Como escolher uma boa lixeira?

Comprar uma lixeira parece ser algo muito simples, que não exige tomar decisões muito grandes. Mas é justamente na hora que encontramos a variedade de modelos existentes é que vem aquela dúvida: e aí, qual vou levar para casa?

Se você já passou por isso e quer facilitar a escolha, vem com a gente! Preparamos este post com dicas importantes de como escolher uma boa lixeira e voltar para casa satisfeito com a sua aquisição. Para saber como fazer, continue a leitura!

Qual o melhor material para lixeiras?

No momento de escolher qual lixeira comprar, temos uma série de critérios que podem ser levados em consideração. Um deles, ao qual é dado grande importância, é o material de produção.

Modelos de lixeira em aço inox são bem populares e têm maior resistência e durabilidade. Entretanto, por serem um pouco mais caras, costumam ser preteridas pelas lixeiras de plástico, mais baratas e leves. Há ainda as feitas em polipropileno (PP), um material mais durável, que são opções com design mais elegante e ótimo custo-benefício.

Agora, qual desses materiais é melhor para uma lixeira? Difícil responder essa pergunta. Todos têm as suas vantagens e aí a decisão fica por conta do gosto de quem vai comprar.

Como escolher a cor e o design das lixeiras?

A preferência pessoal também costuma determinar o julgamento de outros fatores levados em conta no momento da compra, entre eles a cor e o design do objeto.

Tem gente que se interessa por cores mais neutras, como preto, branco ou metálico, que combinam facilmente com qualquer ambiente. Mas cores mais chamativas, como amarelo e vermelho, também têm seus fãs e deixam os lugares mais vivos e alegres.

Em relação ao design, também é um critério que divide opiniões. Existem pessoas que preferem algo mais minimalista, outras buscam lixeiras mais modernas e, ainda, aquelas que preferem algo clean. Da mesma forma que a cor, a escolha do design também pode ser bastante influenciada pelo ambiente e como ela irá combinar com o local.

Capacidade

A quantidade de lixo produzido também é decisiva e super importante na hora de escolher o melhor modelo de lixeira.

Para lugares em que há elevado descarte de lixo, como escritórios ou locais públicos, é preferível optar por lixeiras com capacidade maior. Elas irão armazenar maior quantidade e poderão ser trocadas uma única vez, ao fim do dia.

Por outro lado, é recomendado lixeiras de menor capacidade para banheiro e cozinhas, onde o acúmulo de sujeira pode causar mau odor.

Material

Aço ou plástico, eis a questão? Essa costuma ser a dúvida existencial de quem vai comprar lixeiras, por isso resolvemos falar um pouco mais sobre os materiais.

A grande verdade é que, embora esses sejam os tipos de lixeira mais populares, há uma grande variedade de lixeiras produzidas a partir de outros insumos. Para facilitar a sua vida, vamos apresentar alguns outros exemplos, olha só:

  • Metal
  • Ferro
  • Porcelana
  • Fibra
  • Polietileno (PE)
  • Polipropileno (PP)

Como alguns modelos são populares e encontrados com mais facilidade, resolvemos trazer outras informações sobre eles que poderão te ajudar a fazer uma escolha.

Lixeira de plástico

Uma certeza que nós temos é que as lixeiras de plástico estão presentes no lar de grande parte dos brasileiros. Dúvida? Procure bem pela casa que você deve encontrar, hein?!

Por trás de toda essa popularidade estão o baixo custo de compra, a leveza do material — que permite transportar para outros lugares —, a durabilidade e a facilidade de limpeza e higienização apresentados por esses modelos.

No site da PORT, você encontra diversas opções de lixeiras de plástico, incluindo a Lixeira Útil Gold Mix Preto 5 Litros Tramontina, que apresenta um design estiloso e elegante e cai bem para deixar qualquer banheiro mais limpo e organizado.

Lixeira de aço

Já as lixeiras de aço costumam ser a melhor escolha para escritórios e ambientes corporativos. Além de serem objetos com maior longevidade, elas costumam se destacar pelo design sofisticado, que conversa bem com vários ambientes.

É importante destacar que elas não se restringem ao popular aço inox, podendo ser feitas também de outros tipos, como o aço galvanizado ou o aço carbono.

Se você gostou da nossa dica de lixeira de plástico, fica que aqui também vai ter. A Lixeira Institucional 65 Litros Basculante Tramontina é uma excelente escolha para ambientes corporativos, pois tem grande capacidade de armazenamento de lixo e possui tampa basculante, que não deixa o conteúdo descartado exposto.

Lixeira inox

Está aí outra queridinha quando o assunto é lixeira: as de aço inox. De cara é fácil dizer porque elas são tão populares, uma vez que apresentam enorme resistência e durabilidade, além do estilo mais refinado.

