Quais as diferenças entre uma calculadora científica e uma financeira? Entenda aqui

Se você está se formando em algum curso da área de exatas, certamente vai precisar de uma calculadora científica. Por outro lado, para quem estuda contabilidade ou outras ciências sociais que envolvam matemática, como administração, o mais indicado é o uso da calculadora financeira. Mas afinal, qual é a diferença entre calculadora científica e financeira?

Sim, esses dois tipos de calculadoras são diferentes. A seguir, mostraremos quais são as particularidades de cada uma delas para que você possa adquirir aquela que mais se encaixa às suas necessidades.

Quer entender, de uma vez por todas, qual é a diferença entre as calculadoras científicas e financeiras? Então, acompanhe a leitura!

Quais são os diferenciais da calculadora científica?

Esse é um item essencial para os estudantes e profissionais de qualquer curso de exatas, como: engenharia, física, química, matemática e, até mesmo, arquitetura. Embora a forma de cálculo adotada pela científica seja similar às calculadoras comuns, esse modelo é capaz de solucionar funções logarítmicas, lineares, exponenciais, inversas, quadráticas, além de questões de trigonometria.

É possível armazenar na memória das calculadoras científicas algumas informações definidas pelo usuário, como equações ou fórmulas, para facilitar o uso no dia a dia. No entanto, ao contrário do que muitos imaginam, nem todas as calculadoras científicas são iguais. Há diversos modelos de calculadoras, sendo um mais completo e robusto que o outro.

O que diferencia um modelo de calculadora científica do outro é justamente a quantidade de funções matemáticas pré-programadas que ela é capaz de realizar. Por exemplo, enquanto algumas mais simples contam com apenas 58 funções, as calculadoras mais completas realizam mais de 500 tipos de cálculos.

Quais são os diferenciais da calculadora financeira?

Como o próprio nome já sugere, esse tipo de calculadora é voltado para cálculos matemáticos que envolvem questões financeiras, como juros simples e compostos, funções estatísticas, taxa de retorno, amortização e similares. As calculadoras financeiras geralmente são usadas com maior frequência dentro das empresas, pelos administradores e contadores, mas também podem ser usadas pelos estudantes universitários dessas áreas.

Um detalhe muito importante da calculadora financeira é que ela geralmente requer um tempo maior de aprendizado para que o usuário saiba manuseá-la, se comparado a calculadora científica. Isso acontece porque esses modelos de calculadoras utilizam o modo RPN ou algébrico. Por exemplo, para se fazer um cálculo simples, como “10+10”, é preciso apertar a tecla 10, depois o “enter”, depois 10 mais uma vez e por fim a tecla “+”.

Qual dos dois modelos é o melhor?

Seria injusto afirmar que existe um tipo de calculadora melhor que o outro. Como você pôde perceber, existem modelos voltados para finalidades diferentes. Então, se você é um engenheiro, é claro que a calculadora financeira não será capaz de suprir as suas necessidades.

Neste texto, citamos apenas os dois modelos mais conhecidos, mas a verdade é que a lista de opções é extensa. Uma calculadora é um ótimo investimento, tanto para a vida acadêmica quanto para a profissional.

Agora que você já sabe qual é a diferença entre calculadora científica e financeira, basta pensar nas suas necessidades, no curso que você pretende seguir e escolher o tipo que mais se encaixa com o seu perfil. Lembre-se de investir em uma máquina boa, de marca confiável, pois, como dissemos acima, comprar uma calculadora é um investimento que garante retornos.

Gostou das nossas dicas? Gostaria de ler mais conteúdos como este? Então, siga a Port nas redes sociais e não perca nenhuma de nossas postagens, Estamos presentes no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

Com a crescente evolução tecnológica e o aumento da demanda por uma conectividade confiável, escolher um roteador adequado se tornou

Estar conectado é essencial atualmente, em função disso a qualidade do roteador Wi-Fi exerce um papel fundamental nessa conexão. A

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Deixe um comentário

Fechar Menu