao peso 

Desde lanches até laptops, as crianças têm muitos itens para carregar, porém é importante que a mochila escolar não esteja muito pesada. Uma mochila muito grande pode ser tentadora para colocar todos os itens escolares, porém isso faz com que as crianças sejam puxadas para baixo, já que, mesmo com a mochila cabendo todos os materiais, ela terá mais peso do que crianças podem carregar, por isso é tão importante adquirir uma mochila do tamanho ideal para a idade do seu filho, já que crianças não devem carregar mais do que 10-12% do peso total do corpo nas mochilas escolares.  

Veja o que eles realmente precisam carregar no dia-a-dia. A mochila aguenta carregar o lanche de forma confortável para seu filho? É possível que seu filho leve a garrafa de água vazia e encha na escola, para que a mochila fique mais leve no caminho para a escola? Eles precisam levar todos os livros para a escola todos os dias ou podem levar somente aqueles que são realmente necessários, de acordo com as aulas? 

Você pode também ensiná-los a posicionar os itens mais pesados, como livros, na parte mais próxima das costas. Essa técnica de arrumar mochila ajuda a manter as crianças com o peso bem distribuído enquanto eles estão em movimento e reduz a tensão nos ombros. 

6. Preste atenção nos zippers 

Os zippers podem ser a primeira coisa que quebre numa mochila escolar, então é importante ter uma atenção redobrada para eles! Procure mochilas que tenham zippers de qualidade.

7. Procure por recursos que facilitam a vida

Bolsos para organizar são apenas o começo. Procure também por esses recursos facilitadores quando estiver comprando uma mochila escolar: 

  • Bolsos laterais: Ótimos para guardar garrafas de água, luvas ou guarda-chuvas.
  • Divisórias de pano: Se eles precisam levar eletrônicos, certifique-se que a mochila tem uma separação especial para notebooks ou tablets (veja se cabe o eletrônico que você precisa).
  • Suporte de chaves: Para que eles não percam a chave de casa e que tenha fácil acesso, sem precisar tirar tudo da mochila para poder destrancar a porta de casa. 
  • Faixas refletivas: Por segurança, já que eles podem voltar em momentos que já está escuro lá fora.
  • Etiqueta para colocar o nome: Alguma área dentro da mochila para que eles possam colocar o nome de quem pertence a mochila, em caso de perda. 

Agora que sabemos como comprar uma mochila escolar ideal, vamos para algumas dicas de como organizar essa mochila

  1. Limpar a mochila

Se uma embalagem de iogurte explode na mochila do seu filho, talvez seja tentador colocar a mochila dentro da máquina de lavar… porém essa é uma mistura que não dá certo. O revestimento e os refletivos que tornam a mochila confortável e visível, não se dão muito bem na máquina de lavar. Esses itens podem ser danificados pela movimentação grosseira da máquina e o calor da secadora pode também ressecar o tecido impermeável.

Ao invés de lavar na máquina, deixe a mochila de molho em água morna com sabão neutro. Esfregue a sujeira com uma esponja e depois lave muito bem. Deixe secar bem no sol antes de você devolvê-la para seu filho para mais um dia cheio de ação. 

  1. Tirar o excesso de itens da mochila

É bem provável que seu filho esteja carregando coisas que não são necessárias. Por exemplo: papéis de rascunho que não são mais necessários, um caderno usado do semestre passado, canetas que não funcionam mais, bilhetes de amigos… Reveja todos esses itens e separe o que será guardado em casa e o que será descartado. 

  1. Separar e organizar

É aqui que entra a parte pesada, literalmente. Divida todos os itens escolares e suprimentos em categorias. Você pode agrupar os itens que seu filho mais usa de acordo com cada aula ou outro sistema que funcione para vocês. Separe esses itens em pilhas por enquanto. Voltaremos para eles no item 6. 

  1. Guardar bem seus eletrônicos

Se seu filho está levando algum eletrônico para escola (como laptop ou tablet), certifique-se de que está sendo guardado na divisão específica para isso, próximo das costas. 

  1. Fazer uso dos bolsos

Toda mochila escolar tem bolsos. Guarde calculadoras, estojos, agenda, guarda chuva, garrafa de água, ou qualquer outro item que caiba nesses bolsos. É uma ótima opção de aliviar o espaço da mochila.

  1. Divida os materiais escolares em categorias e guarde-os

Lembra das categorias definidas no item 3? Agora é a hora de colocar todos os itens de volta na mochila! Separe os papéis soltos e agrupe-os em um fichário, por exemplo. Guarde todos os lápis de cor em um estojo próprio para isso. Coloque todos os itens em seus devidos grupos, deixando o laptop/tablet sempre na parte de trás da mochila, perto das costas. 

  1. Organizar os itens por prioridade

Coloque os itens escolares em ordem de prioridade de uso. Se a primeira aula do seu filho for a aula de artes, é interessante colocar os materiais de artes em evidência, para que seja mais rápido e fácil o acesso. 

  1. Organizar o lanche 

Se seu filho leva lanche para a escola e a mochila já está muito cheia, considere utilizar uma lancheira escolar e levá-la separadamente. 

Na loja Port você conta com diversos produtos de informática, papelaria, material escolar e muito mais. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

O Dia dos Namorados está batendo na porta e a busca pelo presente perfeito já começou. Essa é uma ótima

Os consumidores estão sempre em busca de alta qualidade, eficiência e economia no ativo e inovador mundo da tecnologia. Esse

Já é hora de começar a pensar em encontrar o presente perfeito para a namorada. Essa tarefa é desafiadora, mas

Deixe um comentário

Fechar Menu