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Há uma coisa que as empresas tendem a negligenciar: a gestão de fornecedores. O foco natural das companhias é promover a lealdade do cliente, mas essa não é a única relação que você deve nutrir. Um bom relacionamento com seus fornecedores também é muito importante.
A globalização varreu os negócios de hoje de suas fundações e tornou os processos mais dinâmicos, competitivos e complexos. Consequentemente, todas as organizações se envolvem com fornecedores para adquirir produtos ou serviços, reduzir custos e maximizar o desempenho do negócio. Descubra, a seguir, por que esse planejamento é essencial para negócios em crescimento.
A definição de gestão de fornecedores
Trata-se de todos os processos e atividades de negócios que lidam com o ciclo de vida de fornecedores. Uma boa gestão requer uma avaliação prática de desempenho para garantir que os fornecedores entreguem o máximo de valor para sua organização.
Adaptar uma abordagem mais estratégica com fornecedores-chave pode trazer imensos benefícios de longo prazo. O tipo de relacionamento que você tem com seus fornecedores é capaz de influenciar diretamente no sucesso da empresa. Alguns fatores que impulsionam essa necessidade são:
- o aumento da escala operacional, que resulta na crescente necessidade de fornecedores locais e globais;
- os riscos crescentes em uma cadeia de suprimentos, que podem tornar as organizações mais vulneráveis a falhas de desempenho;
- a importância de estabelecer relações de longo prazo para obter parceiros de negócios;
- uma competição crescente, que impulsiona a busca por melhorias em processos e pela redução de custos.
O processo de gestão de fornecedores em 4 passos
Antes de iniciar o processo de gerenciamento de fornecedores, é importante identificar o conjunto de metas e objetivos para o qual os fornecedores são necessários. Isso destaca as exigências do departamento, para que você possa mapear os fornecedores relevantes sem duplicar esforços e recursos. Tais objetivos também ajudarão a avaliar o desempenho do fornecedor em relação àquilo que foi comunicado a eles.
1. Critérios de seleção
Os critérios de seleção variam dependendo do tipo de organização e de seus requisitos para fornecedores. No entanto, os mais comuns são:
- preços;
- qualidade dos produtos/serviços;
- prazo de entrega;
- variedade e disposição de estoque;
- reconhecimentos industriais;
- reputação legal.
2. Avaliação e seleção de fornecedores
O próximo passo é avaliar todos os fornecedores relevantes com base nos critérios de seleção identificados. Ao mesmo tempo, verifique se você fez uma análise completa e holística dos pontos fortes e fracos dos fornecedores. Estude como as ameaças e oportunidades do ambiente externo podem impactar seu envolvimento com esses parceiros.
3. Negociação e contratação
Agora que você escolheu os fornecedores relevantes, é necessário executar o processo de contratação para finalmente integrá-los. Certifique-se de envolver todas as partes interessadas no processo de contratação para obter informações valiosas sobre como o contrato pode garantir a entrega máxima de valor.
4. Avaliação de desempenho
O processo de gestão de fornecedores não termina após a contratação. Você precisa avaliar periodicamente o desempenho de cada um deles e verificar se estão cumprindo os objetivos e requisitos estabelecidos. Para garantir uma avaliação prática, confira se foram devidamente estabelecidos os KPIs (Indicadores-chave de Performance).
Essas métricas são importantes para fornecer insights e dizer o quão eficaz é nosso processo de gestão de fornecedores. Dessa forma, podemos tomar ações para otimizá-lo.
Os benefícios para sua empresa
Agora que entendemos a importância e como praticar uma gestão de fornecedores adequada, vejamos como isso pode beneficiar sua organização.
Gerenciamento eficiente de uma base crescente de fornecedores
Devido ao aumento da complexidade das cadeias de suprimentos e do número de fornecedores envolvidos com as organizações, o gerenciamento de todo o ciclo de vida desse relacionamento se torna difícil. Mas a implantação de processos bem estruturados permitirá que sua empresa resolva tal demanda com facilidade.
Redução de custos e controle de qualidade
Ter fortes práticas de gerenciamento permite que sua empresa identifique oportunidades de economia na cadeia de suprimentos, além de possibilitar análises de qualidade na produção do fornecedor. Isso afeta diretamente e contribui para os resultados da companhia.
Avaliação de performance
Trata-se de um dos benefícios essenciais de contar com uma gestão de fornecedores. Você precisa saber o desempenho de seus parceiros comerciais, pois o desempenho da organização depende principalmente deles.
Essa análise não apenas permite avaliar a conformidade do fornecedor, mas também concede informações detalhadas sobre seu desempenho. Como vimos, o valor real de cada fornecedor pode ser mensurado com a criação e o acompanhamento de KPIs.
Programas de desenvolvimento
Não considere só o sucesso do cliente como vantajoso. É igualmente positivo que seus fornecedores se desenvolvam para aumentar sua produção, o preço e a qualidade oferecidos. A gestão de fornecedores envolve a criação de programas de parceria para apoiar as empresas que viabilizam sua operação.
Relacionamento com fornecedores
Quando você atua junto aos fornecedores e os envolve no processo para atingir suas exigências, cria relações duradouras e baseadas na confiança — que podem ser aproveitadas no futuro. A colaboração com as empresas parceiras as torna mais dispostas a entenderem suas necessidades de negócios e considerar as estratégias nos termos da sua organização.
Avaliação e redução de riscos
À medida que as cadeias de suprimentos e as relações com os fornecedores se tornam mais complexas, a probabilidade de riscos para sua empresa também aumenta. Um erro de planejamento pode gerar grandes prejuízos ou até limitar o crescimento de uma companhia.
O gerenciamento de fornecedores ajuda a identificar o impacto dos riscos e, por consequência, proteger sua empresa de possíveis incidentes. Quando se trata de estabelecer por que as organizações necessitam da gestão de fornecedores, há dois pilares principais que precisamos reconhecer:
- para avaliar se os fornecedores estão executando as entregas de acordo com os requisitos organizacionais;
- para identificar áreas de melhoria e extrair o máximo de valor da negociação.
Independentemente do porte ou da área de atuação da companhia, esse planejamento é uma etapa básica para garantir um crescimento sustentável. Tenha em mente que, quanto maior for o atraso para estabelecer boas práticas, mais trabalhoso (e caro) será organizar uma gestão de fornecedores eficaz.
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