Outro fator de destaque é que elas são consideradas mais higiênicas, uma vez que sua superfície lisa é menos propensa ao acúmulo de bactérias. Juntando as razões, fica fácil gastar um pouco mais e optar pela lixeira inox.

Você pode, então, investir na limpeza e decoração do seu banheiro com a Lixeira Útil Black 5 Litros Tramontina, que tem o corpo e a tampa feitos em aço inox e apresenta um design elegante ao ambiente.

Lixeira de metal

As lixeiras de metal têm como grande atrativo serem bastante versáteis. Elas podem levar organização e bom gosto para diversos ambientes da casa, como banheiros, quartos e cozinha.

Elas também são leves e o material é de fácil higienização, contando ainda com a vantagem de não absorver o odor em seu interior.

Também vale destacar que esses modelos possuem grande durabilidade, resistentes inclusive ao fogo, o que aumenta a longevidade do objeto na sua casa — é o famoso “só vai trocar se quiser”.

Lixeira ecológica

A questão da sustentabilidade se tornou um tema tão urgente que também é um critério importante de como escolher uma boa lixeira. A opção por lixeiras ecológicas têm crescido muito, especialmente dentro de grandes empresas.

Muitas delas, inclusive, são feitas de materiais reciclados, principalmente a partir do plástico, mostrando que a conscientização começa aí.

A ideia por trás dessas lixeiras é estimular a separação de resíduos, como as que comportam espaço para reciclados e espaço para o lixo orgânico. Algumas trazem ainda tecnologias sustentáveis, como para compactação dos resíduos e painéis de captação de energia renovável.

Mecanismo de abertura

Você prefere aquelas lixeiras com pedal que basta uma pisada para abri-la ou se dá melhor com as de tampas convencionais?

Talvez você nunca tenha parado para pensar nisso. E está aí mais um fator na escolha de uma boa lixeira, os seus mecanismos de abertura. Cada tipo pode ser mais indicado para determinado ambiente, como banheiros, cozinhas, corredores de galerias ou escritórios.

Além dos que já citamos acima, existem as tampas basculantes, também muito populares, e ainda tampas que podem ser abertas a partir de sensores.

Separação do lixo

Vamos voltar a pontuar algo muito importante nos dias atuais que é a separação do lixo e como o tipo de lixeira pode estimular este hábito.
Algumas variedades de lixeiras são produzidas com mais de um compartimento, o que serve para descartar os resíduos no local apropriado. Geralmente, elas possuem um compartimento interno para lixo seco e outro para o lixo orgânico.

Se este fator for imprescindível para você, a sua busca será mesmo por um modelo com essa divisão. O investimento pode ser um pouco maior, mas a sensação é de dever cumprido e colaboração com o meio ambiente.

Quantos litros deve ter uma lixeira de banheiro?

Ter atenção especial com o lixo do banheiro é fundamental para deixar o cômodo sempre higiênico e livre dos cheiros ruins. E isso envolve também a compra de uma boa lixeira.

O tamanho recomendado para um banheiro familiar varia com uma capacidade de 3 a 5 litros. Mas é claro que se a quantidade de resíduos produzidos for maior, o tamanho pode aumentar — ou então a frequência na troca do lixo.

Em banheiros de empresas ou locais públicos, por exemplo, em que o fluxo de pessoas é maior, aí sim é ideal armazenar o lixo em objetos maiores, acima de 10 litros, por exemplo.

Melhores modelos de lixeira

Depois de muitas dicas úteis que vão ajudar a escolher uma boa lixeira, vamos apresentar alguns modelos de qualidade disponíveis no mercado.

Com a variedade que é vendida, é bem capaz que a sua escolha reflita as preferências pessoais. Mas, claro, é preciso levar em consideração questões importantes, as principais delas, a capacidade da lixeira em manter o ambiente limpo e higiênico.

Alguns detalhes, como o design, também podem influenciar. Então vem conferir alguns desses modelos e suas respectivas vantagens. Continue a leitura!

Lixeira com tampa removível

A Lixeira Útil Rose Gold 5 Litros Tramontina entrega tudo o que um lixo de banheiro precisa com um algo a mais: um design elegante com sua cor rose gold, combinando com projetos simples ou mais sofisticados.

Feita em aço inoxidável e com revestimento especial em verniz, ela tem resistência e alta durabilidade. Outro detalhe especial é a presença de aramado interno que permite fixar melhor o saco de lixo.

Lixeira com pedal

Lixeiras com pedal são consideradas mais higiênicas pois evitam o contato das mãos com o cesto. Mas a verdade é que a Lixeira Inox com Pedal 15 Litros Tramontina tem um toque a mais nesse aspecto.

