Moodboard: entenda o que é e como criar o seu!

O moodboard consiste em uma ferramenta que pode ser muito útil para designers, arquitetos ou qualquer outro profissional relacionado ao ramo do desenvolvimento de projetos ou criação de obras e eventos.

Uma empresa também é capaz de elaborar o seu moodboard, para alinhavar de maneira definitiva a identidade visual que carrega. Mas afinal de contas, você sabe o que é um moodboard?

Se a sua resposta foi “não”, então saiba que está no lugar certo. Ao longo do texto, nós explicamos o conceito e as principais formas de produzir um moodboard. Ficou curioso? Acompanhe o post e faça boa leitura!

O que é um moodboard?

O moodboard pode ser chamado de painel semântico, painel de humor, painel de imagens conceituais ou por fim, painel de ideias.

Conforme já mencionamos, o moodboard figura como um interessante recurso que surgiu entre os designers e arquitetos. O objetivo é reunir várias informações e elementos visuais, como fotografias, recortes de revista, pedaços de tecido, objetos e qualquer potencial inspiração para a criação de um projeto.

Analisando todas as informações do moodboard, os profissionais que trabalham com decoração conseguem entender, de modo mais amplo, a identidade visual do projeto. Mas não se engane: o processo de elaboração passa longe da simplicidade, pois é necessário haver coesão e harmonia estética entre os elementos.

Hoje em dia, esse tipo de ferramenta também é utilizada por pessoas que não atuam na área da decoração, como as bloggers, por exemplo. A verdade é que todo mundo pode criar um moodboard, tendo ou não um objetivo profissional.

Como criar um moodboard?

Muitas pessoas leigas no assunto acham que um moodboard consiste em um simples trabalho de colagem, o que não procede. Os elementos são escolhidos a dedo, jamais de forma aleatória. Para facilitar o seu entendimento, dividimos a produção do moodboard em quatro etapas. Confira cada uma delas a seguir.

1ª etapa: brainstorming

Brainstorming é um termo em inglês utilizado para definir o momento em que a sua mente recebe um bombardeio com várias ideias ao mesmo tempo — exatamente o processo pelo qual você precisa passar para começar a criar o seu moodboard.

O primeiro passo consiste em buscar inspiração. Para tanto, vale a pena empregar todas as fontes possíveis. Navegue na internet, leia revistas dos mais variados temas, procure por referências no seu dia a dia e tire fotos de elementos importantes que encontrar.

O desenvolvimento de um moodboard é um processo criativo, portanto não poupe ideias! Também evite se preocupar caso o seu estilo mude enquanto você reúne informações e inspirações, pois isso também faz parte do processo de brainstorming.

2ª etapa: comece a organizar as ideias

Agora é o momento de agrupar todos os dados coletados no tópico anterior e decidir o que pode ser utilizado e o que deve entrar na lista de descartes.

Analise cada elemento agrupado na etapa anterior e veja qual é o estilo predominante entre eles: essa será a identidade visual que você precisa seguir para a definição do seu moodboard.

Caso você seja um arquiteto que está construindo esse painel de ideias para um cliente, leve em consideração o estilo exigido por ele. Separe todos os elementos que se encaixam na proposta e busque novas ideias para complementar as inspirações já selecionadas, se necessário.

3ª etapa: reúna os elementos e avalie a coesão

Delimitados os elementos integrantes do seu painel, é hora de colocá-los lado a lado e analisar se esse conjunto de informações realmente transmite a sensação idealizada. É natural que o moodboard não fique coeso logo na primeira tentativa. Caso isso aconteça, basta mudar alguns aspectos que não se adequaram à proposta.

Uma boa dica para saber se a sua criação realmente passa a ideia que você deseja é pedir para uma pessoa avaliar os elementos do seu moodboard. Se ela conseguir entender o conceito, significa que você está no caminho certo.

4ª etapa: monte o seu moodboard

A hora mais esperada chegou: a de montar o moodboard. Se essa é a sua primeira vez criando um painel de ideias, considere os formatos mais fáceis, que são os quadrados e retangulares.

Lembre-se de criar uma divisória entre um elemento visual e outro, para que as ideias fiquem bem dispostas e fáceis de serem identificadas. Quem já está acostumado a fazer esse tipo de trabalho pode sair da zona de conforto e criar transições mais lúdicas e artísticas.

É importante ressaltar, mais uma vez, que o resultado final deve ser coeso e claro. Tome bastante cuidado para o seu moodboard não parecer poluído ou bagunçado, não confundindo falta de organização com estética.

Na primeira etapa, coletar o máximo de informações é fundamental. Entretanto, o resultado precisa ser enxuto e conter apenas os elementos mais relevantes para a criação de modo geral.

E um moodboard virtual?

Já existem vários aplicativos que permitem aos usuários a criação de moodboards. O mais famoso de todos é o Pinterest, mas também há outras alternativas, como GoMoodboard, Niice e Milanote. Algumas pessoas até mesmo usam o Instagram como um painel conceitual.

Para quem deseja criar um painel de ideias pela primeira vez, usar os aplicativos é uma ótima ideia. São plataformas de manuseio bem mais fácil, mas nem por isso deixam menos valiosa a experiência de criar um moodboard.

Se você é uma pessoa mais sinestésica e gosta de colocar a mão na massa, talvez o ideal seja desenvolver um moodboard com as suas próprias mãos. Para isso você pode utilizar cola, tesoura, papel, canetas coloridas e vários tipos de enfeites de papelaria.

Depois de todas as nossas dicas, tenho certeza de que você vai conseguir planejar um moodboard incrível e super criativo. O mais importante é que o seu painel seja autêntico e cheio de personalidade. Deixe a sua imaginação falar mais alto e não se limite a padrões estéticos pré-estabelecidos: o resultado surpreenderá.

Pretende criar um moodboard? Está procurando por uma loja que venda itens de papelaria? Então entre em contato com a PORT agora mesmo e saiba mais sobre o nosso trabalho!

PORT

Na loja PORT você conta com diversos produtos para papelaria, informática e escritorio. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Atualmente vivemos em um mundo onde a impressão de documentos e fotos se tornou uma demanda recorrente tanto no uso

Vivemos atualmente em um mundo onde a tecnologia faz parte de todos os aspectos de nossas vidas. E é por

Deixe um comentário

Fechar Menu