Saiba agora como escolher um projetor de imagem ideal para você!

Tempo de leitura 6 min
Cartucho de Plotter Original HP é na PORTPowered by Rock Convert

Versatilidade é a palavra-chave para definir o uso dos projetores. Presentes nos ambientes familiares, acadêmicos e corporativos, eles são uma ferramenta importante para a exibição de imagens. Mas diante de tantos usos, como escolher um projetor de imagem que atenda às suas necessidades?

É preciso ficar atento a alguns critérios antes de adquirir o produto, pois, além da utilidade, você deve levar em consideração as condições de cada ambiente onde o aparelho será utilizado.

Neste post nós vamos ajudar você nessa missão. Para isso, apresentamos o funcionamento desses aparelhos e 4 dicas para você escolher o projetor de imagem ideal. Vamos lá?

O que é um projetor de imagem?

Este tipo de projetor é um aparelho óptico capaz de reproduzir imagens reais e maiores que os objetos reproduzidos graças à sua lente convergente.

Ele pode transmitir vídeos, fotos, planilhas, slides e filmes e funciona com diferentes mídias, como caixas de som, telas de projeção, CD e DVD player. Por isso, esses aparelhos também são conhecidos como projetores multimídia.

Por que você deve adquirir esse aparelho?

Todo o potencial de exibição de imagens ainda não convenceu você a comprar um projetor? Nós destacamos aqui alguns bons motivos que farão você mudar de ideia. Confira!

Compartilhamento de informação

Na escola ou em uma sala de reuniões, os projetores ajudam no compartilhamento de informação para o maior número de pessoas, sem que seja necessário imprimir o material compartilhado, por exemplo.

Em casa, o projetor multimídia pode servir também para compartilhar fotos das festas, viagens e outros momentos em família.

Uma sala de cinema em casa

Pensando em criar um home theater em casa? O projetor pode oferecer uma experiência superior quando comparada aos televisores — e com um melhor custo-benefício. Assim, o filme do final de semana se transforma facilmente em uma sessão de cinema especial.

Facilidade de manuseio

Os projetores são produtos muito fáceis de serem utilizados, pois possuem um controle remoto parecido com o de outros dispositivos eletrônicos. Então, você não vai precisar se preocupar em administrá-lo enquanto comenta os slides com os indicadores de desempenho durante uma reunião com a equipe, por exemplo.

Alta durabilidade

A vida útil dos projetores é muito alta, mesmo no caso dos produtos que são utilizados em ambientes acadêmicos e corporativos. Para você ter uma ideia, a vida útil dos modelos de projeção nesses locais é de até 20 mil horas.

Outra vantagem dos projetores de imagem é que eles são produtos de baixa manutenção. Isso quer dizer que você não terá despesas constantes para manter o aparelho funcionando, desde que seja respeitado o tempo certo para a troca das lâmpadas dos projetores. Elas têm uma duração que varia entre 1500 e 2000 horas, o que corresponde a uma média de 2 anos de uso.

Viu como em casa, no trabalho, na escola ou em qualquer ambiente onde seja necessária a exibição de imagens os projetores são a melhor alternativa? Descubra a seguir o que considerar no momento de adquirir o aparelho ideal para você.

Como escolher um projetor de imagem? 4 dicas para você considerar antes da compra

Como qualquer tecnologia, é preciso analisar as configurações técnicas dos projetores para descobrir se o produto atende às suas necessidades. Veja a seguir as dicas para avaliar na hora de adquirir seu projetor.

Na PORT tem Cartucho Original HP com Frete GrátisPowered by Rock Convert

1. Escolha o ambiente onde o projetor será utilizado

Saber de antemão o local de uso do projetor de imagem é importante porque esse aspecto interfere no controle de luminosidade e, consequentemente, na resolução alcançada.

Os projetores utilizam um canhão de luz para exibir o conteúdo e a potência luminosa é chamada de lúmen. Quanto maior for o controle de luminosidade no local — possibilidade de deixá-lo mais escuro ou claro — menor o número de lúmens necessários para a projeção.

Ou seja, salas escuras são ideais para projetores de mil lúmens, enquanto ambientes mais abertos exigem aparelhos com cerca de 5 mil lúmens.

E ainda há a questão de estrutura. Se o aparelho for mantido fixo no teto, por exemplo, é preciso pensar em um modelo mais leve e prático e que possa ser controlado sem a necessidade de subir até ele.

2. Calcule a distância da projeção

Outro fator também ligado ao local de uso do projetor é a distância da projeção.

Os aparelhos precisam de uma distância mínima para fornecer imagens com a qualidade desejada. É preciso manter um recuo médio de 80 a 180 centímetros entre o equipamento e a parede ou tela de projeção.

3. Considere a quantidade de público

Ter em mente uma média do número de pessoas que vai assistir às exposições ou apresentações também é importante. Projetores de menor potência refletem imagens menores, perfeita para ambientes com pouca audiência.

Já os projetores com maior potência possibilitam a exibição em telas maiores com mais qualidade de imagem, permitindo que um público maior possa assistir à exibição.

4. Defina o principal uso do aparelho

Você quer um projetor para casa ou para o trabalho? Diferentes usos dos projetores exigem modelos específicos, pois cada um é adequado para o tipo de imagem projetada mais frequentemente.

Ambientes corporativos, por exemplo, projetam com mais regularidade imagens estáticas, como slides e documentos. Os modelos com resolução XGA (1024 x 768 pixels) e SVGA (800 x 600 pixels) oferecem resultados bastante satisfatórios.

Já no ambiente doméstico há uma maior exibição de conteúdos com imagens em movimento ou de maior resolução, como jogos, filmes e fotografias. Aqui, modelos HD (1280 x 720 pixels), Full HD (1920 x 1080 pixels) e WUXGA (1920 x 1200 pixels) podem ser uma boa opção de projetor de imagem.

Onde comprar seu projetor?

Você já sabe o que analisar durante a escolha de seu projetor de imagens e é hora de decidir onde adquirir o produto. Vá até uma loja Port e aproveite também para renovar os estoques de papelaria e escritório durante a visita. Mas se você gosta de praticidade e prefere comprar sem sair de casa também não tem problema. E a entrega é feita em todo território nacional.

Neste post você conheceu algumas das utilidades e como escolher um projetor de imagem. Para isso, considere a iluminação do ambiente onde ele será utilizado, o número de pessoas que assistirão às imagens projetadas e o principal uso.

Agora dê uma conferida nas ofertas de telas e projetores em nosso site e encontre o modelo ideal para atender às suas necessidades!

PORT, distribuidor oficial EpsonPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up