Para facilitar a higienização, ela possui balde interno removível que pode ser retirado para a limpeza. Tem também pegadores laterais para facilitar o transporte. E já que o pedal é o “astro” dessa lixeira, é importante destacar que a sua base é de plástico, evitando possíveis danos ao piso.

Lixeira com tampa giratória

Entre as famosas lixeiras com tampa basculante — ou giratórias — a nossa indicação é a Lixeira Inox Preta 40 Litros Tramontina, perfeita para ambientes corporativos e de alto fluxo de pessoas.

Com essa lixeira, é possível armazenar de forma correta um volume maior de resíduos, sem deixá-lo exposto, passando a sensação de sujeira no local. Sua produção em inox faz do objeto bastante resistente aos mais diferentes tipos de impacto.

Lixeira com sensor

Esqueça tudo o que você já viu sobre lixeiras. Porque a Lixeira Smart Automática 6 Litros Tramontina, essa sim você verá como uma indicação diferenciada.

Seu atrativo principal é o acionamento automático para abertura por meio de sensores infravermelhos, de maneira que não seja necessário tocar o recipiente para depositar o lixo. É um produto moderno, muito sofisticado e que não fica atrás no quesito estilo.

Como funciona a lixeira com sensor?

Tá certo, as lixeiras com sensor são uma novidade tão grande que merecem mais detalhes sobre o seu funcionamento. Primeiro, é importante entender que elas precisam de pilha ou bateria para que funcionem perfeitamente.

A tecnologia é simples e utiliza sensores infravermelhos para detectar a aproximação. Assim, você pode passar a mão perto deste detector para que a abertura da tampa seja acionada e os resíduos sejam jogados fora da forma mais higiênica possível.

Qual a melhor lixeira para banheiro?

Agora nós queremos saber: depois de todas as dicas que você viu até aqui e os diferentes modelos que apresentamos, ficou mais fácil escolher qual a melhor lixeira para banheiro?

Não custa lembrar que a melhor opção é apostar em modelos cuja capacidade não ultrapasse os 5 litros. Lixeiras de pedal também são boas escolhas, já que evitam o contato direto com a tampa.

Para fecharmos com chave de ouro, veja mais alguns modelos e escolha o melhor para o seu banheiro.

Lixeira inox para banheiro

A Lixeira Inox Sofie Translúcido Preto 5 Litros Tramontina tem o tamanho adequado para uma lixeira de banheiro e a abertura é feita por pedal, fazendo deste um modelo ideal.

E como todo mundo adora a sensação de banheiro limpinho, ela conta com proteção antimicrobiana para inibir e reduzir o crescimento de bactérias e fungos, deixando o ambiente ainda mais higienizado.

Lixeira preta para banheiro

Pode falar, lixeira preta combina com qualquer ambiente, inclusive com banheiro. E para deixar o seu mais estiloso, nossa indicação é a Lixeira Útil Black Mix 5 Litros Tramontina.

O cesto de lixo é feito em polipropileno fosco, um dos materiais que oferece o melhor custo-benefício em termos de lixeira. Ela também dispõe de aramado interno para tornar ainda mais fácil a fixação do saco de lixo.

Lixeira branca para banheiro

Agora, se você gosta de algo mais clean, vai adorar a Lixeira Útil Branco 5 Litros Tramontina. Ela também é feita em polipropileno, mas com a tampa em formato basculante em aço inox, mantendo os resíduos sempre tampados.

Temos certeza que ela será a garantia de um produto durável, higiênico e bastante estiloso para o seu banheiro.

Onde comprar?

Pronto, agora que você já sabe como escolher uma boa lixeira, chegou a hora de ir às compras munido de todas as dicas que nós deixamos.

Se você estiver em dúvidas sobre onde comprar, vem um último conselho: do conforto da sua casa, dá para encontrar as melhores lixeiras para sua casa ou escritório no site da PORT.

Usando a nossa pesquisa, é fácil encontrar uma variedade de modelos fabricados em diferentes materiais, com capacidades diversificadas e, o melhor, com qualidade e bom preço. Acesse agora mesmo e confira!

Conclusão

Com todo este conteúdo, não vai ter erro, é só fazer uma pesquisa com calma, pensando no seu gosto e para quais ambientes você pretende comprar as lixeiras.

Além de manter a casa organizada e limpa, a escolha da lixeira pode contribuir para a ornamentação da casa, é só escolher um modelo moderno e que vai trazer um encanto diferente para qualquer ambiente.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado e por isso escolher um bom Headset sem fio é fundamental e

Hoje é dia de falar da tão querida e esperada Black Friday. Trata-se de um evento comercial cuja origem é

A panela certa faz toda a diferença na cozinha, portanto escolher a ideal é fundamental. Isso causa um impacto direto

Fechar menu