Você sabe o que é escalímetro? Aprenda como usar

O escalímetro, ou régua de escala, consiste em um item essencial na vida de todo arquiteto e de alguns engenheiros, principalmente os civis. Sempre presente na lista de materiais para desenho técnico, o escalímetro é um instrumento que facilita a criação de projetos, croquis e plantas.

Como não se trata de uma ferramenta aplicada no dia a dia da maioria das pessoas, é muito comum ter dúvidas sobre a importância e a utilidade do escalímetro. A seguir, explicamos em detalhes o que é escalímetro e mostramos tudo o que um estudante de arquitetura precisa conhecer a respeito do instrumento. Acompanhe!

Afinal, o que é escalímetro?

Trata-se de uma régua triangular com três faces. Cada uma delas possui duas escalas diferentes, somando um total de seis escalas por régua. As medidas contidas no escalímetro não são iguais às de uma régua comum, afinal de contas a função do aparelho é medir e adaptar escalas.

A partir dessa ferramenta, o estudante de arquitetura consegue converter as dimensões reais de seus desenhos em tamanhos maiores ou menores. Tudo o que se mede com a régua de escala geralmente é representado em metros ou em milímetros, o que chamamos de escala de redução e escala de ampliação.

A escala de redução é comumente utilizada pelos arquitetos e engenheiros civis para a criação de plantas. Já a escala de ampliação figura, em especial, nas engenharias mecatrônica e mecânica para mostrar detalhes de peças pequenas.

Existem quantos tipos de escalímetro?

É possível encontrar escalímetros de 15 e 30 centímetros. No total, existem cinco tipos de escalímetros disponíveis no mercado, sendo três os mais comuns e mais fáceis de encontrar. Veja a seguir todos eles:

  • número 1 – escalas de 1:20, 1:25, 1:50, 1:75, 1:100, 1:125;
  • número 2 – escalas de 1:100, 1:200, 1:250, 1:300, 1:400, 1:500;
  • número 3 – escalas de 1:20, 1:25, 1:33¹, 1:50, 1:75, 1:100;
  • número 4 – escalas de 1:500, 1:100, 1:1250, 1:1500, 1:2000, 1:2500;
  • número 5 – escalas de 3/32″, 3/16″, 1/8″, 1/4″, 3/8″, 3/4″, 1/2″, 1″, 11/2″, 3″.

O número 1 é o tipo de régua de escala mais usada, principalmente entre os arquitetos. A maioria dos fabricantes produz apenas os três primeiros tipos de escalímetro, por liderarem o ranking de aplicação.

A marca mais conhecida por fabricar os escalímetros número 4 e número 5 é a Trident. Portanto, se você precisa desses dois tipos de régua, procure por lojas que vendam produtos da empresa em questão.

Quais são as escalas mais utilizadas por arquitetos e engenheiros?

As escalas mais usadas pelos arquitetos e engenheiros se encontram no escalímetro número 1, por isso ele é o queridinho dos profissionais dessas áreas. Veja a seguir como cada uma das escalas encontradas nesse tipo de escalímetro podem ser usadas.

Escala 1:50

Permite que o arquiteto faça um desenho no tamanho ideal para uma boa leitura e interpretação do projeto. Com essa escala, cada metro de parede no sentido horizontal equivale a 2 cm no desenho.

Escala 1:100

Como os desenhos feitos a partir dessa escala ficam bem pequenos, ela costuma ser utilizada para projetos que não precisam de muita especificação técnica. Nela, cada metro equivale a 1 cm.

Escala 1:75

Nessa escala, cada 3,5 metros de parede no traçado correspondem a 3,3 cm. Por causa dos números quebrados, raramente é utilizada.

Escala 1:25

Por sua vez, essa escala permite uma boa redução do desenho, o que a torna uma excelente alternativa para projetos que necessitam de uma visualização maior dos detalhes. Cada metro equivale a 4 cm no desenho técnico.

Escala 1:20

Cada metro equivale a 5 cm do desenho. Essa escala traz um grande detalhamento da obra, no entanto o tamanho do desenho fica relativamente grande. Por isso, indicamos seu uso se o projeto não apresentar proporções robustas.

Como entender as medidas da régua?

O primeiro passo consiste em definir a escala certa. Para tanto, observe os lados da régua: a escala correspondente a cada face e está indicada à esquerda. Isso significa que a face com o número 100 representa a escala 1:100, e assim por diante.

Na prática, esses números significam que uma unidade de medida do escalímetro equivale a 20, 25, 50, 100 ou 125 unidades de medida reais do projeto. Quanto maior for o número da escala, menores são a precisão e o nível de detalhamento do seu projeto.

Por exemplo, uma parede reproduzida em uma escala 1:20 possui 25 centímetros no desenho, assim você consegue colocar mais detalhes nessa parte específica do projeto. Já em uma escala 1:125, a mesma parede seria representada por um desenho de apenas 4 cm, valor muito mais distante das dimensões reais.

Na loja Port você conta com diversos produtos de informática, papelaria, material escolar e muito mais. Confira descontos e promoções de frete grátis.

Como usar um escalímetro?

Para ler um projeto usando o escalímetro é preciso, primeiramente, selecionar a escala determinada no desenho. Em seguida, coloque a marca zero sobre o começo da longitude do traço a medir. Se a distância for igual à linha do escalímetro, significa que a medida é correspondente a um metro nas dimensões reais.

Existe uma equação muito simples e facilitadora da vida dos arquitetos ao lidar com escalas: E = d/D. Sendo que “E” corresponde à escala, a letra “d” é dimensão gráfica e “D” é dimensão real. Com essa equação, você é capaz de calcular cada linha que precisa ser desenhada com a ajuda do escalímetro, sem errar as medidas. Caso haja alguma dúvida, basta usar a régua e conferir se as medidas estão certas.

Agora que você já sabe o que é escalímetro e como usar essa ferramenta tão importante, não precisa mais ficar apavorado quando o nome aparecer na sua lista de materiais para desenho técnico.

O escalímetro realmente não é fácil de ser aplicado, e requer algum tempo para que os alunos de arquitetura aprendam a trabalhar com o instrumento. Mas temos certeza de que, seguindo as nossas dicas, você vai conseguir usar o seu de maneira simples e tranquila.

Gostou do texto? Quer aprender mais sobre novos materiais valiosos para arquitetos? Então confira este outro artigo, em que nós falamos a respeito da prancheta para arquitetos!

Previous slide
Next slide
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Conteúdos mais acessados

Produtos em Destaque

Com a crescente evolução tecnológica e o aumento da demanda por uma conectividade confiável, escolher um roteador adequado se tornou

Estar conectado é essencial atualmente, em função disso a qualidade do roteador Wi-Fi exerce um papel fundamental nessa conexão. A

No mundo atual onde a tecnologia alcança novos patamares com uma rapidez incrível, as impressoras continuam a desempenhar um papel

Deixe um comentário

Fechar Menu