Aprenda a preparar uma mesa posta em bandeja de cama

Café da manhã na cama, quem já recebeu um mimo desses sabe: é uma delícia! O gesto em si, além de surpreender, serve para demonstrar cuidado e carinho por alguém especial, e, assim, costuma se transformar em lembrança que fica marcada na memória.

Esse gesto é uma ótima opção para datas comemorativas, mas não é regra, vários momentos pedem uma surpresa. E se você nunca realizou uma dessas, continue neste post para conferir nossas dicas de como preparar uma mesa posta em bandeja de cama linda e inesquecível para quem você ama!

A importância da mesa de refeições

Mas antes de te ensinar a preparar um delicioso e marcante café da manhã na cama, vale lembrar que não é para substituir a mesa de refeições todos os dias, ok?

É importante preservar o hábito de sentar à mesa, especialmente em família. Momentos como esses fortalecem laços, impedem que alguém se sinta sozinho e são capazes de criar memórias afetivas únicas.

Vamos combinar também, refeição na cama com frequência pode fazer mal para a postura. Então, deixa a bandeja para dias especiais, mas aplique as dicas que vamos trazer para montar uma mesa posta para todos em outras ocasiões também.

O que é mesa posta?

Sabe quando você chega à mesa e encontra tudo bem arrumado para uma refeição, parece até cena de novela das oito? É isso que chamamos de mesa posta.

É o ato de organizar e montar a mesa para café da manhã, almoço ou jantar pensando em cada detalhe: pratos, talheres, copos, taças, guardanapos, toalhas, até mesmo os enfeites colocados à mesa.

Além de transmitir uma estética muito agradável, esse arranjo está ligado às regras de etiqueta e demonstra atenção especial para receber os convidados.

Mesa posta na prática

Uma mesa posta pode ter vários estilos, a depender da refeição e também dos convidados para aquele momento. Pode ser algo mais formal ou casual, ser inspirada em algum tema ou seguir a linha tradicional. Pense no impacto que você pretende causar.

Feito isso, vem a montagem do ambiente. A toalha é o item de abertura, mas se preferir, pode ser dispensada e substituída pelo jogo americano. Em seguida, vem a disposição das louças e talheres, seguido dos copos, taças, xícaras — o que a refeição pedir.

Tudo posto, é a hora de cuidar dos detalhes. Guardanapos de pano, por exemplo, levam um charme especial para a ocasião. Arranjos de flores, velas, garrafas ou fotos, tudo isso pode servir de opção para a ornamentação, basta associar ao que o momento vai pedir.

Mesa posta de café da manhã, almoço, jantar…

Definir a refeição para a qual a mesa será montada deve ser o primeiro detalhe. Só depois é que você vai preparar tudo para surpreender sua família, o seu amor ou os seus amigos.

Mas por que essa decisão marca o início de tudo? Porque diferentes refeições podem pedir cuidados distintos.

Um café da manhã, por exemplo, é algo mais descontraído, para começar o dia bem. No almoço, não podem faltar pratos adequados. Já um jantar pode ser mais formal ou apenas um momento casual, e aí os itens que vão para a mesa devem combinar com essa pedida.

O que servir?

Já que o assunto mesa posta está mais claro, podemos agora seguir com as nossas dicas para montar aquela bandeja posta para um café da manhã, almoço ou lanche na cama.

Vamos começar avisando que esse “ritual” pode parecer simples, mas exige planejamento, viu?! As bandejas possuem um espaço reduzido, por isso é importante pensar nos detalhes para oferecer tudo o que a pessoa gosta de forma fácil de transportar, evitando possíveis acidentes.

Outra questão para se ter atenção: prefira bandejas com os pés dobráveis, que oferecem melhor sustentação e estabilidade pra você e a pessoa que recebeu esse presentão curtirem o momento sem preocupação.

Comidas

Aqui é o momento das infinitas possibilidades. Dá para montar várias combinações para servir alguém na cama. O importante é se atentar aos gostos de quem será surpreendido.

Pensando em um café ou lanche, você pode montar a bandeja com pães, bolos, frutas, geléias, sanduíches, ovo, biscoitos, waffles… Enfim, deixe a imaginação trabalhar e crie um cardápio delicioso para a ocasião.

Bebidas

Novamente, a dica é incluir bebidas que vão agradar a pessoa que vai acordar e ver uma bandeja maravilhosa esperando por ela na cama.
Para começar, um café feito na hora não pode faltar. Mas se a pessoa não for apreciadora do “café preto”, tudo bem, a lista de possibilidades é extensa: cappuccino, expresso, sucos, água natural ou com gás, até refrigerante para um lanche da tarde, tudo cai bem na preparação.

Louças

A escolha das louças também é importante no preparo de uma bela mesa posta em bandeja de cama. Dar preferência para peças que “conversam” entre si é um cuidar dos detalhes.

