Não sabe como escolher uma etiquetadora eletrônica? Confira dicas!

Manter a organização não é uma tarefa fácil, sobretudo em um ambiente de trabalho. Justamente por isso, muitas pessoas usam alguns recursos extras para ajudá-las a garantir a ordem, como bullet journalsaplicativos, agendas, post its e vários outros.

Desta vez, nós falaremos em especial a respeito de um produto muito útil, mas que poucos conhecem: o rotulador, ou etiquetadora eletrônica. A seguir, você entende no que consiste esse equipamento a partir de uma explicação de como usá-lo na sua empresa ou escritório.

Ficou interessado? Então siga no post continue com a leitura!

Rotulador Eletrônico PT-80 + 3 Fitas M231 Brother
Rotulador Brother

Rotulador Eletrônico PT-80 + 3 Fitas M231 Brother

9.7

Produto original

Ideal para etiquetar alimentos perecíveis, materiais escolares, materiais de escritório, etc.

Rotulador Eletrônico PT-H110 Brother
Rotulador Brother

Rotulador Eletrônico PT-H110 Brother

9.5

Produto original

Escrita Preto sobre Branco de 12 mm x 4 m

Impressora portátil térmica de etiquetas adesivas

Rotulador Eletrônico PT-70 Laranja Brother
Rotulador Eletrônico Brother

Rotulador Eletrônico PT-70 Laranja Brother

9.1

Produto original

Utiliza Fitas M disponíveis em várias cores e em largura de 9mm e 12mm

Imprime automaticamente Data & Hora

Rotulador Eletrônico Móvel Cube PTP300BT Brother
Rotulador Eletrônico Brother

Rotulador Eletrônico Móvel Cube PTP300BT Brother

8.8

Produto original

Design moderno e compacto

Permite a impressão de etiquetas confeccionadas pelo celular ou tablet

Fita para Rotulador 12mm Vermelho / Branco MK232 Brother
Fita para Rotulador Brother

Fita para Rotulador 12mm Vermelho / Branco MK232 Brother

8.6

Produto original

100% original Brother

Vermelho sobre branco

Para rotuladores P-Touch

Rolo de 8 metros

Largura 12mm

O que é uma etiquetadora eletrônica?

Como o próprio nome já sugere, uma etiquetadora eletrônica, ou rotulador, é uma pequena máquina capaz de imprimir mensagens em pequenos pedaços de papel colante, ou seja, etiquetas. A aparência da etiquetadora lembra muito a de uma calculadora, no entanto o rotulador tem um teclado com letras, números e até mesmo alguns símbolos.

Inúmeras pessoas acham que comprar um rotulador eletrônico representa um desperdício de dinheiro. Afinal de contas, tudo o que um rotulador pode fazer uma impressora também faz, supostamente. Ainda assim, não é sempre que você vai ter um computador e uma impressora à sua disposição.

De quebra, na maioria das vezes, nós só precisamos de uma ou outra etiqueta que, juntas, não ocupem sequer um décimo do espaço de uma folha. Gastar uma folha inteira para imprimir uma única etiqueta para um envelope, por exemplo, é um enorme desperdício.

Os rotuladores são pequenos e leves, por isso permitem fácil carregamento de um lugar a outro. Essa característica cumpre papel fundamental se levarmos em consideração ambientes grandes, como um mercado ou uma fábrica, que precisam de etiquetas a todo momento.

Outra grande vantagem da etiquetadora eletrônica é a possibilidade de customização. Ao contrário das impressoras, as etiquetadoras entregam a capacidade de desenvolver etiquetas em diversos materiais, como vinil, poliéster, tecido e nylon.

Se você acha que essa não é uma vantagem, imagine um ambiente úmido como um frigorífico ou uma geladeira. As etiquetas comuns de papel estragariam facilmente em locais assim, por isso é importante escolher um modelo de fita compatível com a durabilidade esperada.

O que levar em consideração na hora de escolher uma etiquetadora?

Existem certos aspectos a colocar na balança no processo de definição de uma etiquetadora. Listamos, abaixo, os principais.

Modernidade

Diversos modelos de etiquetadoras eletrônicas figuram no mercado hoje em dia. Quanto mais moderno o aparelho, logicamente, maior será o seu preço. Você não precisa adquirir o produto mais caro do mercado, mas optar pelas opções simples também não é uma escolha sábia.

Procure por um equipamento que, no mínimo, ofereça conexão wireless e seja recarregado. Esse é o mínimo de modernidade que você pode esperar de uma etiquetadora eletrônica.

Marca

Assim como acontece com outros aparelhos eletrônicos, as etiquetadoras de marcas boas e famosas apresentam melhor desempenho.

