Crianças em casa: 5 atividades para entreter os pequenos

Crianças em casa: 5 atividades para entreter os pequenos

Tempo de leitura 6 min
PORT, distribuidor oficial Chamex #chamexemcasaPowered by Rock Convert

A pandemia causada pela Covid-19 afetou a vida das pessoas do mundo inteiro — e é claro que nós, brasileiros, também estamos sentindo os efeitos dessa situação atípica. Devido ao decreto de quarentena, vários locais que causavam a aglomeração de pessoas foram fechados por tempo indeterminado, como: academias, shoppings, bares e até mesmo escolas.

Como consequência do fechamento das escolas, os pais estão tendo de lidar com as suas crianças em casa. O grande problema é que o momento de quarentena é uma realidade totalmente diferente do período de férias, pois as crianças não podem sair para se divertir, e os avós, que muitas vezes ajudavam os pais a cuidarem dos pequenos, precisam ser preservados e mantidos em isolamento social — visto que eles representam um dos maiores grupos de risco da doença.

O que muitos pais estão se perguntando é: afinal, como é possível entreter uma criança em casa? Se você também está procurando a resposta para essa pergunta, saiba que veio ao lugar certo! A seguir, nós mostraremos várias dicas de atividades para acabar com o tédio da criançada.

Ficou interessado? Então continue com a leitura!

1. Leia com os seus filhos

Muitas escolas estão adotando as aulas online para que as crianças possam ter acesso à educação mesmo a distância. No entanto, também existem algumas escolas, principalmente da rede pública, que ainda não adotaram essa iniciativa.

Se o seu filho estuda em uma instituição que ainda não deu início às aulas online, então é de extrema importância que você incentive a leitura dentro de casa para que as suas crianças não percam o entusiasmo pela aprendizagem.

O ideal é que você sempre participe da hora da leitura. Primeiro, leia o livro para o seu filho e, em seguida, peça para que ele leia a mesma história para você — do jeitinho dele, é claro. Outra boa dica é escolher um horário certo para a hora da leitura, pois, dessa forma, você estará incluindo esse compromisso na rotina dos seus filhos, e tudo o que é feito com frequência, no futuro, torna-se um hábito.

2. Façam uma cápsula do tempo

Em um momento como este que estamos vivendo, muitas pessoas estão sem perspectiva de futuro. Afinal, ninguém imagina quando esta pandemia vai acabar ou como o mundo vai reagir após este período de quarentena. Ou seja, esse é o momento perfeito para se fazer uma cápsula do tempo.

O primeiro passo é: cada integrante da família deve escolher um objeto importante e com um significado que possa ser enterrado — por isso, nós recomendamos que esse objeto não tenha grande valor material. Em seguida, todos devem escrever um bilhete ou uma carta para o seu “eu” do futuro, contando como vocês imaginam que o mundo vai estar no futuro e o que vocês esperam de suas vidas.

Depois de tudo isso, escolha um recipiente bem-resistente para colocar os objetos e as cartas. Se a sua casa tem um quintal, escolha um lugar para enterrar a sua cápsula e não se esqueça de prestar bastante atenção no local onde ela foi enterrada para que vocês se recordem no futuro. Caso vocês não tenham quintal, escondam a cápsula em lugar totalmente protegido, como um cofre.

Atividades gratuitas: Estimule a criatividade de suas criançasPowered by Rock Convert

O ideal é que vocês esperem, no mínimo, um ano para abrir a cápsula. Quanto mais demorarem para abrir, melhor será a experiência. Então, tente conter a ansiedade das crianças nas primeiras semanas, pois valerá a pena.

3. Pintem sem fazer sujeira

É isso mesmo o que você leu: é possível pintar sem fazer bagunça. Muitas mães abominam o uso de tintas dentro de casa porque elas têm medo de que as crianças pintem o tapete, os móveis e as paredes. Neste tópico, nós ensinaremos uma dica incrível para as suas crianças pintarem sem fazer tanta bagunça.

Compre um saquinho plástico que possa ser lacrado com ziplock, por exemplo, e depois preencha cerca de 1/3 do seu interior com tinta. Passe fita adesiva nas laterais do saquinho e prenda-o no chão ou em cima da cartolina na qual o seu filho vai desenhar. Dessa forma, a criança pode passar os dedinhos, ou o pincel, na parte de dentro do saquinho com tinta e pintar à vontade sem fazer tanta sujeira.

4. Façam uma sessão de cinema

Já que vocês não podem ir até o cinema, levem o cinema até vocês! Toda criança adora assistir filmes e desenhos. Então, pode ter certeza de que eles vão adorar participar de todas as etapas da sessão, como: escolher o filme, arrumar a sala, estourar a pipoca e muito mais. A melhor parte é que vocês podem fazer várias sessões de cinema durante a semana.

Hoje em dia, a maioria das pessoas já conta com um serviço de streaming, como Netflix ou Amazon Prime. Por isso, está cada vez mais fácil fazer uma sessão de cinema em casa. Com esses serviços, você pode ter acesso a filmes e séries que são lançamentos.

Temos certeza de que vocês que são adultos também vão amar essa experiência. Afinal, essa é uma ótima forma de distrair a cabeça e parar de pensar no caos que está o mundo atualmente.

5. Construam um circuito com obstáculos

Essa atividade é indicada para quem tem um quintal ou um cômodo mais espaçoso. Tire todos os objetos e móveis que possam causar acidentes no caminho e crie um circuito com obstáculos usando almofadas, brinquedos e outros objetos que não apresentem riscos às crianças.

Assim como um circuito de verdade, este deve ter um ponto de partida e um de chegada. Não deixe que seus filhos trapaceiem e peguem um atalho para terminar o circuito mais rápido. Estabeleça regras e bole estratégias para que os pequenos sejam obrigados a passar por todos os obstáculos durante o caminho.

Essa é uma ótima atividade para famílias que têm mais de um filho. Se esse não for o seu caso, então algum dos pais (ou até mesmo os dois) deve participar dessa brincadeira porque brincar sozinho não tem graça alguma.

Caso você não tenha todos os materiais necessários para entreter seu filho durante a quarentena (como papéis coloridos, tintas, lápis de cor e livros variados), saiba que você pode comprar todos esses materiais sem sair de casa. 

É só acessar o nosso site e conferir a nossa categoria de materiais escolares para, dessa forma, conseguir distrair sua criança em casa!

PORT, distribuidor oficial da Epson no BrasilPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up