Como usar um planner? Dicas para aprender a se organizar!

À esta altura, é provável que você tenha feito alguma resolução de Ano Novo para se tornar mais organizado, certo? Se sim, saiba que um planner pode ser uma ótima ferramenta para organizar compromissos, tarefas e planejar metas de médio e longo prazo. 

O grande desafio é que nenhum tipo planner poderá te ajudar a se organizar se você não incluí-lo na sua rotina. Então, se você é do time que anota tudo nos primeiros dias e depois esquece o caderninho de lado, continue a leitura!

Neste artigo, vamos aprender como usar um planner e dicas para entrar no ritmo e estabelecer o hábito de usá-lo de forma adequada. Confira!

O que é um planner?

Mais do que um simples caderno, o planner é uma ferramenta estratégica que tem o objetivo de organizar a vida pessoal. Desempenha o papel de um guia para gerenciar o tempo e as tarefas, além de permitir a visualização dos objetivos e compromissos de forma clara e organizada.

Ele é composto por seções específicas para metas, planejamentos diários e espaços para anotações. Trata-se de um aliado importante na busca por produtividade e eficiência. Seja em formato físico ou digital, ele possui uma estrutura flexível e adaptável às necessidades do dia a dia.

Melhores dicas para se Organizar

A organização é fundamental para quem preza por uma vida mais equilibrada e produtiva. Para começar é importante estabelecer metas claras e alcançáveis, como já sabemos. É essencial se atentar às prioridades e identificar o que é importante e o que pode esperar.

E é por isso mesmo que os planners são ferramentas cruciais para a criação de uma estrutura visual eficiente dos compromissos e tarefas cotidianas. Cultivar o hábito de usá-los e até mesmo de fazer listas, ajuda a manter a vida organizada e livre de distrações. 

Faça um planejamento semanal 

A melhor dica de como usar um planner é reservar um momento para se dedicar a ele. No início da semana, como no domingo à noite, por exemplo, tire alguns minutos para revisar os planos para a semana seguinte e os compromissos que já estão agendados.

Este é o momento de anotar tarefas mais amplas que não precisam estar atreladas a um dia específico mas que você não pode esquecer, como enviar uma mensagem para um amigo, enviar notas de agradecimento ou terminar aquela pilha de roupas para lavar. 

Dica: Use marcações visuais para compromissos importantes. Adesivos, post-its e marca textos coloridos, por exemplo, chamam nossa atenção e facilitam a leitura.

Faça uma revisão diária

Tire 5 ou 10 minutos todas as noites para repassar suas tarefas para o dia seguinte. Isso atualiza na mente o que precisa ser feito e torna menos provável que você esqueça algum compromisso ou tarefa importante para o dia seguinte.

Além disso, tirar esse momento pode te ajudar até mesmo a dormir melhor. Isso porque, sem a preocupação de esquecer alguma coisa, o nosso cérebro consegue tirar esses pensamentos do foco e desacelerar mais rápido.

Se surgir alguma nova tarefa durante o dia, use os intervalos de tempo enquanto espera o ônibus ou metrô para anotá-la. Assim, você sempre vai ter mais controle e anotações sobre coisas que podem ser importantes.

Use a seção mensal

Todo planner tem uma seção que mostra uma visualização do mês completo, geralmente, no início da divisão para cada mês. Esse também é um recurso valioso na hora de como usar um planner.

É aqui que você deve anotar todas as coisas que não mudarão, como aniversários, feriados e datas de vencimento de contas. Além disso, vale a pena anotar uma chamada para os compromissos que são mais importantes. Assim, você poderá checar rapidamente as datas.

Dica: Evite anotar tarefas do dia-a-dia no calendário mensal. Reserve esse espaço principalmente para eventos e datas importantes.

Anote tarefas concretas

Independente se estiver anotando nas páginas diárias, semanais ou mensais do planner, sempre escreva frases completas para esclarecer o que você precisa fazer. Ou seja, use verbos!

