Decoração de escritório

Entenda por que investir na decoração de escritório é importante

Tempo de leitura 6 min

Muitas vezes, devido a inúmeros fatores, detalhes importantes não recebem a devida atenção no ambiente de trabalho. Um deles é a decoração do local, por exemplo. Cores, modo de disposição dos móveis, presença de elementos como quadros e flores, iluminação e limpeza do espaço são pontos de impacto direto na produtividade.

Tratam-se de aspectos com alta influência tanto no relacionamento com os clientes como na própria forma de atuar e realizar as tarefas de maneira eficiente. Veja, ao longo do post, dicas de como a decoração de escritório empresarial pode ser pensada no intuito de melhorar seus resultados. Boa leitura!

O layout dos móveis pode facilitar o trabalho

Algumas empresas ficam tão preocupadas em ter um escritório bonito que se esquecem do conforto dos colaboradores. Afinal de contas, os móveis mais atraentes nem sempre são os mais aconchegantes. Ao comprar uma cadeira para escritório, por exemplo, você deve levar em consideração que o seu funcionário trabalha sentado por horas seguidas.

A ergonomia é a ciência que estuda a relação do homem com seus instrumentos de trabalho. Ou seja, o modo como são utilizados, no sentido físico, analisando a posição que o operador passa a maior parte do tempo e quais são seus movimentos mais comuns.

Isso também se aplica a um escritório. Por isso, é preciso definir corretamente a altura de mesas e cadeiras para evitar lesões e distúrbios. É importante, também, ajustar os móveis e computadores para que o atendimento aos clientes possa acontecer de forma mais natural.

As cores têm impacto na produtividade

Há comprovação científica indicando que as cores interferem diretamente no modo como nos sentimos, afetando o nosso estado psicológico, com impactos em variações de humor e entusiasmo. A cor branca e os tons claros dão a sensação de paz, limpeza e calma. Já o amarelo estimula a comunicação e deixa o ambiente mais descontraído.

Por isso, é recomendado dar atenção às cores do ambiente, contemplando tanto as paredes quanto os objetos que compõem o escritório. Utilizando os tons corretos, você pode observar ganhos significativos no rendimento dos colaboradores. Evite exageros e preze sempre pelo bom senso.

Plantas aumentam a sensação de bem-estar

Flores e folhas são capazes de tornar os locais de trabalho mais agradáveis, pois dão uma sensação de frescor. Se possível, conte com jardins e espaços abertos, onde seja possível passar alguns minutos. Isso pode ajudar a reduzir o estresse.

Antes de adornar o seu escritório com plantas e flores, lembre-se de que esses itens decorativos estão vivos e, por isso, precisam de cuidados constantes.

Costela de Adão, espada de São Jorge, suculentas e lírio da paz são alguns exemplos de plantas que não precisam de muita luz para sobreviver e, por isso, figuram como boas ideias para uso em escritórios fechados e com pouca claridade. Já as bromélias, orquídeas e cravos não precisam de regagem frequente.

Caso não tenha possibilidade de utilizar plantas naturais, você pode empregar as artificiais, lembrando que elas também exigem cuidados, em especial relacionados a questões de limpeza.

Uma boa iluminação faz toda a diferença

A luminosidade de um ambiente de trabalho conta inclusive com dispositivos na NR-17. Ou seja, é tão importante que há regulamentação para o assunto.

Plotter HP - Cartucho e ImpressoraPowered by Rock Convert

Além de facilitar a operação em si — pois quanto mais fácil for para enxergar os papéis, documentos e outros, melhor —, a iluminação ainda evita a ocorrência de erros e acidentes. O campo de visão é privilegiado em ambientes bem iluminados, permitindo que as pessoas ajam com maior rapidez, o que aumenta a segurança.

Vale citar também que ambientes escuros dão sonolência e, portanto, atrapalham a produtividade dos colaboradores. Então, é correto afirmar que a boa iluminação de um escritório empresarial não consiste apenas em uma questão de estética.

Espaços vazios são necessários em um escritório

Conforme já mencionamos, a decoração de escritório empresarial é sim um fator muito importante e que deixa o ambiente de trabalho mais leve e aconchegante. Porém, é preciso ter bom senso. Acessórios decorativos em excesso poluem o local e de quebra contribuem para distração e falta de produtividade.

As áreas de grande movimentação não devem ser obstruídas com móveis. Caso contrário, os funcionários não conseguirão se locomover livremente pelo escritório. Além disso, os cômodos de um escritório exigem espaço de sobra. Nada de salas minúsculas e apertadas!

Pessoas que trabalham em lugares pequenos têm sensação de claustrofobia, ficam irritadas e tristes. Se o seu escritório já apresenta tamanho limitado, trata-se de mais um motivo para fazer a decoração de maneira moderada e sensata.

A interação entre os colaboradores é muito importante

Antigamente, as salas de escritórios eram todas separadas por paredes ou divisórias. Ainda existem alguns que seguem este modelo mas, de uns anos para cá, várias empresas começaram a adotar uma estratégia diferente, propondo maior interação social entre os colaboradores.

Não há divisória entre os cômodos, portanto os colaboradores podem se comunicar uns com os outros enquanto trabalham. Tal modelo transmite a ideia de que a equipe está trabalhando junta e, desta forma, a equipe se sente menos solitária dentro do ambiente corporativo.

A organização tem prioridade

Trabalhar em ambientes desorganizados causa inúmeros prejuízos. Desde perda de tempo ao tentar encontrar o que está precisando a até mesmo uma eventual desmotivação daqueles que precisam exercer suas atividades naquele local.

Determinadas metodologias são capazes de ajudar nesse sentido, e o 5S é uma delas. A decoração deve preconizar a facilidade de manter os espaços sempre arrumados e prazerosos para aqueles que ali exercem suas atividades.

O estilo de decoração deve ser respeitado

Antes de começar a decorar, vale a pena escolher um estilo a ser seguido. Por exemplo, se você deseja ter um escritório mais descolado, colorido e juvenil, não faz sentido escolher itens de decoração e móveis super luxuosos e em tons frios.

Para que uma decoração de escritório empresarial fique boa, é preciso haver harmonia entre os itens decorativos. Portanto, antes de ir às compras, tenha em mente qual estilo você pretende adotar: retrô, minimalista, industrial, moderno etc. Em seguida, é só comprar os materiais que combinem com a ideia escolhida.

Você pode conseguir diversas vantagens ao se preocupar com a decoração de escritório empresarial. Pensar em um ambiente de trabalho adequado é importante, pois influencia diretamente no modo como as pessoas realizam suas funções, na motivação e satisfação dos funcionários, sem contar a avaliação dos consumidores sobre a experiência.

Gostou do texto? Achou as dicas interessantes? Então assine já a nossa newsletter para receber em primeira mão outros artigos relevantes!

Na PORT tem Cartucho Original HP XL com Frete GrátisPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up