Curiosidades

O que é consumo sustentável e quais as suas vantagens? Entenda aqui!

fevereiro 25, 2019
Tempo de leitura 6 min

A sustentabilidade é um tema importante, muito debatido hoje em dia e cada vez mais valorizado pelos consumidores. Logo, é interessante que as organizações comecem a pensar no impacto de suas operações no meio ambiente, e adotar práticas de consumo sustentável para agregar valor a sua marca.

Além de promover engajamento interno e um clima organizacional mais equilibrado, ao incorporar uma atitude verde, a empresa tem a oportunidade de se posicionar de forma mais efetiva no mercado — e obter lucros com isso.

Quer entender como praticar essa ideia e estimular condutas ecologicamente corretas no seu ambiente de trabalho? Continue a leitura deste post para entender mais sobre o conceito de consumo sustentável, seus benefícios e propostas. Acompanhe!

O que é o consumo sustentável?

O consumo sustentável surge apoiado na premissa de que o meio ambiente tem sofrido e está em esgotamento devido aos padrões de produção, comercialização em massa e até mesmo a forma de descarte de produtos.

Como solução, é proposto uma mudança de comportamento, no qual pessoas e empresas precisam passar a consumir melhor, levando em conta os impactos ambientais, sociais e econômicos de cada bem ou serviço, desde a compra até a sua eliminação.

Nesse sentido, o consumo sustentável é um conjunto de práticas positivas que visam o melhor aproveitamento de recursos a fim de manter o equilíbrio ecológico. Para isso, é preciso repensar a maneira e frequência em que os materiais e serviços são adquiridos para reduzir ou eliminar impactos no meio ambiente.

Por que ele é importante e quais são as suas principais vantagens?

Para os negócios, a sustentabilidade empresarial é benéfica em diversos aspectos. Ao fazer sua parte e investir em ações para conservação do planeta, a instituição toma uma atitude proativa para defender o meio ambiente e a sociedade.

Com isso, pode fazer um marketing positivo e conquistar uma parcela significativa de consumidores, que estão mais conscientes e engajados com as causas ecológicas.

Além disso, há outros resultados práticos e ganhos que a empresa pode ter ao abraçar o consumo sustentável, como:

  • melhora a imagem da corporação diante do mercado e de clientes;
  • proporciona a redução de custos com a economia de recursos;
  • aumenta a satisfação dos funcionários, que tendem a ficar mais motivados em trabalhar em uma empresa com consciência ambiental;
  • valoriza a empresa e suas ações na bolsa, visto que tanto consumidores como investidores têm dado mais atenção a organizações sustentáveis.

Como ter atitudes de consumo sustentável na minha empresa?

Passar a ser mais valorizada pelos colaboradores, clientes e mercado faz com que o consumo sustentável seja uma ótima ideia para uma empresa. A boa notícia é que adotar iniciativas alinhadas a esse conceito é algo mais fácil do que parece. Confira algumas sugestões:

Invista em reciclagem

Garantir que os materiais usados sejam destinados adequadamente é uma excelente ação em prol do meio ambiente. Para isso, espalhe lixeiras de coleta seletiva e estimule a separação do lixo orgânico e demais materiais.

Entre em contato com empresas que recolhem esse tipo de material e realizam a reciclagem, ou forme parcerias, reforçando ainda mais a imagem da sua marca.

Outra atitude correta é maximizar o uso de recursos que você já tem. Um exemplo comum é o papel. Em muitos casos, apenas um lado da folha é usado nas impressões, e depois descartado. A ideia é coletar esse papel que iria para o lixo e multiplicar seu tempo de vida, usando o lado avesso como rascunho ou criando pequenos blocos para anotações.

Evite o uso de copos descartáveis

Copos descartáveis geram uma quantidade enorme de lixo, especialmente se pararmos para pensar que uma só pessoa pode usar mais de um deles por dia. Felizmente eles podem ser facilmente substituídos por canecas reutilizáveis — tanto que várias empresas hoje já fazem isso.

Você pode comprar alguns copos ou xícaras laváveis para uso coletivo ou presentear cada colaborador com uma caneca que poderá ser usada diariamente.

Utilize sacolas biodegradáveis

Enquanto os sacos plásticos comuns demoram, em média, mais de 100 anos para se decompor, as sacolas biodegradáveis foram desenvolvidas para minimizar esse impacto e se desintegrar em meses. Portanto, prefira esse tipo de material para abastecer suas lixeiras ou transportar produtos.

Adote fontes de energia renováveis

Verifique a possibilidade de usar fontes de energia renovável — por exemplo, a solar — nas suas instalações ou para os seus processos de produção. Muitos prédios comerciais, já ligados nessa tendência, oferecem esse tipo de abastecimento.

Se sua empresa está pensando em apostar nessa medida, saiba que os custos dos materiais e instalações caíram em 50% no país. Além disso, graças às políticas de incentivo, alguns estados oferecem isenção de impostos, como o ICMS.

A redução na conta de luz é outro ponto positivo, podendo gerar uma economia de mais de 60%.

Faça treinamentos sobre sustentabilidade

A adesão e engajamento das equipes internas são cruciais para que qualquer projeto de consumo sustentável dê certo. De nada adianta pensar em práticas de reaproveitamento contra o desperdício se as pessoas não replicarem esse comportamento no dia a dia da empresa.

Por isso, invista em treinamentos que falem sobre o tema e a importância de ter uma atitude sustentável no trabalho e fora dele.

Use equipamentos econômicos

Preste atenção na classificação de consumo de energia dos equipamentos de sua empresa, como impressoras, ar-condicionado e computadores. Quanto melhor sua nota — e também quanto mais novos e modernos — mais econômicos eles serão quando o assunto é gasto elétrico.

Nesse caminho, estimule também o uso e compartilhamento de dados e documentos pela nuvem, via tablets e smartphones, por exemplo. Além de ser uma boa medida em termos de mobilidade corporativa, essa atitude evita o excesso de impressões e o uso do papel.

Ter uma empresa mais alinhada com a sustentabilidade é ótimo para o planeta e também para os negócios. Isso porque uma das formas de ganhar mais visibilidade e competitividade no mercado atual é por meio de uma atitude ecológica. Afinal, uma organização que pratica o consumo sustentável apresenta um diferencial e tem uma boa reputação para seu público e stakeholders.

Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e nos ajude a fortalecer a corrente sustentável!

 

    Scroll Up