É mais fácil que você se lembre do que precisa fazer se anotar “Ligue para Maria sobre a receita”, por exemplo, do que se escrever apenas “Maria”. Na hora de anotar, pode ser que a tarefa pareça óbvia, mas, com o passar dos dias, você pode esquecer o que estava pensando quando escreveu.

Dica: Tente escrever mais em listas do que em frases longas. Isso torna o processo mais rápido e eficiente.

Use um único planner para tudo

Ter uma agenda para compromissos pessoais, outra para estudos e outra para trabalho só serve para que você acabe não usando nenhuma delas. Por isso, concentre todas as suas anotações, notas e brainstormings em um só lugar: o seu planner.

A melhor dica de como usar um planner para todas as tarefas é diferenciar as tarefas pessoais e de trabalho usando códigos de cores. Você pode fazer isso usando canetas de cores diferentes ou marcadores diferentes para cada assunto, por exemplo. 

O importante é que haja alguma diferenciação visual que te ajude a identificar o que é cada coisa de forma rápida. Afinal, o planner deve facilitar a sua vida, não confundir ainda mais.

Veja também: Como manter suas canetas sempre novas?

Tenha um planner pequeno

Planner na prateleira é planner esquecido. Por isso, quanto menor e mais compacto for o seu caderninho, mais fácil será carregá-lo na bolsa ou na mochila e, consequentemente, mais você irá usá-lo com a frequência necessária.

Planners de mesa grandes e robustos são bons, mas não tão práticos. O ideal é comprar um planner pequeno que você possa colocar na bolsa quando sair de casa, assim como fazemos com a carteira e o telefone. 

Dica: Na hora de comprar um planner, escolha um modelo que chame sua atenção – algo colorido e/ou bonito – porque isso ajudará a lembrar dele e querer usá-lo mais vezes.

Não se estresse em preencher o planner

Às vezes, a aparência de um espaço vazio faz com que as pessoas pensem que precisam escrever qualquer coisa para preenchê-lo. Mas, acredite, não precisa ser assim!

Escrever no planner não precisa ser uma obrigação. Isso só vai fazer com que você fique estressado e perca o interesse em continuar anotando o que realmente é importante. Ao invés disso, permita que seu planner reflita sua vida: algumas semanas serão lotadas, outras vazias.

Esse pode ser um espaço útil para rastrear dietas ou exercícios, planejar compras de supermercado, listar coisas pelas quais você é grato ou metas pelas quais está trabalhando. Assim como também pode ser um espaço apenas para anotar tarefas e compromissos importantes.

Entender o que faz sentido para você é o que vai te ajudar a aprender como usar um planner da melhor maneira. Mas a verdade é que o céu é o limite quando se trata de descobrir seu estilo de planner pessoal.

Dicas para iniciantes

Para os iniciantes no uso do planner, as dicas de como aproveitá-lo ao máximo e com eficiência são um guia essencial para a exploração dessa ferramenta tão valiosa. Elas oferecem insights importantes sobre sua estrutura e organização e proporcionam uma curva de aprendizado mais suave e empolgante.

Ao segui-las é possível evitar sobrecargas além de maximizar a eficácia do planejamento e de sua gestão. Esse é o motivo pelo qual preparamos algumas dicas simples e cruciais para te ajudar nessa jornada. Vamos à elas!

Como usar o planner para se organizar

O planner é uma ferramenta de organização prática e transformadora. Ao usá-lo, é preciso traçar metas claras e alcançáveis para que elas se transformem em tarefas realizáveis e posteriormente concluídas com sucesso. Para isso é fundamental definir quais são as prioridades e aproveitar os espaços para anotar os insights e os objetivos alcançados.

Anote compromissos e rotinas da semana

Fazer o registro dos compromissos e das rotinas semanais no planner é a chave para se obter uma gestão eficaz do tempo. É importante dedicar um momento no início da semana para incluir os compromissos fixos e os horários destinados à tarefas específicas. Dessa forma é possível ter uma visão geral dos dias.

