Ergonomia no escritório: por que é tão importante investir?

“Minhas costas estão me matando!”. Quantas vezes você já escutou isso na empresa? Trata-se de um importante alerta: infelizmente, a falta de ergonomia no escritório é a maior causa de afastamentos no Brasil.

Considerando todas as mudanças e complexidades, gerenciar um escritório moderno é realmente um desafio. É crucial que as organizações ofereçam ambientes estimulantes e saudáveis ​​para garantir que os funcionários estejam dispostos e aptos a irem trabalhar todos os dias.

Atuar em um escritório pode realmente afetar o corpo de maneiras mais prejudiciais do que outras tarefas que exigem bastante fisicamente. Descubra a seguir por que a ergonomia é um requisito básico nas empresas.

Quais são os benefícios da ergonomia para um escritório?

A ergonomia é o estudo da eficiência no local de trabalho. Basicamente, a área envolve as melhores práticas para manter os funcionários saudáveis ​​e com um alto desempenho. O objetivo é proporcionar um espaço positivo, no qual o projeto de equipamentos, layouts de trabalho e ambiente corresponda às capacidades das pessoas.

São consideradas as diferenças nas tarefas e nos tamanhos de corpo entre os colaboradores. A partir dessa análise, as dificuldades de trabalho, dores e possíveis lesões podem ser evitadas. Veja outros benefícios abaixo.

Reduz custos

Ao aplicar as estratégias ergonômicas, é possível reduzir fatores de risco que surgem devido à repetição de movimentos ou má postura. Isso evita afastamentos, indenizações e até pedidos de demissão, sem contar que o investimento em conforto mostra o cuidado da empresa com sua equipe no longo prazo.

Melhora a produtividade

A ergonomia no escritório também aumenta a produtividade. Projetar um espaço de trabalho que promova uma boa postura, movimentos menos repetitivos, alturas ou alcances mais fáceis e menor esforço permite uma rotina mais eficiente. Vale lembrar que mais eficiência é sinônimo de maior produtividade, o que resulta em uma receita mais atrativa.

Preserva a qualidade do trabalho

Uma ergonomia deficiente leva a colaboradores frustrados e fatigados. Quando uma tarefa está sobrecarregando fisicamente o trabalhador, sua atenção aos detalhes fica prejudicada, fato que reduz a qualidade do produto ou gera retrabalhos.

Melhora o envolvimento dos funcionários

A equipe percebe quando a empresa está se esforçando para garantir sua saúde e segurança. Evitar o cansaço e o desconforto durante o dia de trabalho pode reduzir a rotatividade e o absenteísmo, melhorar o moral e aumentar o envolvimento dos funcionários. Além disso, tal investimento pode atrair e manter os talentos no time.

Cria uma cultura de segurança

A ergonomia mostra o compromisso da companhia com a segurança e a saúde como um valor central, sendo que o resultado dos quatro benefícios anteriores é uma cultura mais forte nesse sentido. Preservar a saúde dos funcionários equivale a investir no futuro da empresa, estimulando um melhor desempenho humano.

Como aplicar a ergonomia na rotina de trabalho?

Muitas pessoas não percebem que uma estação de trabalho mal projetada e/ou maus hábitos de trabalho podem resultar em sérios problemas de saúde. Sintomas comuns associados a maus hábitos ou design incluem desconforto em regiões como costas, pescoço, ombros, mãos e punhos, além de dores na cabeça e fadiga ocular.

Se o colaborador tiver algum desses sintomas durante o trabalho, deve buscar ajuda médica. Felizmente, a solução pode ser bem simples: pequenos ajustes no equipamento de escritório são capazes de fazer maravilhas, tornando o trabalho mais confortável e produtivo.

Cadeiras

Escolha uma cadeira que suporte suas curvas da coluna vertebral. Ajuste sua altura de modo que os pés se apoiem no chão (ou no apoio próprio) e as coxas fiquem paralelas ao piso. Ajuste também os apoios da cadeira, para que os braços descansem suavemente sobre eles com os ombros relaxados.

Objetos pequenos

Os colaboradores devem manter seus principais objetos, como telefone, grampeador ou materiais impressos, perto do corpo. Assim, é possível minimizar o esforço e evitar levantar da cadeira com frequência.

Teclado e mouse

A recomendação é que o funcionário coloque o mouse ao alcance da mão e na mesma superfície do teclado. Ao digitar ou usar o acessório, ele precisa manter os pulsos retos e os braços próximos ao corpo.

Suas mãos devem estar ligeiramente abaixo do nível dos cotovelos, ao passo que os atalhos de teclado são indicados para reduzir o uso prolongado do mouse. Se possível, deve-se ajustar a sensibilidade do mouse para que a pessoa use um leve toque ao operá-lo.

Telefone

Se o colaborador costuma falar ao telefone e digitar ou escrever ao mesmo tempo, deve colocar o aparelho no alto-falante ou usar um fone de ouvido. Recomenda-se evitar ao máximo segurar o telefone com o ombro e a cabeça.

Apoio para os pés

Caso a cadeira seja muito alta para que a pessoa descanse seus pés no chão (ou a altura da mesa exija levantá-la), é indicado adotar um apoio para os pés. Se essa opção não estiver disponível, deve-se tentar usar um banquinho ou uma pilha de livros resistentes.

Mesa

Sob a mesa, verifique se há espaço para os joelhos, as coxas e os pés. Caso ela esteja muito baixa e não possa ser ajustada, é preciso colocar tábuas ou blocos resistentes sob as pernas do funcionário. Outras recomendações são: usar um descanso de pulso quando a mesa tiver uma borda dura e não armazenar itens na parte de baixo do móvel.

Monitor

O monitor precisa ficar diretamente à frente do colaborador, a cerca de um braço de distância. A parte superior da tela deve estar no nível dos olhos ou ligeiramente abaixo, ao passo que o monitor fica diretamente atrás do seu teclado.

Se a pessoa usa óculos bifocais, a indicação é abaixar um pouco o monitor para uma visualização mais confortável. Posicione-o de modo que a fonte de luz não faça reflexo.

Um processo de apenas três etapas ajudará você a identificar e abordar desafios ergonômicos em uma estação de trabalho:

  • observe o ambiente do escritório e as tarefas, em busca de possíveis problemas ergonômicos;
  • conduza avaliações formais para identificar e documentar fontes de risco;
  • encontre soluções potenciais com o melhor custo-benefício.

Não espere a queixa de algum colaborador para começar os trabalhos. Antecipe esses problemas e busque solucioná-los o quanto antes.

E então, você acha que um processo de ergonomia no escritório vale o custo? Sim, com certeza! Essa prática favorece não só o negócio, mas toda a equipe. Nunca é tarde para começar e colher os resultados.

A PORT é a distribuidora oficial das melhores marcas nacionais e importadas, com mais de oito mil artigos de papelaria, escritório e informática. Descubra agora nossa linha completa para escritório.

Procurando artigos para escritório?

Na loja Port você conta com diversos produtos para escritório, inclusive pastas e envelopes. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu