Como preparar a organização da casa para a volta às aulas? Confira essas 10 dicas imperdíveis!

O início do ano escolar traz também uma nova rotina, com novas atividades e demandas na semana de todos. Pode esquecer as resoluções de Ano Novo, o começo do ano escolar é quando as mamães e papais fazem as resoluções para se organizarem! 

Se preparar para a volta às aulas pode causar algum estresse na sua vida. Para evitar isso, use essas 10 ideias para voltar às aulas com organização e dicas para fazer a transição das férias para o retorno das aulas com facilidade.

1. Criar um calendário com a família

Com a volta às aulas, é provável que a rotina da sua família fique um pouco mais complicada com todas as atividades que a escola pode demandar. Com atividades escolares, lições de casa, rotina de treino de esportes, somado às tarefas diárias que temos no dia-a-dia, a rotina pode se tornar algo bem pesado para acompanhar tudo dentro da nossa cabeça. E geralmente é a mãe que fica responsável por cuidar da organização da rotina de todos. 

O que você realmente precisa é um calendário familiar e agora é o momento perfeito para criar um. Você pode colar um calendário magnético na sua geladeira, usar um calendário de papel colado na parede ou até mesmo criar um calendário digital e compartilhar com todos os membros da família.

Quando todos têm acesso ao calendário familiar, as tarefas e responsabilidades ficam mais visíveis, ajudando todos a se manterem organizados com suas demandas para voltar às aulas. 

Acesse os mais atuais e divertidos artigos para organização, escritório e papelaria na PORT!

2. Crie um espaço para realizar as lições de casa 

As lições de casa começam a surgir juntamente com a volta às aulas. O melhor a se fazer é estabelecer um espaço para que as crianças realizem as lições de casa e que seja um ambiente calmo, sem muito barulho e sem distrações. Se seu filho tem uma mesa para fazer as lições de casa, agora com a volta às aulas é uma boa hora para repor todos os itens escolares indispensáveis, como por exemplo: canetas, lápis, lápis de cor, marca texto, cadernos, cola bastão, entre outros. 

Se seu filho utiliza a mesa da cozinha ou qualquer outro cômodo da casa, tente fazer uma cesta com materiais escolares que podem ser colocados e retirados na hora de fazer a lição, assim não atrapalha a decoração da casa e nem outras pessoas quando forem usar esse espaço. 

Considere também criar divisões nas mesas caso você tenha mais de um filho. É possível fazer essas divisões reutilizando caixas de papel, além de ser um ótimo jeito de minimizar as distrações durante o momento de fazer as lições de casa. 

O espaço para fazer a lição de casa não precisa ser super elaborado, porém é importante ter esse tempo e espaço designado para trabalhos escolares para manter as crianças organizadas e em dia com as demandas da escola. 

3. Criar um compartimento para lanchinhos após a aula

A maioria das crianças, ao chegarem em casa, já vão direto atacar a geladeira procurando por um snack. Se você não gosta da ideia das crianças comendo comida processada, doces, salgadinhos etc, uma ideia legal é criar um compartimento de comidas pré-preparadas depois do lanche escolar. 

Uma ideia para esses lanches é criar um compartimento na geladeira com vegetais e legumes cortados e frutas frescas prontas para serem consumidas, facilitando o consumo desses ingredientes saudáveis. Isso facilita tanto o consumo das crianças quanto a vida das mamães que às vezes passam horas do dia pensando no que dar para as crianças comerem, muitas vezes recorrendo a opções não tão saudáveis. 

4. Criar compartimentos para guardar mochilas e agasalhos

Quem nunca passou pela situação de buscar as crianças na escola e perceber, no minuto que elas chegam em casa, que o casaco e/ou mochila já foram jogados no chão? É muito frustrante! Se você deseja se organizar melhor, é necessário parar com esse hábito antes mesmo de começar. 

Antes de voltar às aulas, pense em um local para guardar as mochilas e casados. Existe algum lugar na sua casa onde você possa colocar ganchos na parede, preferencialmente perto da porta? No closet ou até mesmo dentro do armário? Se sim, essa é uma boa ideia para evitar que a casa fique bagunçada com a volta das crianças da escola. É bom se planejar desde já para pendurar esses ganchos ou para comprar caixas de organização para guardar mochilas e casacos e designar um espaço na casa somente para isso. 

5. Desapegar de algumas roupas e comprar novas

Comprar roupas e uniformes novos na volta às aulas é uma tradição em várias famílias. Geralmente existem bons preços em roupas de crianças e o clima muda quando os pequenos voltam para a escola depois das férias. É muito provável que seu filho precise de alguns itens novos para repor o que eles perderam por terem crescido e perdido desde o ano passado. 

Antes de ir comprar novos itens, se organize em casa e faça uma limpeza nos closets e armários, removendo todas as roupas que não servem mais, pois sempre que compramos roupas novas, é importante que tiremos algumas do armário para doar e também para não sobrecarregar o closet. 

6. Criar uma rotina matinal ou um checklist

Voltar para a escola significa planejamento para as manhãs que virão. A parte matinal do dia é um momento que pode ser um pouco caótico na maior parte das famílias. Se você quer começar os dias escolares com pouco stress, o ideal é planejar uma rotina matinal antes de voltarem às aulas. 

Que horas todos irão acordar? Você precisa de um cronograma para organizar os banhos da família, evitando que outros se atrasem? Quais os planos para o café da manhã? Seus filhos já separaram a roupa para a escola no dia anterior? Ou eles escolhem a roupa de manhã, depois de acordar? É bom responder essas perguntas para criar uma rotina mais fluída e leve, onde todos sabem de suas responsabilidades e tarefas, evitando atrasos e eventuais momentos de estresse. 

Se seu filho tem dificuldade em se concentrar e focar durante a manhã (o que é bem comum até para adultos), considere fazer um checklist visual para que ele vá completando. Isso pode ajudar seu filho a se sentir organizado e, acima de tudo, minimiza a chance de brigas e frustrações entre pais e filhos. 

Dica: para fazer o checklist visual, insira o uso de artigos de papelaria coloridos, como: papel sulfite colorido, post-its, marca texto de cores divertidas, pois isso facilita na leitura e entendimento, tornando a organização mais visual para a criança, evitando esquecimentos e atrasos. 

7. Criar um kit para deixar no carro

Andar preparada é quase obrigatório quando se é uma mãe de criança. Uma ótima dica de se manter organizada para a volta às aulas é ter um kit de emergência com suprimentos no carro. 

Mas o que colocar nesse kit? Desde papel sulfite, posts its, canetas, lápis (para eventuais entregas de lição de casa de última hora ou até mesmo quando precisam da assinatura dos pais em algum momento), até barrinha de cereais, frutas secas, bolacha água e sal para quando o café da manhã passar despercebido, pois sabemos que a rotina pode ser bem corrida durante a semana. É interessante também incluir uma reserva de dinheiro nesse kit, para eventuais situações onde a criança esquece a lancheira (acredite, isso acontece muito!). Quase tudo que pode dar errado pode ser planejado com antecedência e o erro pode ser evitado se você pensar à frente. 

8. Criar uma caixa para documentos escolares e cronogramas

Uma dica importante quando falamos de organização escolar é designar uma caixinha de correspondências para os pais. Nessa caixa as crianças irão colocar eventuais recados que os professores mandarem, alguma advertência que foi tomada, algum documento de permissão que precisa ser assinado, provas que precisam ser vistas pelos pais, lições de casa que precisam de uma revisão pelos pais e por aí vai. A ideia é que essa caixa seja destinada a qualquer documento que a escola envie ou que os pais achem pertinente guardar para não se perder pela casa. 

9. Criar um plano alimentar para os lanches escolares

Agora é a hora de se preparar e organizar para os lanches escolares. O que as crianças vão comer? Você quer estabelecer um lugar com todos os alimentos para que eles mesmos façam os lanches ou você irá preparar para eles na noite anterior/durante a manhã? 

É importante deixar isso pré-estabelecido já que esse é um dos pontos que mais causa atrasos na rotina escolar, pois demanda tempo para pensar no que fazer de lanche e na execução da lancheira. Por isso é essencial que, além de ter um lugar ideal para produzir os lanches, ter um cardápio em mente também pode ser bem prático no dia-a-dia. 

Se seu filho prefere comer na escola, tente descobrir quando e como colocar dinheiro na conta da cantina. Se adiantar nesse ponto significa que você terá menos tarefas na sua lista. 

10. Criar um cardápio para as refeições ou fazer refeições congeladas para o jantar

A parte noturna da semana pode ser bem ocupada durante o ano escolar. Geralmente todos voltam para a casa no final da tarde, tanto do trabalho quanto da escola, além de geralmente terem compromissos fora do horário escolar (como treinos esportivos, aulas de língua estrangeira, etc). Nós geralmente nos vemos jantando cada vez mais tarde ou até mesmo separado da família, cada um comendo em um horário diferente. Além de, às vezes, recorrer a opções não tão saudáveis como refeições prontas congeladas compradas no mercado ou até mesmo fast food

Se organizar agora para cozinhar algumas refeições simples porém completas nutricionalmente é o ideal para manter a sua alimentação e a da sua família o mais saudável possível, pois nada se compara a uma comida caseira, não é mesmo? O que você pode fazer é preparar dois ou três tipos de refeições diferentes e congelá-las em porções individuais, assim todos conseguem comer uma boa comida caseira em qualquer horário que chegar. 

Caso ache que demandará muito tempo para cozinhar dois ou três tipos de pratos diferentes, uma outra opção que pode ajudar na organização na volta às aulas é estabelecer um cardápio para cada semana, comprando todos os itens necessários no início da semana e ir cozinhando ao longo dos dias. Você irá se agradecer por ter algo rápido e saudável para comer e servir para sua família. Dica: para realizar o cardápio da semana e evitar as clássicas perguntas dos pequenos “o que terá de janta hoje?”, “o que vamos comer hoje?”, é interessante fazer um quadro (com folha sulfite ou até mesmo um quadro branco) que contenha as prováveis refeições que serão feitas, assim fica mais fácil para todos visualizarem o que será feito naquela semana.

Na loja Port você conta com diversos produtos de informática, papelaria, material escolar e muito mais. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

O Dia dos Namorados está batendo na porta e a busca pelo presente perfeito já começou. Essa é uma ótima

Os consumidores estão sempre em busca de alta qualidade, eficiência e economia no ativo e inovador mundo da tecnologia. Esse

Já é hora de começar a pensar em encontrar o presente perfeito para a namorada. Essa tarefa é desafiadora, mas

Deixe um comentário

Fechar Menu