Defina uma meta para a semana

Definir uma meta semanal no planner é uma estratégia poderosa, pois dessa forma é possível se orientar quanto ao direcionamento correto das atividades. Para isso é necessário definir metas específicas e mensuráveis para o alinhamento dos objetivos.

Programe as atividades na semana

Programar as atividades da semana no planner é crucial para uma gestão eficiente do tempo.Como vimos, é importante reservar um momento no início da semana para listar compromissos, metas e eventos. Para distribuir essas atividades ao longo do dia é necessário se atentar às prioridades e prazos estabelecidos.

Reveja suas atividades incompletas

Outro fator importante é a revisão das atividades incompletas no planner. Trata-se de uma estratégia valiosa quanto ao aprendizado e ao aprimoramento da gestão do tempo. E quando chegar o período estabelecido é necessário estipular um momento para analisar as tarefas concluídas.

Mantenha sua anotações por perto

É importante manter as anotações do planner sempre por perto. Isso garante um acesso fácil e rápido. Seja em formato físico ou digital é recomendável carregá-lo aonde quer que vá para facilitar a verificação imediata dos compromissos e das tarefas. Essa prática reforça o comprometimento com a organização do dia a dia.

Destaque anotações, eventos e prazos importantes

A prática de destacar anotações, eventos e prazos importantes no planner é uma estratégia indispensável para a obtenção de uma organização eficaz e inteligente. É interessante a utilização de cores vibrantes, marcadores e até mesmo de adesivos para chamar a atenção para informações cruciais.

Como usar um planner para cumprir todas as suas metas?

Usar um planner de maneira estratégica é um passo fundamental na hora de cumprir todas as metas diárias, e isso se dá a partir do momento em que elas estão bem definidas. Na hora de preenchê-lo é importante atribuir prazos realistas a cada atividade inserida no planner e priorizar com sabedoria.

É importante manter a consistência na hora de utilizar essa ferramenta de organização e integrá-la às rotinas diárias. Essas e as outras práticas aprendidas neste conteúdo são cruciais para que o planner desempenhe sua função de forma efetiva e produtiva.

Planner e agenda

Planner e agenda são ferramentas aliadas e essenciais para quem busca por organização e produtividade. O primeiro oferece uma abordagem mais abrangente enquanto a segunda oferece uma visão diária ou semanal mais detalhada. Contudo, a combinação de ambas as ferramentas potencializam com eficácia o gerenciamento do tempo.

Usando o planner

Usar o planner é uma prática renovadora no que diz respeito à organização pessoal. É importante ser consistente na atualização e revisão das informações para integrar com eficiência essa ferramenta às rotinas diárias.

Comece agora

Começar a usar um planner é um passo fundamental para manter uma vida organizada e produtiva, seja ele físico ou digital. Para isso é crucial definir metas específicas e desmembradas e ser firme na hora de preenchê-lo. Dessa forma é possível alcançar o potencial máximo dessa ferramenta.

Tipos de planner?

São vários os tipos de planners disponíveis no mercado. Cada um deles se adapta às diferentes necessidades, preferências e estilos de organização de cada usuário. Os tradicionais oferecem espaços específicos para metas, tarefas e planejamento diário. Já os minimalistas focam na simplicidade.

Os planners temáticos agregam designs e categorias específicas e os digitais são conhecidos por proporcionarem flexibilidade e sincronização em dispositivos eletrônicos. Existem também os modelos específicos para produtividade, finanças e saúde. Seja quais forem suas necessidades, preferências e estilos, na PORT você encontra o planner ideal.

Como usar um planner?

Como sabemos, utilizar um planner de forma eficiente é fundamental para uma gestão organizada do tempo e estabelecer metas claras e tangíveis é crucial para o alcance desse objetivo. Ele precisa ser usado diariamente e reservar um tempo para preenchê-lo e estabelecer prioridades.

