O que é melhor: computador ou notebook?

Computador e notebook: qual é melhor?

Tempo de leitura 12 min
Cartucho de Plotter Original HP é na PORTPowered by Rock Convert

No Brasil, o acesso à web por dispositivos móveis já representa a maior parte das conexões. Assim, computador e notebook passam a ser mais utilizados no contexto empresarial, ou seja, são ferramentas de trabalho em escritório, indústria e comércio.

Escolher com critério é fundamental para garantir a plena utilização de cada tipo de equipamento, tornando-o útil para os negócios. Quer saber como? Prossiga na leitura para tomar uma decisão à prova de riscos!

Necessidades de sua empresa

Portabilidade em alta não quer dizer que, necessariamente, os dispositivos móveis atendem a todas as necessidades. Na verdade, o que o mercado aponta é que ser portátil cobra o seu preço.

Nesse sentido, optar por um entre computador e notebook tem a ver com a sua preferência por certos recursos. Considere que, quanto menor for o equipamento, menos configurável ele será, mais custosa será a manutenção e menor será o seu poder de processamento e memória. Para facilitar a decisão, antes de fazer a escolha, é necessário responder algumas perguntas, que listamos a seguir.

Haverá deslocamentos?

No mundo corporativo, é muito comum que, em viagens de negócios, executivos levem a tiracolo seus notebooks. Apresentações, dados estatísticos e outros tipos de arquivos, para esses profissionais, fazem parte da rotina, e tê-los sempre consigo é fundamental quando estão em trânsito.

Em contrapartida, se, em seu negócio, as viagens não são uma constante, ou acontecem raramente, um desktop é mais indicado. Se você não se importa em pagar um pouco mais caro para ter uma máquina mais robusta, prefira o poderio dos computadores de mesa.

Qual é a finalidade?

Uma coisa é adquirir um notebook para facilitar o acesso à Internet em viagens e deslocamentos. Outra coisa totalmente distinta é trabalhar com edição de vídeos ou programas em 3D, que exigem enorme capacidade de armazenamento e processamento de dados.

Em alguns casos, a demanda por uma máquina mais poderosa e durável força as empresas a adquirirem modelos de computador e notebook corporativos. São máquinas projetadas para durar mais, com materiais mais resistentes, menos plástico em sua composição e segurança reforçada.

Por falar em segurança, dependendo da intensidade com que seus computadores sejam utilizados, é importante contar com suporte full time. É o que fazem as empresas que compram máquinas como ZBook 15, da HP, ou ThinkPad, da Lenovo, projetados para atender às demandas de clientes corporativos.

Há espaço disponível?

É possível que sua empresa ainda não tenha um espaço próprio ou esteja em vias de mudar de ponto comercial. Nesse caso, talvez o investimento em computadores não seja tão indicado, em função das óbvias restrições de espaço físico. Por outro lado, se esse não é um problema, e você precisa contar com máquinas de alta performance, então a ocupação de espaço com torres e monitores é válida.

Sua demanda por atualizações é alta?

Uma autoescola tem necessidades completamente diferentes de uma fintech. Na primeira, basta ter um software que realize funções de cadastro e de comunicação com os órgãos de trânsito, e meio caminho estará andado.

Já as fintechs, startups ou empresas que lidam mais diretamente com tecnologia, naturalmente, precisarão de máquinas que permitam atualizações constantes. Uma agência de marketing digital, por exemplo, certamente precisará ter sempre disponíveis as últimas versões de programas como Photoshop, Adobe Illustrator, Corel Draw e outros.

Quanto maior for a demanda por atualizações, mais indicados são os computadores. Suas placas-mãe permitem ampliar memória e instalar outros hardwares importantes para executar bem programas mais pesados.

Seus deslocamentos são muito longos?

Essa é uma pergunta que vai diretamente para quem usa apenas notebooks. Quem viaja a trabalho com frequência, ou mesmo trabalha a distância, precisa contar com equipamento cuja bateria garanta a operação por tempo suficiente.

Vale, nesse caso, uma avaliação dos notebooks corporativos. Além da bateria, suas carcaças são mais simples de serem desmontadas, o que facilita a troca de componentes com defeito sem precisar de assistência técnica. Para quem viaja muito e não tem tempo a perder, essa é uma característica que não pode ser desprezada.

Que nível de proteção você precisa?

Em geral, nas empresas, computadores e notebooks guardam informações sigilosas, a respeito não só dos negócios, mas de pessoas. Assim sendo, as ameaças virtuais podem causar prejuízos irreparáveis, caso esses dados venham a cair em mãos erradas.

Se os dados precisam ser protegidos a todo custo, é recomendada uma máquina que conte com mecanismos extras de segurança, seja desktop ou notebook. Alguns desses mecanismos podem ser instalados ou adquiridos com o equipamento, como leitores biométricos ou ferramentas de criptografia, tipo Bitlocker e TPM, para Windows.

Configurações

Hoje em dia, há tanto máquinas portáteis quanto computadores de mesa que conseguem entregar bom desempenho, por meio de configurações interessantes. Por isso, veja o que observar e entenda a importância dos principais componentes de computadores e notebooks.

Processador

Numa analogia bastante simplista, o processador é o cérebro da máquina. Com isso, ele tem um impacto bem grande no desempenho do equipamento. Todavia, na hora da escolha, o ideal é equilibrar preço e capacidade. Processadores muito caros entregam tudo o que custam, mas nem sempre o custo-benefício é vantajoso. Do mesmo modo, peças muito baratas certamente farão o usuário passar raiva.

O mercado de processadores é disputado por duas empresas: a Intel e a AMD. Ambas oferecem desde modelos mais simples até processadores superpoderosos, indicados para tarefas pesadas. Normalmente, a potência de um processador é calculada pelo número de núcleos e pela velocidade de processamento, que é indicada em Hertz (Hz).

Memória RAM

A função da memória RAM é armazenar temporariamente as informações sobre os programas que estão em uso naquele momento. Assim, quando você abre o editor de textos, o software de edição de imagens e o navegador, todas os dados contidos nesses programas ficam salvos primeiro na memória RAM, para só depois serem transferidos para o meio de armazenamento definitivo.

Com isso, economizar na memória RAM não é muito inteligente. Sem uma boa quantidade dela, o computador e notebook vão ficar lentos ou até travar, se for necessário abrir vários programas simultaneamente.

Na PORT tem Cartucho Original HP com Frete GrátisPowered by Rock Convert

Para não ter esse problema, a dica é sempre contar com mais memória RAM do que a indicada pelos sistemas operacionais, que sempre demandam um número mínimo para rodar. Atualmente, computadores com 4 gigabytes são considerados modelos básicos. Logo, procure ir além disso.

Armazenamento

O armazenamento é o dispositivo no qual todos os dados inseridos no computador ficam salvos para acessos posteriores. Isso vale para vídeos, fotos, documentos etc. Por muito tempo, os discos rígidos (conhecidos com HDs) predominaram no mercado. Ainda hoje, eles são a opção mais comum, muito por conta do preço. Sem gastar muito, é possível contar com 1 terabyte de espaço.

No entanto, os SSDs (sigla para solid state drive) chamam cada vez mais atenção pelo desempenho, tornando as máquinas mais rápidas. O preço a ser pago por isso costuma ser bem alto, ainda mais levando em conta o menor espaço disponível.

Monitor ou tela

Uma boa tela ou um monitor combinam o tamanho adequado à sua necessidade, resolução suficiente para boa exibição das imagens, além de níveis razoáveis de brilho, contraste e fidelidade de cor. As tecnologias mais populares para esses dispositivos são o LCD e o LED.

Marcas

Felizmente, o consumidor tem à disposição uma grande variedade de marcas disputando espaço no mercado. E isso é ótimo! Com a concorrência, a diversidade de modelos aumenta, e o preço costuma cair. Se surgir dúvida sobre qual marca escolher, confira os pontos a seguir para guiar a decisão:

  • confira o tamanho da rede de assistência técnica;
  • cheque a existência de suporte remoto, por e-mail ou telefone;
  • verifique qual o período da garantia;
  • converse com pessoas que já tiveram experiências com aquela marca; pesquise a opinião de outros consumidores na internet.

Lojas on-line

Quem quer ter acesso a um número maior de modelos e marcas deve considerar sempre a compra por meio de lojas on-line. Com elas, a comparação de preços e configurações fica mais rápida, tornando mais fácil conseguir o melhor preço, seja de notebooks, seja de computadores. Isso sem falar na comodidade de receber tudo no endereço indicado.

O mesmo cuidado com as marcas deve ser estendido às lojas online: procure pelo maior número possível de informações a respeito da reputação da empresa e confira se ela oferece o suporte necessário em caso de problemas.

Critério de escolha

Tal como a compra de um carro, a escolha por um hardware deve ser pautada pelas suas próprias necessidades. Faria mais sentido para quem tem família grande, por exemplo, comprar um Fiat Uno ou um Palio Weekend? Por analogia, você deverá seguir uma lógica parecida na hora de optar pelo seu próximo equipamento. Se sua empresa dispõe de mais infraestrutura e tem mais de 20 colaboradores, os computadores de mesa são mais indicados, por todas as características que já destacamos.

