Veja 7 dicas de como trabalhar em casa com as crianças

Veja 7 dicas de como trabalhar em casa com as crianças!

Tempo de leitura 5 min
Compre tintas originais Epson e ganhe 3 meses no TidalPowered by Rock Convert

Atualmente, muitos profissionais sonham com a possibilidade de flexibilizar seus horários e trabalhar no conforto de casa. No entanto, para quem tem filhos pequenos, fazer home office vira um grande desafio. Afinal de contas, como trabalhar em casa e ainda assim dar atenção às crianças? 

O home office de fato torna palpável uma participação mais ativa dos pais no cotidiano dos filhos. Por outro lado, para que a carreira profissional não seja afetada, é preciso ter bastante jogo de cintura.

Se você está com dificuldades para conciliar o home office com a criação dos pequenos, saiba que veio ao lugar certo. Continue a leitura deste texto e confira as sete melhores dicas para organizar a sua rotina e otimizar o trabalho em casa!

1. Tenha um local de trabalho dentro de casa

Um dos primeiros passos para saber como trabalhar em casa de forma eficiente é definir um espaço dedicado somente a essa atividade. Algumas pessoas preferem realizar tarefas no sofá da sala, na mesa da cozinha ou até mesmo na cama.

Esses lugares podem até parecer mais confortáveis, entretanto as chances de distração crescem de modo considerável. Na sala de estar, por exemplo, é tentador ligar a TV durante uns minutinhos para distrair a cabeça.

Além disso, ter um escritório dentro de casa figura como excelente maneira de evitar que as crianças interrompam o seu trabalho. Explique aos pequenos que devem respeitar o ambiente laboral e não podem entrar sem antes bater ou pedir permissão. A partir daí, eles também entendem com clareza quando você está ocupado ou disponível.

2. Faça turnos com seu parceiro

Caso conte com um parceiro dentro de casa, o ideal é criar turnos: enquanto um trabalha, o outro cuida dos pequenos. Para que isso dê certo, vocês precisam definir corretamente quais serão os horários de cada um para que nenhum dos dois tenha a produtividade prejudicada.

Em famílias nas quais apenas um dos adultos trabalha em casa, indica-se que a pessoa que sai diariamente fique responsável pelos pequenos durante as refeições. O mesmo vale para o período da noite, com o objetivo de que o outro possa arcar com suas responsabilidades profissionais.

3. Crie uma rotina

O maior erro da maioria das pessoas que atuam no modelo home office é não seguir uma rotina. Trocar o dia pela noite, pular refeições, trabalhar horas seguidas sem pausa, não ter tempo para se exercitar: ao contrário do que muitos acreditam, essas práticas, na verdade, atrapalham a sua produtividade — e também fazem muito mal à saúde.

Criar uma rotina é essencial para conciliar os momentos em família. Portanto, estabeleça um horário para que todos façam as refeições juntos e defina pausas durante o dia para brincar com seus filhos ou até mesmo tirar uma soneca ao lado deles. Tenha certeza de que, organizando o cotidiano, você garante mais ânimo para trabalhar.

4. Delegue pequenas tarefas para os filhos

A melhor maneira de assegurar que os pequenos não ficarão entediados nem tentarão destruir a casa enquanto você está ocupado com o trabalho é pedir para que eles façam algumas atividades.

EcoTank Epson perfeita também para a diversãoPowered by Rock Convert

Existem diversas coisas que os pequenos podem fazer sem a supervisão constante dos pais, como desenhar, assistir a desenhos educativos, ler livros, brincar de massinha, fazer o dever de casa etc. As crianças um pouco mais crescidas também são capazes de ajudar com as tarefas domésticas de menor complexidade.

Lembre-se, é claro, de checar com frequência a evolução dos pequenos, elogiando todas as vezes em que eles se comportarem bem sozinhos e completarem as tarefas que você havia delegado.

5. Aproveite o período da manhã

A manhã é o período perfeito para que você possa trabalhar sossegado, sem preocupações relacionadas ao bem-estar dos filhos. Várias crianças estudam durante a parte matinal, portanto aproveite enquanto elas estão na escola para adiantar afazeres.

Caso os pequenos estudem à tarde, deixe que durmam até um pouco mais tarde e levante bem cedo para esticar a manhã ao máximo. O começo do dia também é ideal para trabalhar em paz, porque não há barulho de trânsito e o telefone não toca tanto, ou seja, trata-se do momento perfeito para se concentrar no trabalho.

6. Reserve um tempo para as crianças

Conforme já ressaltamos lá no começo do texto, conciliar o trabalho com a vida pessoal não é uma tarefa fácil para quem produz no modelo home office. Muitas vezes nós ficamos tão preocupados em aumentar a carga laboral que esquecemos de dar a devida atenção aos pequenos — e aí está um erro terrível!

Para evitar que uma situação do tipo aconteça, é preciso ter bastante organização e planejamento. Em primeiro lugar, reserve uma hora da sua rotina somente para ficar com os filhos. Segunda dica: respeite os finais de semana e feriados. Nada de trabalhar nestes dias!

As crianças tendem a fortalecer o vínculo com você. De quebra, isso significa que as chances de interromperem seu trabalho clamando por atenção diminuem consideravelmente, pois elas sabem que, mais tarde, você lhes dará todo o carinho do mundo!

7. Seja paciente

Esta dica pode parecer um tanto desnecessária. No entanto, é comum notar que alguns pais se esquecem de algo primordial: crianças são apenas crianças. Portanto, nem sempre compreendem a importância do trabalho dos adultos para o dia a dia da família.

Seus filhos vão, sim, atrapalhar o seu horário de trabalho vez ou outra. E calma: isso é totalmente normal. Situações assim fazem parte da experiência de trabalhar em casa e carregar a responsabilidade de ser pai ou mãe. Mantenha a paciência e faça o maior esforço possível para não brigar com as crianças.

Agora que já sabe como trabalhar em casa, basta colocar as nossas dicas em prática, mesmo que pouco a pouco. Temos certeza de que, seguindo as orientações trazidas por nós ao longo do texto, você será capaz de conciliar vida profissional e pessoal sem contratempos.

E aí, gostou do conteúdo? Então aproveite a visita ao blog, assine nossa newsletter e receba outros artigos relevantes em primeira mão direto na caixa de e-mails!

Na PORT tem Cartucho Original HP XL com Frete GrátisPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up