Uma etiquetadora de qualidade inferior pode até custar menos. Por outro lado, certamente ela vai deixá-lo na mão quando você mais precisar. As marcas de maior credibilidade de etiquetadoras no mercado atualmente são Brother e Dymo.

Tamanho

Há quem prefira rotuladores maiores e com teclados mais amplos. Também existem pessoas que seguem o caminho dos modelos compactos: tudo depende do gosto de cada um.

Digitar nas versões maiores é bem mais fácil, porém elas também são mais pesadas. Opte por um equipamento de dimensões agradáveis para a digitação e que não prejudique a sua mobilidade.

Velocidade

Saber a velocidade em que o rotulador opera é fundamental para quem pretende imprimir uma grande quantidade de etiquetas por dia. Obviamente, quanto mais rápido for o rotulador, maior será a quantidade de impressões que você conseguirá fazer.

A velocidade das etiquetadoras normalmente é mensurada em milímetros por segundo. Essas informações você encontra na caixa ou no manual do produto e, caso tenha alguma dúvida, não fique envergonhado para perguntar ao vendedor.

Memória

A memória é um dos fatores mais importantes na hora de escolher o modelo ideal de etiquetadora. Pouca gente sabe, mas há modelos em que você pode armazenar diversos tipos de etiquetas e imprimir com apenas alguns cliques. Essa função é ideal para quem usa sempre os mesmos modelos de etiquetas e não quer perder tempo digitando todas as vezes.

Se você pretende economizar tempo e aumentar a sua produtividade, então procure pelos rotuladores de maior capacidade de armazenamento. Eles costumam apresentar um valor mais elevado, ou seja, se você não precisa da função, opte pelos rotuladores simples.

Teclado

Já passou dos 20 anos? Provavelmente, então, se lembra dos celulares com teclado. Alguns modelos eram de uso difícil, enquanto o diferencial de outros figurava justamente na disposição facilitada de seu teclado.

O mesmo critério de escolha serve para comprar etiquetadoras. Na hora de escolher um modelo, certifique-se de que o teclado é simples de usar. Existem, no mercado, dois tipos principais de teclados: o QWERTY e o ABC. O primeiro tipo é o mais comum, utilizado em computadores e nos teclados digitais de smartphones e tablets. Já o tipo ABC segue a ordem exata do alfabeto.

O segundo modelo de teclado tem aplicação mais complicada, já que estamos acostumados a utilizar o QWERTY dia após dia. Por isso, pode ser que você demore para se habituar a uma etiquetadora com teclado ABC.

Tela

Os rotuladores podem, ou não, possuir uma tela, pois tudo varia segundo o modelo. Recomendamos que você opte pela primeira opção, uma vez que a presença da tela facilita bastante a correção dos textos antes da impressão.

As telas presentes nos aparelhos geralmente são de LCD, e cada modelo muda principalmente no tamanho da tela e na quantidade de informações disponibilizadas através dela. Os mais arrojados têm até mesmo visores coloridos.

Quando o uso das etiquetadoras eletrônicas se torna necessário?

Muitas pessoas acreditam, erroneamente, que os rotuladores são úteis apenas para quem trabalha em lojas ou supermercados, para colocar preço nos itens. Se você atua em um escritório, por exemplo, também precisa de um rotulador para facilitar a organização de pastas, arquivos e documentos.

Já os restaurantes precisam das etiquetadoras para colocar nos alimentos a data de vencimento ou até mesmo o dia de abertura do produto. O mesmo serve para quem lida com itens de beleza e demais cosméticos.

Com todos esses exemplos, queremos mostrar que a etiquetadora é muito mais útil do que se pensa. O pequeno equipamento facilita muito a nossa vida, uma vez que não precisamos usar uma impressora.

Quais são as melhores etiquetadoras do mercado?

Nós fizemos uma pequena seleção dos melhores modelos de etiquetadoras eletrônicas para ajudar você, que quer adquirir esse equipamento mas não sabe onde investir o seu dinheiro. Confira na sequência do post!

Brother PT-80

Brother PT-70

Brother PT-D210

Brother PTE-110

Gostou das nossas dicas? Está pensando precisando de etiquetas para organizar o seu ambiente de trabalho? Então acesse a loja virtual da PORT e confira os modelos disponíveis!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Este post tem 2 comentários

  1. Niobe

    Me he comprado hace nada un etiquetadoras DYMO y Brother y la verdad que no tengo quejas, es realmente lo que se aguardaba, y por suerte ha salido la compra de buenisima forma. Rapido y facil y con garantia.

    1. PORT

      Hola Niobe,
      ¡Qué alegría saber que te gustaron las etiquetas, aportan mucho en el día a día!

Deixe um comentário

Fechar Menu