Saiba como escolher o notebook adequado para cada função da empresa

Tempo de leitura 11 min
Cartucho de Plotter Original HP é na PORTPowered by Rock Convert

Muitas empresas têm optado pelo uso de computadores portáteis, pois esses equipamentos proporcionam maior mobilidade e autonomia, principalmente para os usuários que precisam levar a máquina para palestras, reuniões, home office e várias outras situações empresariais. Desse modo, saber como escolher notebook é essencial.

Entretanto, selecionar um computador portátil pode não ser uma tarefa tão simples. Afinal, existe uma diversidade gigantesca de modelos com preços variados, e o cliente pode ficar confuso entre as muitas especificações técnicas que devem ser analisadas antes da compra.

Vários fatores interferem no desempenho do equipamento, como memória RAM, processador, capacidade de armazenamento interno e placa de vídeo, entre outros. Por isso, continue a leitura e saiba como escolher um notebook para empresa adequado às suas necessidades!

Conheça a função de cada colaborador

Antes de começar a pesquisa entre os diversos modelos e marcas que existem atualmente no mercado de computadores portáteis, é primordial saber qual será a utilidade do notebook, ou seja, quem vai usá-lo dentro da empresa.

Com esses dados em mãos, o empreendedor terá um excelente ponto de partida em relação às configurações disponíveis e, além disso, também saberá qual é a faixa de investimento necessária. Isso evita a compra de computadores superpoderosos que, na prática, serão utilizados apenas para navegar na internet e responder a e-mails.

Em contrapartida, também minimiza as possibilidades de a sua organização adquirir um computador imaginando que ele será apto para a realização de certas tarefas e, então, descobrir que o necessário mesmo era um modelo mais potente.

Preste atenção nas principais configurações

É importante definir o perfil de uso dos setores de sua empresa, e não apenas as suas preferências. Além disso, para conseguir escolher um notebook para a sua organização, é necessário conhecer algumas configurações disponíveis.

É fundamental saber quais são os itens primordiais para cada tipo de serviço. Para tarefas menos específicas, os chamados modelos intermediários costumam resolver o problema. Já em áreas profissionais — ou seja, as mais especializadas —, é provável que seja necessário um aparelho com um sistema mais específico.

Seguindo esse perfil estabelecido com base nas necessidades da sua companhia, deve-se definir quais configurações do aparelho são essenciais. No caso daqueles computadores que realizarão tarefas básicas, uma máquina com memória RAM de 4GB, HD de 500GB e processadores no nível da linha i3, da Intel, oferece eficiência e excelente custo-benefício.

Por outro lado, em um notebook para empresas que solicitam atividades mais complexas, o ideal é que a sua configuração apresente, por exemplo, RAM de 8GB, HD com capacidade de 1TB, processador no nível de linha i5 ou até mesmo i7, da Intel, e softwares operacionais atualizados.

Além do mais, para aqueles trabalhos que envolvem edições gráficas de vídeo, fotografia e projeto 3D, é necessário contar com uma placa de vídeo dedicada. Os modelos com o melhor custo-benefício são das marcas AMD e NVIDIA. Nessas situações, é preciso ter atenção com a resolução do display — o indicado é escolher um modelo Full HD (1920 x 1080 pixels).

Escolha um bom sistema operacional

Após estabelecer em quais atividades o notebook será usado, deve-se partir para a pesquisa de mercado, tendo como finalidade adquirir um sistema que vai executar aquela função do colaborador de maneira mais eficiente e que proporcione o menor investimento necessário.

Sendo assim, conheça alguns sistemas que podem ajudar no desenvolvimento do seu negócio!

Windows

Mesmo sendo um dos sistemas mais conhecidos no mundo, você não precisa necessariamente optar pelo Windows. Porém, ele é o preferido de muitos investidores, já que apresenta um preço reduzido e baixo custo de manutenção em relação aos outros.

No Brasil, ele é usado em grande quantidade pelos escritórios corporativos. O Windows 10, a versão mais recente, abraça novas ferramentas e aplicações que garantem uma melhor organização das atividades.