Entretanto, se você está à frente de uma PME com demanda reduzida, ou toca seu negócio sozinho, talvez um notebook seja ideal — pelo menos enquanto o ritmo dos negócios não exigir maiores investimentos. Não menos importante é considerar as diferenças substanciais entre computadores particulares e corporativos. Alguns dos diferenciais entre eles você conheceu aqui, mas existem muitas outras que devem ser consideradas criticamente antes de tomar uma decisão.

A garantia, em desktops e portáteis desenvolvidos para empresas, costuma ser muito maior, podendo abranger cobertura para quem não pode esperar por um reparo. Outra solução é a locação de notebooks, indicada para quem precisa de soluções em segurança e performance para empresas, mas não quer arcar com os pesados custos de aquisição desses equipamentos.

Vantagens de um computador

Um computador apresenta diversas vantagens, sendo que elas podem contribuir significativamente para a realização de suas atividades. Por essa razão, saiba ele possui memória, processadores e placas maiores e, com isso, tem uma maior potência no momento de elaborar gráficos e realizar cálculos. Além do mais, as grandes instituições de hardware sempre lançam primeiro novos modelos para os computadores de mesa.

É necessário saber que qualquer pessoa é capaz de montar seu próprio computador, com certa agilidade e facilidade. Dessa forma, é válido ressaltar que os computadores de mesa são menos complexos que os notebooks, ou seja, menos complicados de manusear e de realizar atualizações.

Desvantagens de um computador

Entretanto, os computadores apresentam algumas desvantagens e que precisam ser conhecidas. Dentre elas, podemos mencionar a questão do espaço, pois ele apresenta monitor, gabinete, mouse, teclado, impressora. E, para ter tudo isso, é necessário um espaço. Sem levar em consideração os fios.

A maioria dos computadores é pesada e cheia de peças. Tirar seu computador de cima da mesa e levar para outro ambiente pode ser uma tarefa muito complicada. Carregá-lo para alguma viagem torna-se mais difícil ainda.

Outra importante desvantagem está relacionada ao consumo. Em períodos de falta de água, o ideal é pensar no que pode ser mais vantajoso no momento de calcular a conta de luz de seu escritório ou sua residência. Nessa situação, os computadores não podem contribuir muito, pois são capazes de gastar muito mais energia que um notebook.

Vantagens de um notebook

O notebook apresenta vantagens relevantes, sendo que sua mobilidade é a que mais interessa aos compradores. Eles conseguem redigir e trabalhar de qualquer lugar, pois ele é leve e fino, além de poder ser colocado em qualquer lugar, por exemplo, na mochila e no guarda-roupa. E para as pessoas que vivem viajando, nada mais satisfatório do que ter um equipamento que cabe em uma bolsa.

Os notebooks apresentam uma vida útil maior dos que os computadores, que sempre necessitam de placas mais modernas. Caso você esteja procurando por um produto que dure mais tempo, eles podem ser uma excelente opção.

Desvantagens de um notebook

Mesmo que um notebook apresente vantagens significativas, caso você trabalhe com textos, planilhas ou só deseje navegar na internet, não vai necessitar de um processador muito moderno. Mas, caso tenha que realizar algum trabalho mais complexo, como alguma arte no Photoshop ou editar um vídeo, seu notebook pode não suportar. Isso ocorre porque seus processadores, suas placas de vídeos e suas memórias geralmente apresentam uma potência menor do que a mesma peça de um computador.

Além disso, as atualizações dos notebooks são mais difíceis e caras, pois contam com itens mais específicos, assim com um menor espaço para a fixação do hardware. Lembre-se de que as baterias são exatamente as principais responsáveis pela mobilidade dos notebooks, mas também costumam ser as maiores vilãs da tecnologia móvel, visto que não duram tanto.

O tempo de vida útil de uma bateria gira em torno de 2 a 3 anos, sendo que, a partir desse momento, o dono da ferramenta precisa comprar uma nova ou deve sempre buscar a tomada mais próxima para não ocorrer o desligamento do aparelho.

Seja qual for a sua escolha, tenha a certeza de mapear em detalhes suas rotinas com todas as demandas do presente e as do futuro. Computador e notebook podem ser adequados para o que você precisar, desde que escolhidos com bastante critério.

Leu o texto e decidiu que os notebooks são a melhor opção para sua necessidade? Então, entre em contato com a PORT para saber qual a melhor opção que temos para você!

PORT, distribuidor oficial EpsonPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up