Entenda o que a escola não pode pedir na lista de material

A cada ano que se inicia, os pais precisam comprar materiais escolares novos para seus filhos, como cadernos, lápis, livros, canetas e muito mais. Para ajudar os pais nessa tarefa e garantir que eles não esquecerão nenhum item, as escolas costumam fornecer uma relação de itens.

A questão é que as listas de materiais escolares estão cada vez maiores e muitos se perguntam se é mesmo necessário comprar todos os itens indicados, pois, às vezes, parece que as escolas estão se aproveitando da boa vontade dos pais. Neste texto, nós mostraremos o que a escola não pode pedir na lista de material do seu filho.

Ficou interessado? Então continue a leitura!

Materiais de uso coletivo

Lei Federal de nº 12.886 proíbe a cobrança de materiais de uso coletivo feita pela escola. Cada pai é responsável pelo material do seu filho. Itens que não têm um papel didático ou pedagógico também estão vetados. O Procon é o órgão responsável pela fiscalização dessas irregularidades. Portanto, caso você perceba esse tipo de exigência na lista de material escolar do seu filho, você pode, sim, reclamar e denunciar a escola.

Além de não poderem constar na lista de material, a escola também não pode cobrar taxas adicionais para que os alunos tenham acesso a materiais de uso coletivo, pois esse custo já deve ser considerado no cálculo das mensalidades.

Itens em excesso

Geralmente, as escolas também sugerem nas listas a quantidade de itens que devem ser comprados. O correto é que a escola faça um cálculo e peça uma quantidade ideal para ser usada por uma pessoa em um ano.

Por exemplo, você deve desconfiar se a lista de material exigir 50 lápis pretos e 20 colas bastão, pois é improvável que o seu filho vá usar tudo isso em apenas um ano. Portanto, cobrar itens em demasia também é proibido, pois isso indica que a escola pretende usar os materiais excedentes para uso coletivo ou para o uso da secretaria.

Confira agora quais materiais a escola pode pedir, mas em quantidade limitada;

  • fitas adesivas — 2 rolos;
  • folhas de isopor — 2 folhas;
  • cartolina — apenas 4 folhas, podendo ser branca ou colorida;
  • canudinhos coloridos — 1 pacote;
  • palito de picolé — 1 pacote;
  • pincéis para pintura — apenas 2;
  • tinta — apenas 4 tubos de tinta, as cores podem ser definidas pela escola;
  • massa de modelar — até 2 pacotes;
  • HQs ou livros paradidáticos — apenas 2.

Essa é a quantidade permitida para um ano letivo. Caso o pai ache que há a necessidade de comprar mais ao longo do ano, ele poderá comprar, por iniciativa própria, à vontade. O que não é permitido é a escola cobrar dos pais e obrigá-los a comprar mais do que foi descrito acima.

Produtos de limpeza e para uso da secretaria

Segundo a Lei citada anteriormente, a instituição só pode pedir na lista de material itens que serão usados diretamente no ensino da criança. Todas as outras coisas, como itens de papelaria e produtos para higiene da escola, não podem ser cobrados dos pais — tudo isso já está embutido no valor da mensalidade ou na verba que a escola recebe do governo.

Portanto, a instituição não pode exigir itens, como:

  • álcool hidrogenado;
  • algodão;
  • grampeador e grampos para grampeador;
  • sabonetes, desinfetantes e detergentes;
  • toner e papel sulfite (exceto se for para uso do aluno);
  • suprimentos para escrever em lousa ou quadro branco;
  • papel higiênico e lenços descartáveis;
  • pratos ou copos descartáveis;
  • bastão de cola quente;
  • clipes e fitas.

Esses são apenas alguns exemplos de materiais que não podem ser exigidos em listas escolares. Vale ressaltar mais uma vez: se você encontrou algum dos itens citados acima na lista do seu filho, não deixe de denunciar a escola para o Procon.

Remédios

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que a escola não pode medicar os alunos devido ao risco de reações alérgicas e outros problemas relacionados à saúde. Caso a escola tenha um ambulatório ou enfermaria para atendimento aos alunos, então é responsabilidade da gestão da instituição adquirir os medicamentos necessários.

Outros itens, como bandagens e curativos, também são proibidos. Caso o seu filho queira levar remédio dentro da bolsa por contra própria e se automedicar, não há problema. Mas a responsabilidade, nesse caso, é dos pais.

Produtos de marca

As escolas não podem de maneira alguma exigir determinada marca para os materiais escolares. A lista de material deve conter apenas os itens a serem comprados. Quem deve decidir a marca dos produtos são os pais do aluno.

O Código de Defesa do Consumidor garante aos pais o direito de decidir o que comprar. Se a lista do seu filho especifica a marca do produto a ser adquirido, então você também pode fazer uma reclamação. Afinal, não é todo mundo que tem condições de comprar todos os materiais da marca mais cara e famosa da loja.

Indicação de local de compra

Assim como os pais são livres para escolher a marca dos produtos, eles também têm a liberdade de escolher a loja onde realizar a compra. Em hipótese alguma, a escola pode indicar lojas ou fazer parcerias para que os pais tenham desconto.

Agora que você já sabe o que a escola não pode pedir na lista de material, fique mais atento às exigências feitas pela escola do seu filho. Não tenha vergonha de reclamar caso a lista seja abusiva. Afinal, é o seu dinheiro que está em jogo. Quem tem filhos sabe muito bem o quanto sai a compra dos materiais escolares.

As escolas também estão proibidas de indicar o local de compra dos uniformes caso o mercado em geral comercialize esse item. Quando falamos sobre instituições particulares, é comum que as próprias escolas vendam os uniformes e, nesse caso, essa prática não é abusiva, visto que é difícil encontrar essas vestimentas padronizadas em outro lugar.

Se encontrar algum problema na lista, tente primeiro falar diretamente com a direção e coordenação da escola. Caso não seja resolvido, então você pode reclamar no Procon e até mesmo denunciar a escola.

Você já se deparou com uma lista abusiva? Qual a sua experiência com a compra dos materiais escolares do seu filho? Deixe a sua opinião sobre o assunto nos comentários logo abaixo!

Comprar Material Escolar

Na loja Port você conta com diversos artigos de materiais escolares e muito mais. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Este post tem 4 comentários

  1. Ramiro

    excellent submit, very informative. I ponder why the other specialists of
    this sector don’t understand this. You should proceed your writing.
    I’m sure, you have a great readers’ base already!

    1. PORT

      Hi Ramiro,
      Your feedback is really cool, come visit us more often.

  2. Isabelly

    Estimula սso racional de água de boa qualidade.

    Also visit mʏ webpage :: santech

    1. PORT

      Olá Isabelly,
      Observação muito pertinente!

Deixe um comentário

Fechar Menu