05 dicas para escolher a impressora plotter certa para seu negócio

5 dicas para escolher a impressora Plotter certa para seu negócio

Tempo de leitura 5 min
Cartucho de Plotter Original HP é na PORTPowered by Rock Convert

Quando falamos sobre impressoras, as primeiras coisas que surgem na mente da maioria das pessoas são os modelos multifuncionais. Bastante úteis para uso doméstico, eles deixam de figurar como alternativa ideal em gráficas ou escritórios de arquitetura e engenharia, por exemplo.

A melhor opção consiste no investimento em um aparelho mais completo, como a impressora plotter. Se você já teve a necessidade de fazer uma impressão em superfícies e tamanhos diferentes, saiba que necessita desse tipo.

A seguir, ao longo do texto, abordamos as vantagens do modelo, além das principais características que você deve considerar antes de realizar a compra. Quer ficar por dentro do tema? Então continue a leitura e ainda confira cinco dicas para escolher a alternativa mais adequada do mercado!

O que é uma impressora plotter?

A impressora plotter é bem diferente dos modelos comuns. Ela tem a capacidade de reproduzir imagens em dimensões maiores sem perder a qualidade — justamente por isso é tão utilizada por profissionais como arquitetos, engenheiros, publicitários e artistas gráficos.

Com essa impressora, você ganha a possibilidade de imprimir trabalhos de dimensões maiores em relação ao tamanho A3, como mapas, outdoors, banners, plantas e desenhos. Além disso, a plotter também pode ser utilizada para fazer impressões sobre superfícies diferentes.

Quais as cinco melhores dicas para comprar uma plotter?

Antes de começarmos, é importante ressaltar que não existe o ”melhor tipo” de impressora plotter. Tudo depende das necessidades do comprador, portanto um modelo que é bom para você pode não ser o ideal para outra pessoa.

No entanto, existem sim alguns aspectos que você precisa levar em conta antes de concretizar a compra da sua impressora plotter. Veja a seguir as cinco melhores dicas!

1. Pesquise o preço dos suprimentos de cada modelo

O primeiro passo para fazer a escolha certa é pensar no custo-benefício a longo prazo. De nada adianta investir em uma impressora mais barata se o preço das peças e dos suprimentos são elevados. Afinal de contas, cedo ou tarde os suprimentos acabam. Normalmente, equipamentos de maior valor gastam menos tinta, por exemplo.

Procure saber, ainda, informações a respeito da vida útil dos suprimentos. Quanto mais tempo eles durarem, melhor é o custo-benefício da máquina. Por último, mas não menos importante, não se esqueça de checar sua capacidade de adquirir os suprimentos com facilidade. Problemas no fornecimento prejudicam a produtividade do escritório.

2. Defina seus objetivos

A melhor maneira de evitar a própria confusão em meio a tantas opções de impressoras plotter é simples: define suas necessidades e objetivos. Quais tipos de trabalho você pretende fazer com a nova aquisição? E quais são as demandas em curto, médio e longo prazo?

É importante considerar que, independentemente da complexidade do modelo, você tende a não encontrar uma impressora capaz de atender a todos os tipos de necessidades — e quanto mais completa ela for, maior será o preço. Por essas e outras, foque nas características importantes para o seu negócio visando uma escolha inteligente.

3. Analise materiais passíveis de impressão

Como já dissemos anteriormente, uma das características da impressoras plotter é a impressão sobre diversas superfícies. Porém, modelos diferentes aceitam inúmeros tipos de superfície, portanto é fundamental a verificação adequada dos materiais que cada equipamento aceita.

Na PORT tem Cartucho Original HP com Frete GrátisPowered by Rock Convert

Observe também se a impressora trabalha com papéis de vários formatos e espessuras — mais conhecido como gramatura. Lembre-se de verificar essas informações pois, se a sua impressora não aceita materiais de gramatura maior, você pode até mesmo danificar o equipamento ao tentar forçar a impressão.

4. Verifique a qualidade da impressão

Qualidade e resolução da impressão são fatores muito importantes, principalmente para quem trabalha em gráficas. No mercado, existem impressoras plotter com qualidade inferior, enquanto outras apresentam precisão fantástica, bastante acima da média.

Os trabalhos que você pretende executar usando a plotter precisam de detalhes perfeitos? Se a resposta for positiva, isso significa que é necessário investir em um modelo mais arrojado.

5. Observe o software de cada equipamento

Esse tipo de equipamento geralmente conta com um software para ser instalado nos computadores ou outros aparelhos eletrônicos. O software pode mudar de acordo com a marca e o modelo da impressora.

Verifique se o programa é de uso simples e se permite que o usuário controle a produção. Esses softwares costumam fornecer informações de relevância, como o gasto médio de tinta por cada produção. Quanto mais completo for o software, mais você conhecerá sobre o processo de funcionamento da máquina.

Existem modelos mais indicados?

É fácil encontrar uma série de modelos e marcas de impressoras plotter. No tópico a seguir indicamos dois tipos parecidos, mas que atendem a necessidades diferentes. Leia!

HP Designjet T830

Essa impressora HP é certamente o modelo mais completo de todos, pois, além de ser uma plotter, a Designjet T830 também é uma multifuncional que digitaliza, imprime, copia e compartilha.

Embora esse equipamento seja robusto — com tamanho é equivalente a 36″ — essa impressora foi elaborada para realizar suas atividades até mesmo em locais não muito convenientes, como canteiros de obras.

A Designjet T830 é capaz de imprimir folhas nos tamanhos A4, A3, A2, A1 e A0 com até 0,3 mm de espessura. Bobinas de 279 a 914 mm também podem ser usadas nessa máquina.

HP Designjet T530

Os maiores diferenciais dessa impressora são o seu ótimo custo-benefício e tamanho compacto. Embora seja um modelo menos completo que o anterior, essa plotter tem tudo o que é necessário para realizar um trabalho excelente.

A Designjet T530 pode imprimir folhas nos tamanhos A4, A3, A2 e A1 com espessura de até 0,3 mm. Se você está procurando por um produto mais em conta que atenda às suas expectativas, então essa é a impressora perfeita!

Comprar uma impressora plotter não é tão fácil quanto encontrar um modelo doméstico. Conforme observamos, ela apresenta uma série de qualidades únicas, e a boa notícia é que, no nosso site, você acha diferentes tipos de plotter para adquirir o mais adequado às suas necessidades!

Gostou das dicas? Está interessado em uma plotter mas não sabe onde procurar? Acesse o nosso site e confira os modelos disponíveis!

PORT, distribuidor oficial EpsonPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up