A atribuição de cores ou categorias para diferenciar áreas da vida facilita a identificação das informações. Vale ressaltar que é importante anotar não apenas as tarefas, mas também as questões como conquistas, reflexões, dentre outras no planner.

Coloque o planejamento em prática

Colocar o planejamento do uso do planner em prática requer uma organização eficaz para conquistar as metas estabelecidas. Praticar as dicas que vimos nesse conteúdo como definir metas claras e alcançáveis, dentre outras, é fundamental para que essa ferramenta desempenhe seu papel na organização das rotinas diárias.

Praticar diariamente e de forma eficiente o planejamento e o gerenciamento do planner é o catalisador para uma vida organizada e produtiva. Tão importante quanto as demais práticas, a atualização e a revisão das informações é crucial para a efetividade e eficiência dessa ferramenta.

As pessoas também perguntam

Perguntas sobre como usar o planner são comuns e refletem o desejo de otimizar a organização pessoal. A maioria delas é quanto a melhor forma de definir metas realistas e transformá-las em tarefas diárias com o aproveitamento máximo dessa ferramenta.

Existem também curiosidades sobre as estratégias mais eficazes para destacar prioridades e sobre a integração do planner às rotinas diárias com eficiência. Questionamentos sobre como personalizá-lo também são frequentes. No entanto, preparamos uma seleção das perguntas mais comuns para te ajudar nessa jornada!

Como utilizar corretamente um planner?

Utilizar um planner de forma correta é uma habilidade valiosa que proporciona a otimização da organização pessoal. E para colocar em prática seu planejamento de uso conforme as dicas desse conteúdo, modelos como o Planner 2024 Soho Tons Pastel Capa Dura Espiral Tilibra são perfeitos.

Como usar o planner da Microsoft?

O planner da Microsoft é uma ferramenta eficaz para quem o utiliza na gestão de projetos e tarefas diárias. Para começar, é necessário criar planos para a organização de tarefas em categorias significativas. Em seguida, atribuir aos responsáveis, prazos e etiquetas para que o acompanhamento e a gestão sejam detalhados e eficientes.

O que é melhor planner ou agenda?

Escolher entre um planner e uma agenda vai depender das necessidades e preferências individuais dos usuários. O planner oferece uma abordagem mais abrangente como o planejamento mensal, por exemplo. A agenda é ideal para quem busca ter uma visão mais detalhada das tarefas diárias ou semanais.

Como usar o planner semanal?

Utilizar o planner semanal é uma estratégia de gestão do tempo eficaz. Para começar a usá-lo é necessário estabelecer metas semanais específicas e classificar cada uma delas em tarefas diárias. No início da semana é preciso reservar um momento para preenchê-lo com os compromissos, tarefas e eventos e, claro, determinar as prioridades e os prazos.

Como organizar as tarefas no planner?

Na hora de organizar as tarefas no planner é essencial começar por meio da priorização das tarefas, além de identificá-las de acordo com as prioridades. É importante utilizar categorias ou cores para diferenciar os tipos de atividades. Além disso, é preciso atribuir prazos realistas para cada tarefa e distribuí-las ao longo da semana.

Como organizar a rotina em um planner?

Para organizar a rotina em um planner é necessária uma abordagem estratégica que, como sabemos, começa com a definição de metas diárias claras e tangíveis. Atribuir blocos de tempo específicos para diferentes atividades, sejam elas de trabalho, estudo e lazer é fundamental, assim como fazer atualizações e revisões das informações.

Para que serve o Planner?

Ferramenta multifuncional, o planner é feito para aprimorar a organização pessoal e a gestão do tempo. Sua principal função é oferecer uma estrutura para a definição de metas, planejamento de tarefas diárias e a manutenção do foco na conclusão das tarefas. Ele também é utilizado para anotações referentes à reflexões, conquistas, dentre outras.