Mac OS

Esse sistema apresenta configurações flexíveis, design e potência na hora de utilizar softwares pesados. Por isso, é uma boa opção para engenheiros, editores de vídeo e designers.

Se comparado ao Windows 10, o sistema OS X é considerado superior devido a suas aplicações mais versáteis e leves. Outra vantagem do Mac OS é que ele interage com outros aparelhos da mesma empresa: IPhone, IPad e IPod. A sua única desvantagem é o preço mais elevado, e é exatamente esse o motivo que faz muitas organizações preferirem o sistema operacional Windows ao OS X.

Linux Ubuntu 16.04

Diversos notebooks são comprados com esse sistema, já que ele é fácil de manusear e tem uma boa interface gráfica. Além disso, é considerado o mais rápido nas aplicações e responde melhor aos comandos solicitados.

Outra vantagem do Linux Ubuntu 16.04 é que ele é gratuito, o que é uma grande vantagem para as empresas que contam com um orçamento mais apertado. A única desvantagem desse sistema é que ele não é compatível com softwares mais extensos, como o AutoCAD. Então, para uma empresa de arquitetura, por exemplo, o Linux Ubuntu passa a ser uma opção inviável.

Verifique a capacidade da bateria

Por último, você também deve se atentar às especificações da bateria, afinal, se tratando de um aparelho portátil, a durabilidade da bateria é um fator muito importante. O número de células da bateria, que é medido em mAh, é o principal indicativo. Quanto maior for a capacidade da bateria, logicamente, maior será a sua duração.

Na PORT tem Cartucho Original HP com Frete GrátisPowered by Rock Convert

Os modelos mais simples de notebook têm baterias que variam entre 2000 mAh e 5200 mAh, ou entre 3 e 6 células, o que significa que eles duram cerca de três horas fora das tomadas. Já os modelos mais potentes e independentes têm baterias que variam entre 6000 mAh e 8800mAh, ou de 9 a 12 células, o que resulta em aproximadamente sete horas de uso.

Avalie o formato do aparelho

Para otimizar o uso do espaço físico que os colaboradores têm para trabalhar, é muito importante escolher um modelo de notebook com o formato mais adequado. As principais opções são ultrafino, 2-em-1 e convencional.

O noteebook comum costuma oferecer uma relação de custo-benefício mais vantajosa, já que não conta com recursos muito inovadores em termos de design. Outro ponto importante é que o sistema de ventilação precisa corresponder às necessidades de uso. Em máquinas que realizam tarefas mais pesadas, essa deve ser uma prioridade.

Os modelos ultrafinos são ótimos para economizar espaço físico e não tendem a sofrer com superaquecimento do processador. É por que isso que alguns modelos específicos, como o conhecido MacBook Air, são mais recomendados para trabalhos de baixa intensidade, como navegação, edição de documentos e e-mails.

As versões 2 em 1 — que reúnem, em um mesmo equipamento, as funcionalidades de um tablet e de um laptop — são ótimas para quem realiza trabalhos remotos durante viagens ou necessita de um dispositivo portátil e com desempenho o suficiente para suportar apresentações em palestras ou reuniões de negócios, pois além de serem pequenos, são leves (geralmente não chegam a pesar mais do que meio quilo).

Escolha uma tela com tamanho e resolução adequadas

Para você que está procurando informações sobre como escolher notebook, um dos pontos determinantes a serem considerados é o tamanho e a resolução da tela. Laptops comuns costumam ter em torno de 15 polegadas e, por isso, é normal que você os encontre em oferta.

Porém, lembre-se de que quanto maior a dimensão da tela, maior será o tamanho do aparelho, o que exige mais espaço para caber em estações de trabalho enxutas, mesas ou cafés. As versões com 11 ou 12 polegadas têm espaço útil reduzido, o que pode “apertar” documentos e planilhas. Dito isso, a maioria das necessidades de trabalho são atendidas pelos notebooks com 13 ou 14 polegadas.