Juntar pires e xícara que possuem o mesmo desenho a um prato mais neutro e um copo colorido vai resultar em uma combinação no mínimo extravagante. A ideia é criar harmonização entre os itens. E se a montagem permitir, dá para apostar em copos e taças especiais também, viu?!

Tecidos

Preparar uma bandeja com itens em tecido traz um charme diferente e demonstra cuidados especiais na organização da refeição.
Muita gente gosta de utilizar algo bem delicado para forrar a bandeja, o que é uma aposta certa. Agora, para surpreender de verdade, sugerimos os guardanapos de tecido, itens que dão mais elegância e beleza no preparo de qualquer mesa posta.

Cores

Ter cuidado com as cores na organização é essencial para não montar algo em desarmonia com o que a ocasião pede. O legal é combinar os utensílios dispostos na bandeja e, porque não, com o ambiente em si.

Essa escolha também pode ditar o clima do momento. Para algo mais romântico, o indicado são cores mais suaves; se a ideia é começar bem o dia, opte por tons vivos que trazem mais alegria; ou senão, faça algo mais rústico, com cores amadeiradas.

Arranjos

Agora é hora de cuidar do detalhe final, o diferencial da sua mesa posta para um café da manhã na cama: os arranjos.

É importante lembrar que o espaço é limitado. Imagine então como seria romântico oferecer flores em um vaso pequeno. É possível finalizar a montagem colocando fotos impressas de momentos especiais, mensagens em post-it ou uma carta em papel especial para marcar ainda mais a data.

Para impressionar: saiba como montar a mesa posta para café da manhã

Com as dicas que te contamos e a atenção certa aos detalhes, não vai ter erro: você vai montar uma senhora bandeja de café da manhã e fazer do momento uma lembrança pra lá de especial e gostosa para quem receber, capaz de toda a família querer algo parecido.

E se isso acontecer, não tem problema. Calma, não vai precisar preparar uma para cada um não. É só aplicar as mesmas ideias em escala maior e montar uma mesa posta para café da manhã.

Para você impressionar de vez a mãe, o pai, filhos, amigos, enfim, todo mundo, vamos te contar os segredos para organizar uma mesa sensacional.

Dica nº 1 – Com um quê de informalidade

Como o café da manhã é a primeira refeição, é bacana organizar um momento que seja capaz de fazer o dia começar bem. Por isso, aposte em um ambiente informal.

A manhã não precisa começar cheia de seriedade. Use louças e utensílios que já fazem parte do dia a dia da família de maneira diferente, para impressionar. Não é preciso gastar muito dinheiro, lembre-se, não é um jantar formal ou um almoço de negócios.

Dica nº 2 – Defina o número de pessoas e o cardápio

Para que todos tenham os seus lugares prontos à mesa, defina o número certo de pessoas que participarão, assim não vai faltar xícara para ninguém.

É importante também cuidar do cardápio. Por se tratar de um café da manhã, alguns itens são indispensáveis, como pães, bolos, biscoitos, café ou suco. Mas nada impede de incrementar o menu com pãezinhos especiais, panquecas, ovos mexidos e o que mais a galera curtir.

Dica nº 3 – Próximo passo: compor a base da mesa

Hora de começar a montar de fato a sua mesa de café da manhã. As toalhas costumam ser uma escolha universal e sempre criam uma ornamentação delicada em qualquer refeição.

Mas a opção por montar um cenário mais simples, apenas com jogo americano, também é uma escolha interessante e combina bem com a ideia de informalidade que a nossa mesa posta pretende transmitir.

Dica nº 4 – Os itens indispensáveis

Se tem comida, então não pode faltar os itens certos para comer. É hora de colocar os pratos, talheres, copos, xícaras e canecas que você tem em casa. Como a ideia é sair do convencional, organize de forma diferente do habitual.

Lembre-se também de colocar os utensílios adequados para o que será servido. Jarra de suco, prato para bolo, manteigueira, cesto de frutas ou de pães, e demais itens de acordo com o cardápio pensado.

Dica nº 5 – Dê o toque final com a decoração

Para tirar nota 10 e impressionar os convidados, falta apenas a decoração. A aparência da mesa posta deve agradar e deixar a refeição ainda mais prazerosa.

Flores e mensagens especiais vão provocar sentimentos mais alegres e fazer com que o dia comece bem. Outra dica super valiosa: para ficar tudo perfeito, evite servir os alimentos nas embalagens e deixe uma travessa para cada item do cardápio de café da manhã.

Conclusão

Temos certeza que se você separar um tempinho para planejar e organizar a refeição com mesa posta, vai fazer sucesso. Para servir na cama ou na mesa, como preferir, o gesto será lembrado com muito carinho e amor.

Curtiu as nossas dicas? Então já pense bem em uma data especial, comece os preparativos com antecedência e aguarde a hora de surpreender a pessoa que você ama! Boa sorte!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu