Qual é o melhor papel para impressão?

Ao imprimir um documento em casa, sua impressora pode mostrar várias opções sobre o tipo e a gramatura do papel. Mas você sabe qual é o melhor papel para impressão e qual é o ideal para sua impressora?

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, aqui está um pequeno guia detalhando tudo o que você precisa saber sobre os tipos de papel para impressão e como escolher o papel certo para o que você precisa. Confira!

Gramatura do papel

A gramatura do papel (ou densidade do papel) é o termo usado para se referir à espessura da folha. Essa medida é dada em “gramas por metro quadrado” (g/m² ou apenas g) e se refere ao peso da folha. Quanto maior a gramatura, mais pesado e geralmente melhor é a qualidade do papel.

Se o objetivo é encontrar o melhor papel para impressão frente e verso, ter um material com vida útil mais longa ou fazer apresentações com aparência profissional, por exemplo, o ideal é usar um papel com uma medida de gramatura mais alta. 

Alguns das aplicações dos papéis segundo sua gramatura são:

GramaturaTipos de uso
300g +Cartões de negócios
180 – 250gCapas de revista
130 – 170gCartazes promocionais
70 – 80gPapel de Escritório
35 – 55gJornais diários

Papel de gramatura leve

Os papéis de gramatura leve, entre 70 e 90g são comuns nas folhas A4. Geralmente, esse é o melhor papel para impressão em impressoras de escritório, copiadoras e faxes, por exemplo. Os papéis ainda mais finos, com menos de 70g, podem causar problemas com atolamentos e recolhimentos do rolo de papel. 

Existem vários fabricantes de papel que produzem vários tipos de papel para impressão com boa qualidade, como Chamex e HP. Eles tendem a ser os mais populares no mercado e oferecem um bom custo benefício em relação à qualidade.

É importante ter cuidado ao escolher a marca certa de papel para impressão. Isso porque o papel mais barato geralmente tem qualidade inferior e uma textura mais áspera, o que pode danificar a sua impressora ou copiadora. Por isso, prefira sempre uma marca de papel que você conhece e confia.

Papel de gramatura média

Os papéis de gramatura média geralmente têm entre 90 e 120g. Eles também são bastante utilizados em impressoras comuns com folhas de papel couchê, offset ou sulfite. Esse é o melhor tipo de papel para garantir a qualidade para impressões frente e verso ou imprimir folhetos ou papéis timbrados.

Papéis de gramatura entre 120 e 240g também são considerados de gramatura média. Eles são um pouco mais resistentes, comuns em folhas de cartolina, papel vergê ou papel cartão. Geralmente, são usados para convites, fotografias ou folhetos.

Esses tipos de papéis para impressão costumam ter uma textura suave e um leve brilho aparente. Por isso, são muito utilizados para um papel de apresentação. Imprimir neste tipo de papel pode impressionar um cliente ou trazer mais valor para um trabalho, por exemplo.

Papéis de gramatura pesada

Papéis de gramatura pesada são aqueles com cerca de 300g. São papéis mais rígidos e que oferecem um resultado melhor e mais durável, por isso, são o melhor papel para impressão de convites, cartões de visita, flyers ou aquarelas.

Essa gramatura de papel é comum em folhas de papel couchê, supremo ou design white e podem ter diferentes acabamentos e texturas. Como esse tipo de papel para impressão pode chegar a cerca de 350g, ele é recomendado apenas para impressoras comerciais, pois a espessura do papel será demais para uma impressora doméstica ou de escritório.

Papel para jato de tinta x Papel para laser

Os papéis para impressoras a jato de tinta têm especificações e gramatura diferentes dos papéis para impressoras a laser. Isso porque as impressoras a laser funcionam de maneira diferente, por isso, misturar os papéis pode causar grandes problemas.

O papel para jato de tinta vem em tamanhos e espessuras diferentes, além de serem projetados especificamente para uso em jato de tinta. Além disso, existem também diferentes acabamentos disponíveis, como foto brilhante, semi brilhante, papel fosco e de arquivo.

Veja também: Qual a diferença entre impressoras laser e com jato de tinta?

Diferentes tamanhos de papel de impressão

O melhor papel para impressão em impressoras caseiras ou de escritório são os de tamanho A. No entanto, existem outros tipos de tamanho para impressões especializadas.

Veja os tamanhos de papel mais comuns abaixo:

Papel de impressão tamanho A

A folha A4 ou A3 são os tamanhos de papel para impressão mais utilizados, mas os papéis tamanho A começam no A1 e vão até o A10. 

Além disso, a maioria dos papéis de impressão de tamanho A vem com várias camadas e gramaturas para fornecer total flexibilidade em suas opções. 

Tipo de papelLargura x Altura (mm)
A1594 x 841 milímetros
A2420 x 594 milímetros
A3297 x 420 milímetros
A4210 x 297 milímetros
A5148 x 210 milímetros
A6105 x 148 milímetros
A774 x 105 milímetros
A852 x 74 milímetros
A937 x 52 milímetros
A1026 x 37 milímetros

Para impressões grandes, como um pôster, você pode usar uma folha de papel A1 ou A2. Já para panfletos ou impressões menores, é possível usar o papel A5 ou A6.

Papel de impressão de tamanho C

Exclusivo para envelopes, os papéis de impressão tamanho C variam de C1 a C10. Assim como acontece com o papel de tamanho A, quanto menor o número, maior o tamanho do papel. 

É possível imprimir documentos em tamanhos de papel C, mas isso não é recomendado, pois eles são usados ​​principalmente para imprimir envelopes. Os tamanhos de papel C mais comuns usados ​​atualmente são:

Tipo de papelLargura x Altura (mm)
C1648 x 917 milímetros
C2458 x 648 milímetros
C3324 x 458 milímetros
C4229 x 324 milímetros
C5162 x 229 milímetros
C6114 x 162 milímetros
C781 x 114 milímetros
C857 x 81 milímetros
C940 x 57 milímetros
C1028 x 40 milímetros

Outro fator comum do papel C é que a diferença de tamanho entre cada medida se alinha com a dos tipos de papel A. Isso é para garantir que você possa encaixar facilmente o tipo de papel A correspondente no envelope para o papel C. Afinal, a última coisa que você precisa é descobrir que comprou um tipo de papel grande demais para caber no envelope!

Independente do tipo de papel para impressão que você precise, uma coisa é certa: você encontra com o melhor preço na Port! Clique aqui e confira nossa seleção com as melhores ofertas em itens de papelaria — inclusive os melhores papéis para impressão.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

O Dia dos Namorados está batendo na porta e a busca pelo presente perfeito já começou. Essa é uma ótima

Os consumidores estão sempre em busca de alta qualidade, eficiência e economia no ativo e inovador mundo da tecnologia. Esse

Já é hora de começar a pensar em encontrar o presente perfeito para a namorada. Essa tarefa é desafiadora, mas

Deixe um comentário

Fechar Menu