Fichário ou caderno? Veja as diferenças e como escolher o melhor

Todo estudante precisa de materiais adequados para poder se dedicar aos estudos da melhor maneira possível. Quando o assunto aborda itens escolares, há uma dúvida que sempre deixa muitos pais pensativos: fichário ou caderno, qual dos dois é o melhor?

Antigamente essa questão não existia, pois o caderno era a única opção disponível no mercado. Tempos depois, o fichário surgiu e passou a dividir opiniões. Há quem prefira o fichário mas também é fácil encontrar pessoas que não abrem mão do bom e velho caderno.

Ao longo do texto, nós mostramos quais são as vantagens e desvantagens de cada um desses materiais. Se você quer definir a alternativa adequada pensando na vida escolar do seu filho, então continue com a gente por aqui e faça ótima leitura!

Quais as vantagens do caderno?

O famoso e tradicional caderno é recomendado para os estudantes que são desorganizados e desastrados. O motivo é muito simples: como as folhas não são soltas, o risco de perder parte da matéria que foi copiada é bem menor.

O caderno brochura, por ser menor, é ideal para as crianças de até 10 anos. Já os cadernos aramados figuram como os grandes queridinhos dos estudantes adolescentes e jovens adultos. Esses não são os únicos modelos de cadernos à venda no mercado. Atualmente, se fala bastante sobre aqueles sem pauta para a criação de planners e bullet journals.

Uma das grandes vantagens dos cadernos é que existem modelos com quantidades de folhas diferentes. O aluno, portanto, pode optar por adquirir um de 90 folhas para cada disciplina ou um com 12 matérias.

A parte mais atrativa dos cadernos com certeza é a capa. Hoje em dia, os temas das capas estão bem diversificados e atendem a todo tipo de gosto. Existe caderno com estampa de bichinhos, comida, jogos de vídeo game, youtubers, séries e muito mais. Você, sem dúvida algo, deve encontrar com facilidade um caderno que combine com a personalidade do seu filho.

É claro que ainda há certas desvantagens em usar caderno. A primeira, e a mais importante de todas, é que ele chega ao fim e, por isso, precisa ser trocado periodicamente. Os estudantes do ensino médio, por exemplo, são obrigados a trocar de unidade a cada início de semestre.

Outra desvantagem que merece atenção: o caderno não consiste em um item muito versátil: as páginas não podem ser organizadas de acordo com a vontade do usuário. Supondo que o seu filho faça uma anotação no lugar errado, ele não conta com alternativa de tirar a página e colocá-la no lugar certo, como poderia ser feito em um fichário.

Quais as vantagens do fichário?

Ao contrário do caderno, o fichário é ideal para os estudantes mais maduros e com maior senso de organização. Um fichário nas mãos de uma pessoa desleixada pode se tornar um grande desastre, por isso, certifique-se de comprar esse material somente se o seu filho estiver disposto a cuidar das folhas e a organizar as matérias.

A maior vantagem do fichário, sem dúvidas, é a praticidade. Esse material dá ao estudante a liberdade para colocar, tirar e realocar as folhas da maneira que ele julgar melhor. Devido a toda essa facilidade de ajuste, o aluno consegue emprestar suas folhas para os colegas de sala que faltaram sem ter que abrir mão de todo o conteúdo.

Além disso, o estudante não é obrigado a procurar o cronograma escolar para saber quais cadernos deve levar para a escola a cada dia da semana. Afinal de contas, tudo o que ele precisa está contido em um só lugar. Alguns fichários até mesmo apresentam divisórias que comportam lápis e canetas.

Ao contrário do caderno, se as folhas de uma determinada matéria acabarem, você pode simplesmente comprar um bloco de folhas novas para fichário e colocá-las onde for necessário. A semelhança entre os dois é que, assim como o caderno, também existe nas papelarias uma diversidade gigantesca de fichários com temas distintos.

O ponto negativo que mais leva os alunos a abrirem mão do uso do fichário é que ele não cabe dentro das mochilas. Alguns fichários, inclusive, são comercializados com alças de suporte para facilitar o transporte.

Por fim, vale a pena ressaltar que, por mais cuidadoso e organizado que o seu filho seja, algumas folhas do fichário podem simplesmente desaparecer. As folhas soltas são ao mesmo tempo a salvação e a maldição do uso desse tipo de material.

Comprar Material Escolar

Na loja Port você conta com diversos artigos de materiais escolares e muito mais. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Afinal, qual é o melhor: fichário ou caderno?

Você certamente está ansioso para saber a nossa resposta para esta pergunta. No entanto, a verdade é que não há um vencedor claro. Tudo depende das necessidades e do perfil do seu filho, portanto, cabe a você decidir qual é a melhor opção.

Como nós já dissemos acima, ter um fichário é uma responsabilidade muito grande. Quem não é organizado corre o risco de perder toda a matéria por descuido, então esse não é um material indicado para crianças ou pessoas descuidadas.

Antes de sair para comprar os materiais escolares do seu filho, converse com ele. Não se esqueça de levar em consideração a opinião da pessoa que vai, de fato, usar o material. Afinal, o que parece melhor para você pode não ser o ideal sob o ponto de vista do pequeno.

Se ele já está entrando na adolescência e quer muito usar o fichário, deixe que faça o teste. Observe como seu filho vai lidar com o material novo durante um semestre. Se o fichário ficar organizado, deixe que ele continue a usá-lo mas, caso contrário, o jovem deve voltar a usufruir do bom e velho caderno.

A verdade é que não importa se o seu filho prefere usar fichário ou caderno. O primordial mesmo consiste em contar com todos os itens necessários para estudar. Opte sempre por produtos de qualidade, de marcas confiáveis.

A PORT trabalha com diversos artigos de papelaria. Acesse a nossa loja e confira os materiais escolares disponíveis, pesquisando à vontade antes de definir a alternativa adequada e finalizar a compra!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

Com a crescente evolução tecnológica e o aumento da demanda por uma conectividade confiável, escolher um roteador adequado se tornou

Estar conectado é essencial atualmente, em função disso a qualidade do roteador Wi-Fi exerce um papel fundamental nessa conexão. A

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Deixe um comentário

Fechar Menu