Informática

Saiba como escolher o notebook adequado para cada função da empresa

maio 17, 2019
Tempo de leitura 5 min
PORT, distribuidor oficial Plotter HPPowered by Rock Convert

Muitas empresas têm optado por um computador portátil, pois esse equipamento proporciona maior mobilidade e autonomia, principalmente naqueles segmentos em que a máquina precisa ser levada para palestras, reuniões, home office e várias outras situações empresariais. Desse modo, a compra de um notebook é essencial.

Entretanto, selecionar um computador portátil pode não ser uma tarefa tão simples. Afinal, existem modelos com ampla faixa de preço, e o cliente pode ficar confuso entre as muitas especificações técnicas que devem ser analisadas.

Vários fatores interferem no desempenho do equipamento, como memória RAM, processador, capacidade de armazenamento interno e placa de vídeo, dentre outros. Por isso, continue a leitura e saiba como escolher um notebook para empresa adequado às suas necessidades!

Conheça a função de cada colaborador

Antes de começar a pesquisa entre os diversos modelos e marcas que existem atualmente no mercado de computadores portáteis, é primordial saber qual será a utilidade do notebook.

Com esses dados em mãos, o empreendedor já terá um excelente ponto de partida em relação às configurações disponíveis e, além disso, também saberá qual a faixa de investimento necessária. Isso evita a compra de computadores superpoderosos que, na prática, serão utilizados apenas para navegar na internet e responder a e-mails.

Em contrapartida, também minimiza as possibilidades de a sua organização adquirir um computador imaginando que ele será apto para a realização de certas tarefas e, então, descobrir que o necessário mesmo era um modelo mais potente.

Escolha um bom sistema operacional

Após estabelecer em quais atividades o notebook será usado, deve-se partir para a pesquisa de mercado, tendo como finalidade adquirir um sistema que vai executar aquela função do colaborador de maneira mais eficiente e que proporcione o menor investimento necessário.

Sendo assim, conheça alguns sistemas que podem ajudar no desenvolvimento do seu negócio!

Windows

Mesmo sendo um dos sistemas mais conhecido no mundo, você não precisa necessariamente optar pelo Windows. Porém, ele é o preferido de muitos investidores, já que apresenta preço reduzido e baixo custo de manutenção em relação aos outros.

No Brasil, ele é usado em grande quantidade pelos escritórios corporativos. O Windows 10, a versão mais recente, abraça novas ferramentas e aplicações que lhe garantem uma melhor organização das atividades.

Mac OS

Esse sistema apresenta configurações flexíveis, design e potência na hora de utilizar softwares pesados. Por isso, é uma boa opção para engenheiros, editores de vídeo e designers.

Linux Ubuntu 16.04

Diversos notebooks são comprados com esse sistema, já que é fácil de manusear e tem uma boa interface gráfica. Ele é considerado o mais rápido nas aplicações e responde melhor aos comados solicitados.

PORT, distribuidor oficial EpsonPowered by Rock Convert
Ganhe frete gratis na compra de dois cartuchosPowered by Rock Convert

Preste atenção nas principais configurações

É importante definir o perfil de uso dos setores de sua empresa, e não apenas as suas preferências. Além disso, para conseguir escolher um notebook para a sua organização é necessário conhecer algumas configurações disponíveis.

É fundamental saber quais são os itens primordiais para cada tipo de serviço. Para tarefas menos específicas, os chamados modelos intermediários costumam resolver o problema. Já em áreas profissionais — ou seja, as mais especializadas —, é provável que seja necessário um aparelho com um sistema mais específico.

Seguindo esse perfil estabelecido com base nas necessidades da sua companhia, deve-se definir quais configurações do aparelho são essenciais. No caso daqueles computadores que realizarão tarefas básicas, uma máquina com memória RAM de 4GB, HD de 500GB e processadores no nível da linha i3, da Intel, oferece eficiência e excelente custo-benefício.

Por outro lado, em um notebook para empresas que solicitam atividades mais complexas, o ideal é que sua configuração apresente, por exemplo, RAM de 8GB, HD com capacidade de 1TB, processador no nível de linha i5 ou até mesmo i7, da Intel, e softwares operacionais atualizados.

Além do mais, para aqueles trabalhos que envolvem edições gráficas de vídeo, fotografia e projeto 39, é necessário contar com uma placa de vídeo dedicada. Os modelos com o melhor custo-benefício são das marcas AMD e NVIDIA. Nessas situações, é preciso ter atenção com a resolução do display — o indicado é escolher um modelo Full HD (1920 x 1080 pixels).

Avalie o desempenho e a potência do equipamento

Processadores dual e quad-core são recursos que precisam ser considerados ao adquirir um notebook. É importante destacar que o dual-core é mais barato que o quad-core, porém apresenta um desempenho reduzido. Isso não significa que ele é pior, e sim o ideal para uma pequena e média organização.

Esse modelo de processador apresenta diversas vantagens, principalmente para aqueles empreendedores que buscam elevar a potência da realização de multitarefas do sistema da organização. Enquanto cada setor opera simultaneamente, o sistema operacional tem recursos suficientes para lidar com tarefas em paralelo.

Faça um orçamento

Antes de escolher o equipamento ideal, é importante considerar o orçamento disponível e o melhor custo-benefício. Nesse contexto, vale citar o Lenovo IdeaPad 330.

O IdeaPad 330 é um dos mais novos notebooks da Lenovo. Ele apresenta um design renovado, é equipado com processadores Intel Celeron ou Core i5 e i7 de 8ª geração, e é possível escolher por uma placa de vídeo dedicada da Nvidia.

O equipamento conserva os aspectos da tela, que abre em 180 graus com a finalidade de ajustar o ângulo de visão do cliente. O Lenovo IdeaPad 330 tem um ótimo custo-benefício e é uma excelente escolha para as empresas, pois apresenta:

  • tela: 15.6” HD ou Full HD;
  • sistema operacional: Windows 10 Home;
  • placa Gráfica: Intel UHD Graphics 600 integrada (versão Celeron), Intel UHD Graphics 620 Integrada ou Nvidia GeFORCE MX 150 com 2 GB dedicados GDDR5.

Essas foram algumas dicas para você selecionar o melhor equipamento. Lembre-se de comprar o notebook para a sua empresa em um estabelecimento especializado e que forneça o suporte adequado para a escolha do produto, como a PORT.

Escolher o melhor modelo de notebook para empresa, que atenda às suas necessidades, pode não ser uma tarefa simples — mas ela pode ser simplificada levando-se em consideração os recursos mencionados.

Gostou do nosso post? Então, aproveite a visita para conferir os nossos produtos de informática!

Ganhe Frete Grátis na compra de 1 TonerPowered by Rock Convert
PORT, distribuidor oficial LexmarkPowered by Rock Convert
    Scroll Up