Já no que diz respeito à resolução, esse é um aspecto que não deve ser valorizado apenas para quem atua com edição de vídeos ou imagens. Quanto mais pixels tem a tela, maior é o conforto para os olhos. Isto é, se a intenção é passar muitas horas em frente ao computador, opte por uma alternativa Full HD (1920 x 1080 pixels) para garantir eficiência e comodidade.

Utilize um modelo com diversas entradas de RAM

Se você ainda está decidindo como escolher notebook para a empresa, saiba que nem todos os modelos de placa-mãe contam com a mesma quantidade de slots de RAM, isto é, espaços para que você adicione mais memória e, consequentemente, aumente o desempenho do dispositivo.

Dependendo da área em que sua companhia atua, pode ser necessário preencher todos os slots, não importa quantos sejam, pois isso tornará a performance da máquina muito mais rápida, seja na execução de tarefas ou no processamento de dados, vídeos e imagens.

Dê preferência para uma máquina como opções de conectividade

Os termos Bluetooth, Infravermelho, Wireless, USB e HDMI são familiares para você? Pois bem, no universo da informática muita gente se confunde com o que significa. Contudo, se você pretende fornecer equipamentos e infraestrutura para sua equipe realize um bom trabalho, é preciso se aprofundar em relação a essas questões.

Wireless é a tecnologia que permite a conexão a qualquer rede sem fio, como já consta no próprio termo em inglês. Qualquer notebook ou dispositivo móvel moderno vem com esse recurso incluso de fábrica hoje em dia. Se seus funcionários utilizam computadores desktop, é possível que a conexão à internet seja realizada via cabo.

Quanto ao Bluetooth, também é uma tecnologia de conexão de dados sem fio, que utiliza frequências de rádio de curto alcance. É ideal para que os computadores sejam conectados a outros dispositivos ou para que arquivos (vídeos, áudios, textos e imagens) sejam transmitidos sem necessitar de cabos entre aparelhos ou por intermédio de HDs ou pendrives.

HDMI, por sua vez, é uma conexão que permite a transmissão de áudio e vídeo entre um computador e um monitor ou televisão, por exemplo. É muito útil para empresas que realizam palestras ou apresentações.

Na hora de adquirir um computador para seus funcionários, certifique-se de que ele conta com a conectividade necessária para que os trabalhos da empresa sejam realizados sem problemas.

Utilize uma memória SSD

Também conhecida como Solid-State-Drive, a memória SSD é considerada a evolução das tecnologias de armazenamento do HD. Por ser desenvolvida em torno de um circuito integrado semicondutor — responsável pelo armazenamento dos sistemas magnéticos — e não ter partes móveis, ela é muito menor do que os outros tipos de HD, em questão de tamanho físico.

Na prática, isso significa que, além dos cartões SSD serem silenciosos, já que têm vibração reduzida nas partes mecânicas, o tempo de acesso à memória flash é significativamente menor se comparado aos meios ópticos e magnéticos.

Além disso, as memórias SSD são muito mais resistentes do que os HDs tradicionais, já que não têm partes mecânicas, o que faz muita diferença quando falamos sobre computadores portáteis.

Porém, o maior benefício desse dispositivo é que ele é capaz de acelerar o processamento da máquina em até 20 vezes mais do que um HD comum. Ou seja, se os seus colaboradores precisam de um computador ágil para realizar as atividades, não tenha dúvida de que uma das melhores adaptações que você pode fazer, a um ótimo custo-benefício, é trocar o HD por um cartão SSD.

Como você pôde conferir neste conteúdo sobre como escolher notebook para cada função da sua empresa, há uma grande variedade de questões a serem consideradas na hora de tomar a decisão sobre qual o melhor modelo a ser adquirido. O mercado de dispositivos portáteis é muito vasto e competitivo, o que dá ao consumidor bastante poder de escolha. Porém, é preciso conhecer as reais necessidades de seu negócio, para que os colaboradores possam desempenhar as suas tarefas com eficiência e precisão.

As informações abordadas neste artigo foram úteis para você? Quer conferir mais conteúdos informativos como este? Então, siga a nossa página no Facebook para se manter por dentro de todas as novidades sobre o mercado!

PORT, distribuidor oficial EpsonPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up