Entenda quais são os tipos de gramatura de papel e como utilizá-los

Você já ouviu falar em gramatura de papel? O termo se refere ao peso do papel por metro quadrado, ou seja, é uma medida da densidade do material. Se um papel possui gramatura de 100 g/m², por exemplo, significa que, para cada um metro quadrado de folha, há 100 g do material. Por isso, quanto maior a numeração da gramatura, mais pesado será o papel.

Conhecer os tipos de gramatura e entender a importância dessa propriedade é fundamental para escolher o papel ideal e com a qualidade desejada para suas impressões. No entanto, essa não é uma tarefa tão simples, mas é muito importante e possível, além de trazer diversos benefícios para o seu projeto.

Pensando nisso, fizemos este post para que você saiba mais sobre gramatura de papel, bem como os principais tipos e como utilizá-los. Boa leitura!

Qual a importância da gramatura?

Conhecer a gramatura de papel é muito importante para garantir que o trabalho terá a qualidade esperada. Assim, o profissional conseguirá escolher o melhor material para cada tipo de impresso, reproduzindo o seu projeto com maior segurança e custo-benefício.

Caso essa característica não seja devidamente compreendida, é possível que alguns danos sejam causados à impressão, como rasuras, borrões e até enrugamento do papel. Isso traz uma imensa insatisfação, tanto para quem desenvolve o trabalho como para quem o recebe, pois influencia diretamente a percepção que o cliente terá sobre o que lhe foi apresentado.

Nos casos de segmentos em que o trabalho final é a peça gráfica, como arquitetura e fotografia, isso se torna ainda mais agravante. Assim, a escolha da gramatura de papel deve ser ainda mais cautelosa, sendo viável solicitar uma amostra ou uma impressão de teste antes de reproduzir todas as cópias. Dessa forma, pode-se ter uma noção melhor do resultado final, evitar desperdícios e frustrações.

Qual a diferença entre gramatura e espessura?

Esses dois termos são muito confundidos, mas são muito diferentes e não estão diretamente relacionados. A gramatura, como mencionado, equivale à massa do papel, que é composto por celulose, cargas e aditivos. Essa composição possui diversas variações, o que resulta em massas diferentes.

Já a espessura do papel é determinada pela distância entre a face superior e inferior da folha. Essa distância varia muito de acordo com o tipo, a marca e a finalidade do material. A espessura está diretamente relacionada com a compactação das fibras das folhas, e não com a sua composição.

Quais os tipos de gramatura de papel e os usos indicados?

Gramatura de papel: 30 g a 63 g

Os papéis com essa gramatura são mais finos e leves, e amplamente utilizados no dia a dia de fábricas e indústrias. Estão presentes nos jornais, bobinas de máquina de cartão, blocos de notas fiscais, blocos de orçamentos e etiquetas. A gramatura de 63 g também é muito comum na fabricação de adesivos e embalagens. A gramatura de papel entre 30 g a 63 g de é muito indicada para os papéis couché, seda e kraft. 

Gramatura de papel: 75 g a 120 g

A gramatura de 75 g a 90 g é a mais comum, muito utilizada nos hospitais, escritórios, empresas (independentemente do segmento) e também nas impressoras de uso doméstico. Isso porque ela é ideal para papéis offset, timbrados e receituários.

Já os papéis de 120 g são muito usuais na elaboração de materiais de baixo custo, como cartões, convites e panfletos. Entre os principais tipos de papéis com essa gramatura podemos citar o offset, kraft, couché, sulfite, vergê e color plus.

Gramatura de papel: 120 g a 240 g

A partir dessa gramatura não temos mais papéis finos, sendo possível imprimir com mais qualidade e desenvolver bons trabalhos gráficos. Papéis com gramatura de 120 g a 240 g são muito utilizados para criação de materiais mais resistentes, como folders e flyers.

Também são muito utilizados para fotografias, cartões de visita, molduras, folhetos, artesanatos, caixas e embalagens em geral, convites e cartazes. Os escritórios de arquitetura também os utilizam muito para impressão de projetos e apresentação de trabalhos com maior qualidade.

Os principais papéis que possuem essa gramatura são cartão, vergê, cartolina, offset, vegetal, aspen e majorca.

Gramatura de papel: 250 g a 350 g

Esse tipo de gramatura é muito utilizada na criação de convites, cardápios, catálogos, panfletos e cartões de visita. Por serem mais grossos e resistentes, oferecem um resultado com qualidade superior, apesar de o custo ser mais alto. Também são muito utilizados em desenhos profissionais, como os de arquitetura e aquarelas.

Vale lembrar que, com tantas opções, é preciso analisar as reais necessidades do seu trabalho. Não é necessário escolher a maior gramatura para conseguir o melhor resultado, pois, muitas vezes, um papel pesado não é o que mais vai atender aos seus propósitos.

Os papéis mais comuns com essa gramatura são couché, design white, duplex, supremo e diamond.

Gramatura de papel: mais de 350 g

Papéis com gramatura maior que 350 g não são comumente utilizados, pois apenas impressoras muito específicas conseguem reproduzir o trabalho nesse tipo de material. Tratam-se de impressões com altíssima qualidade, mas que têm um preço elevado também. Gramaturas tão altas são muito utilizadas em obras de arte, que podem durar anos sem amarelar e sem perder a qualidade.

Como visto, a gramatura de papel é muito importante para que as expectativas sejam alcançadas no seu impresso, e, por isso, há diversos tipos, que atendem a objetivos diferentes. Além disso, a gramatura é capaz de mudar completamente a percepção que um cliente terá ao ver o seu trabalho acabado. Isso traz diversos benefícios para qualquer negócio, como vantagem competitiva, satisfação e fidelização dos clientes.

Contar com um bom fornecedor de materiais gráficos faz toda a diferença na escolha dos materiais apropriados para os seus propósitos, e a PORT pode ajudar muito nessa questão.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Agora que você sabe diferenciar e utilizar os diversos tipos de gramatura de papel, conheça os nossos produtos e entre em contato conosco!

PORT

Na loja PORT você conta com diversos produtos para papelaria, informática e escritorio. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

Com a crescente evolução tecnológica e o aumento da demanda por uma conectividade confiável, escolher um roteador adequado se tornou

Estar conectado é essencial atualmente, em função disso a qualidade do roteador Wi-Fi exerce um papel fundamental nessa conexão. A

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Deixe um comentário

Fechar Menu