Como linkar tarefas no Planner?

Linkar tarefas no Planner é uma funcionalidade útil para estabelecer conexões e otimizar a gestão de projetos. No Microsoft Planner, por exemplo, é preciso acessar a tarefa desejada, depois clicar em “Relacionar” e em seguida selecionar a tarefa desejada. Dessa forma, cria-se uma associação clara entre elas.

Para que serve a ferramenta Planner?

A função principal da ferramenta planner é facilitar a gestão de projetos e tarefas com uma condução eficiente do tempo. Ele proporciona um desempenho organizado e colaborativo. A definição de metas, a atribuição de responsáveis e o estabelecimento de prazos e ações também estão entre as funções mais importantes dessa ferramenta.

Qual melhor app para fazer planner?

Outro fator que depende das necessidades, preferências e estilos de cada usuário, é a escolha do melhor app para fazer um planner. Alguns aplicativos como por exemplo o Todoist oferecem uma interface intuitiva, além de funcionalidades avançadas para gerenciar tarefas e projetos.

Quais as vantagens de ter um planner?

São várias as vantagens obtidas ao usar um planner. Algumas delas são a visão clara e organizada das tarefas diárias que ele proporciona, a facilitação na gestão do tempo, a definição de metas bem estabelecidas e a possibilidade de fazer anotações para buscar a consistência dos objetivos, dentre outras.

O que se deve ter em um planner?

Em um planner eficiente é preciso ter elementos essenciais para a otimização da organização pessoal. Itens como páginas dedicadas a metas e objetivos oferecem uma direção clara. Já as seções diárias ou semanais permitem o planejamento de tarefas específicas. Esses são apenas alguns dos itens que precisam compor um planner.

Como usar o planner 2023?

Utilizar o planner de forma eficaz esse ano começa pela definição de metas específicas de forma clara e alcançável. Usar as páginas mensais para destacar eventos, tarefas e compromissos importantes também é crucial para se obter uma visão abrangente das atividades e dos objetivos que precisam ser alcançados em 2023.

O que não pode faltar em um planner?

Existem alguns elementos que são indispensáveis em um planner. Tratam-se das seções dedicadas a metas e objetivos para a orientação do planejamento, páginas mensais para a visualização de eventos e prazos importantes, espaços para anotações de reflexões, conquistas, e outras coisas, dentre outros elementos.

Como ter um planner no celular?

Existem alguns aplicativos especializados para quem busca por um planner no celular. O Todoist, o Microsoft Planner e o Google Calendar são alguns dos mais apreciados e utilizados. Para usá-los basta baixar o aplicativo escolhido no dispositivo e sincronizar o planner a ele e começar a usá-lo.

Conclusão

Nesse conteúdo aprendemos que a habilidade de usar um planner com eficácia é um recurso poderoso para o alcance de metas e da manutenção de uma vida organizada. Vimos que para começar é preciso estabelecer metas com eficiência para que ele se transforme em uma ferramenta prática e funcional.

Para isso, definir metas e prazos realistas é essencial para categorizar áreas específicas da vida, bem como revisar periodicamente as práticas que fortalecem a utilidade e a funcionalidade da ferramenta. Contudo, também é importante destacar tarefas, compromissos e eventos cruciais para maximizar sua eficiência e produtividade.

Se você está decidido a começar a ano organizando a sua rotina, você precisa de um planner. Então, clique aqui e confira diversos modelos para escolher o que mais combina com você!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

O Dia dos Namorados está batendo na porta e a busca pelo presente perfeito já começou. Essa é uma ótima

Os consumidores estão sempre em busca de alta qualidade, eficiência e economia no ativo e inovador mundo da tecnologia. Esse

Já é hora de começar a pensar em encontrar o presente perfeito para a namorada. Essa tarefa é desafiadora, mas

Deixe um comentário

Fechar Menu