Como melhorar a produtividade no trabalho? Descubra agora!

São muitos os obstáculos que podem atrapalhar o desempenho profissional de qualquer um ao longo do expediente: distrações nas redes sociais, falta de organização no ambiente de trabalho, ausência de uma rotina bem definida e a tão indesejada procrastinação.

Todos esses comportamentos têm o potencial de acabar com a produtividade no trabalho, comprometer a qualidade do serviço entregue e o desenvolvimento na carreira. Por isso, listamos neste post as melhores dicas para quem quer melhorar seu rendimento. Curioso? Então, vamos lá!

Organize o ambiente de trabalho

Um local de trabalho desorganizado tira a atenção e suga as energias. Imagine ter de procurar qualquer documento ou mesmo uma caneta em um local cheio de papéis empilhados e materiais jogados de qualquer forma. Portanto, organize tudo, mantendo apenas o essencial sobre a mesa.

Desconecte-se

É bem difícil manter-se focado com notificações pulando nas abas ao lado ou no smartphone, mesmo que elas sejam de assuntos relacionados ao próprio trabalho. Ainda que você não responda aquela mensagem naquele momento, apenas saber da existência dela já é suficiente para atrapalhar.

Por isso, limite a checagem de redes sociais, e-mails e aplicativos de mensagens a intervalos específicos. Se não for possível devido a alguma exigência da sua atividade, restrinja as notificações ao mínimo.

Não tente ser multitarefa

Ser multitarefa não deveria ser considerado uma virtude porque, no final das contas, quem se desdobra em muitas atividades ao mesmo tempo têm grandes chances de não fazer nenhuma delas de forma satisfatória. Mantenha o foco e faça uma coisa de cada vez, mesmo quando as atividades forem simples, como atender a um telefonema ou responder um e-mail.

Liste as suas obrigações

Já teve de fazer algo depois do expediente ou refazer uma tarefa por ter esquecido de algum detalhe importante? Isso provavelmente ocorreu por você ter confiado apenas na memória.

Para contornar isso, adote uma solução simples: faça listas com o que precisa ser resolvido. Essas obrigações podem ser listadas em planilhas, agendas, aplicativos de smartphone ou mesmo num pedaço de papel. Se você quiser ampliar ainda mais o controle sobre sua lista de afazeres, divida as tarefas em categorias de acordo com a dificuldade ou a urgência, por exemplo.

Resolva primeiro o mais difícil

Por meio dessa lista de tarefas é possível dar outro passo rumo a uma produtividade maior: resolva o mais difícil e o que costuma ser mais chato primeiro. Além de aproveitar a energia do começo do expediente, ao tirar da frente logo de cara aquelas tarefas desagradáveis você se motiva para o restante do dia.

Tenha prazos

Estabelecer prazos evita atrasos e ajuda a combater a tão temida procrastinação, uma vez que a possibilidade de uma tarefa sem data limite ser deixada para trás é muito maior.

Na hora de delimitar os prazos, adote sempre que der uma “margem de erro”. Por exemplo, se um trabalho precisa ser entregue na quinta à tarde, estabeleça a quarta de manhã como prazo. Com isso, a chance de atrasos é menor e ainda sobra algum tempo caso algo saia do planejado.

Faça intervalos

Manter o foco por horas a fio é difícil e também compromete a produtividade. Por isso, mantenha o hábito de fazer pequenas pausas regulares. Durante elas, procure se distrair tomando um café, conversando com colegas ou mesmo vendo um vídeo engraçado (só tome cuidado para não extrapolar o tempo!).

Se combinadas e seguidas com disciplina, as dicas deste post têm o potencial de melhorar a produtividade no trabalho da maioria das pessoas. Profissionais mais produtivos apresentam melhores resultados, conseguem mais oportunidades e têm tudo para crescer na carreira.

Quer que seus colegas de trabalho também vejam estas dicas? Então, que tal compartilhar este post com eles nas redes sociais?

Quer o melhor fornecedor para sua empresa? No site da PORT você encontra os melhores materiais de escritório, informática e papelaria. Entre e confira!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu